11 abril 2013

Que seja restituído as bençãos na vida do homem

  



Salmos 43: 1,2,3,4,5
* 1 => Faze-me juatiça, ó Deus, e pleiteia a minha causa contra a gente ímpia; livra-me do homem fraudulento e injusto.
* 2 => Pois tu és o Deus da minha fortaleza; por que me rejeitas? Por que me visto de luto por causa da opressão do inimigo?
* 3 => Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte e aos teus tabernáculos.
* 4 => Então irei ao altar de Deus, do Deus que é a minha grande alegria, e com harpa te louvarei, ó Deus, Deus meu.
* 5 => Por que estás abatida, ó minha alma? E por que te pertubas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei. Ele é salvação da minha face e Deus meu.

* Irmãos aqui o salmista estava ainda distante da presença de Deus, no capítulo anterior,42, nos mostra isso, que ele tinha deixado a presença de Deus para seguir uma tal multidão, a religião, e com isso entrou em agonia, em pranto pela falta do Deus vivo, Deus vivo que tanto o ajudou nas batalhas, que sempre o direcionou em guerras, e que o chamou de seu escolhido, e com isso começou a passar uma luta interna, ele e seu interior, e isso o agoniou, o deixou triste.
Mas agora se encontrava distante do projeto de Deus para sua vida, pois saiu da presença  do Senhor; e ele suplicou a Deus, e tinha esperanças que Deus o desse uma benção ainda, uma benção de renovação, renovação espiritual, pois os seus valores espirituais tinham se envelhecido.
* E ele pede a Deus justiça,  a justiça com que Deus  amou a ele, e que ele já tinha sentido, e ele pede a Deus que pleitear com justiça sua luta contra a gente ímpia, ou seja, ele já não estava nem mais com a religião a qual seguiu e saiu do projeto de Deus que se encontrava em Jerusalém, pois o homem quando não está na presença de Deus, ele começa a se envolver com o mundo, com as pessoas ímpias, e o salmista ainda descreve como homens fraudulentos e injustos. Ele falava isso porque o homem do mundo aí fora, é injusto, cruel, não tem compaixão de ninguém, mas o salmista confiava num Deus justo e reto, como descreve em salmos 92: 15, e chama o homem de fraudo lento, pois como diz em salmos 5: 6 descreve que o Senhor destrói os fraudolentos, porque o abomina. 
* E ele fala que Deus é sua fortaleza, em salmos 91 o salmista fala que aquele que habita no esconderijo do altíssimo, terá refúgio, pois o Senhor é a sua fortaleza, seu descanso, e nele confiaria. Era dessa fortaleza que ele precisava agora, nesse momento em que se encontrava.
E ele pergunta por que o Senhor o rejeitava?
Mas ele não estava rejeitado por Deus, ele se afastou de Deus, ele saiu do projeto, ele abandonou Jerusalém, e ainda fala que se vestia de luto por causa da opressão do inimigo; ou seja, ele estava vendo sua morte, por está afastado de Deus,ele já se via sem vida, ele estava quase morto espiritualmente, mas ele achava que Deus não ia responder, mas Deus queria somente que ele se humilhasse.
E o salmista pediu mais uma coisa " ...envia a tua luz e verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte e aos teus tabernáculos..."
Ele queria que o Senhor envia se tua luz e verdade, para o guiar até o santo monte e os tabernáculos, ou seja, se ele precisava de luz e verdade, é porque estava vivendo na mentira, estava vivendo uma farsa, e não estava enxergando bem, pois precisava da luz para ser guiado, pois o homem sem Deus não enxerga, vive em sua razão, suas mentiras, mas o salmista pediu a luz que é Jesus, a revelação, aquele que tem guiado o crente nesse caminho, e pediu a verdade pois queria acabar com essa mentira que sua vida se tornou, essa farsa que ele estava vivendo, um mundo de decepções, desgostos e mentiras. Ele sabia que a luz e a verdade era o Senhor Jesus, a quem ele clamava para lhe tirar dessa situação de morte.
* E ele ainda fala que então iria ao altar de Deus, que era sua grande alegria, e o louvaria com harpa; ele sentia falta dos cultos, da madrugada,do culto meio dia,  como o homem que sai da presença do Senhor e sente essa falta, o salmista também sentiu, mas ele faz um voto com o Senhor, que se voltasse a Jerusalém, iria o adorar com harpa, o perfeito e verdadeiro louvor, agradável aos ouvidos de Deus.
* E termina fazendo novamente a pergunta: " porque estás abatida o minha alma? E porque te pertubas dentro de mim?"
Meus irmãos ele agora não fazia essa pergunta no sentido de refletir, como fez anteriormente ao cair nessa situação, mas agora ele estava confiante no seu Deus que era a sua fortaleza. Por isso questionava a sua alma, que ainda estava abatida, mas ele sabia que podia esperar em Deus, pois tinha feito um voto com o Deus vivo, que se o guiasse até o templo de volta, ele o louvaria com harpa, o verdadeiro e perfeito louvor, a sua entrega, sua renúncia, mas ele precisava fazer um voto com Deus para Deus ouvir sua petição novamente, e ainda fala para esperar que ele ainda louvaria seu Deus, ou seja; já tinha a certeza da vitória, já tinha voltado a enxergar o projeto de Deus em sua vida, e ainda diz que Ele é a sua salvação e seu Deus, ele ali se entregou, renunciou a razão, e viveu  a salvação novamente em sua vida, que é o que Deus quer fazer comigo, e você, nos momentos de fraqueza, mas basta ao Senhor buscar de todo o coração, voltar ao primeiro amor, que Deus reconstruirá sua vida, mas para isso o homem deve estar em Jerusalém, que é a Casa de Deus. 
-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário