17 maio 2013

Igreja Fiel x Igreja Infiel


* A Igreja Fiel *

"E a donzela era mui formosa à vista, virgem, a quem homem não havia conhecido; e desceu à fonte, e encheu o seu cântaro e subiu. Gênesis 24:16"

A Igreja chamada "fiel" não se entende pela denominação A, B ou C, diante de Deus só existem duas Igrejas (fiel e infiel). A fiel está citada no livro de Cantares de Salomão que é a Noiva (Igreja) virgem (pura / virtuosa) que anseia pelo seu encontro com seu Noivo (Jesus) para desfrutar de um casamento eterno, e por outro lado a Prostituta citada no livro do Apocalipse, vestida de vermelho (sangue / carne) e está sobre o mar (mundo).

Igreja Fiel >> "Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada. Eu sou morena, porém formosa, ó filhas de Jerusalém, como as tendas de Quedar, como as cortinas de Salomão. Cantares 4:11 e 1:5"

Igreja Infiel >> "E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças, e falou comigo, dizendo-me: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas; Apocalipse 17:1"

Características da Igreja Fiel (Tipo de Rebeca / A Noiva de Cantares):

- Beleza e Formosura = Santidade, quando não há pecado.
- Virgindade = Fidelidade, se guarda para apenas um e se relaciona com ele eternamente.
- Ninguém a conhece, ou seja, sem popularidade. Um tesouro desconhecido que está à disposição daqueles que nela estão ligados.
- "Desceu a Fonte" = Descer significa se rebaixar, humilhar, reconhecer-se pequeno diante daquele que tem poder para todas as coisas. Ligada à fonte de águas vivas (Jesus), relacionamento com a santidade (águas que limpam, curam feridas e renovam as forças).
- Cântaro cheio = O cântaro significa o Coração, o Seio da Igreja que é cheio de águas da fonte (Jesus), ou seja, são os valores adquiridos no relacionamento com Deus. ("Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Gálatas 5:22").

Características da Igreja Infiel (Prostituta citada em Apocalipse):

- Prostituição = Infidelidade com Deus, não obedece aos seus mandamentos, segue os seus próprios conceitos ("ah que tem demais nisso? Nada a ver!", "Só uma vez na vida não mata!", "Ah depois Deus perdoa ...").
- "Assentada sobre as muitas águas" = O mar com as suas muitas águas representa o mundo, com as suas propostas, com a sua modernidade (Hoje se você não faz parte da modernidade do mundo, você é classificado como "cafona, atrasado, fora de moda, e etc.").
- Pecado da Prostituição não permite que ela tenha beleza e nem formosura.
- Não tem ligação com a fonte (Jesus).
- Não tem cântaro cheio (não guarda os valores de Deus, porque é prostituta).
- Costuma ser popular por conta de sua fama de prostituta, todos a conhecem e sabem que não tem nenhum valor a ser descoberto, muito pelo contrário, tem apenas a sua figura pública de pecado.

Mas qual é a grande diferença entre a Igreja virgem e a Igreja prostituta?

Igreja Fiel = Rebeca encheu o seu cântaro e subiu, guardou os valores de um relacionamento único com Deus e foi arrebatada para a Eternidade, e por fim desfrutará de um casamento eterno.

Igreja Infiel = A prostituta do Apocalipse está alicerçada no mundo (Mar) e será condenada por tais atos, não será salva. 

Ainda existe um outro detalhe, em Cantares cita que a Noiva é morena, porém formosa. Morena porque está no deserto trabalhando (fazendo a obra de Deus, e o Sol (Jesus) resplandece sobre ela), mas também é formosa porque é fiel a Deus e não tem pecado.

"Beije-me ele com os beijos da sua boca; porque melhor é o teu amor do que o vinho. Cânticos 1:2" 

Este é o clamor do Noivo (Jesus) que diz: "Me ame, fique comigo... porque melhor é o teu amor, a tua fidelidade do que o teu passado e os teus pecados (vinho)"



APDSJ



Clayton Santos 
-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário