23 abril 2013

Trabalho e Sujeição


 

Trabalho e Sujeição

"Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos senhores, não somente aos bons e humanos, mas também aos maus." (1 Pedro 2:1)
Eu tenho trabalhado por toda minha vida, desde os 13 anos de idade, cerca de metade como empregado e metade como autônomo e empresário. Tive poucos trabalhos na vida, mas fiquei muito tempo em cada um deles. Nunca fiquei mais de 4 dias desempregado, e ainda assim somente duas vezes na vida em mais de 30 anos. Posso dizer portanto que conheço o trabalho de perto.
Ao longo de uma caminhada como essa a gente já viu meio que de tudo, tanto em termos de gente boa e gente ruim, quanto gente competente e gente sem nenhuma capacidade para o que fazia, assim como patrões e colegas de todo tipo. Há o ganancioso e o relaxado, há o severo e o molenga, há de tudo. Quanto a isso nada pode ser feito, as pessoas não mudam só por que nós queremos.
Sendo nós empregados teremos patrões que, no contexto da época que este texto foi escrito, se chamavam senhores. Sendo nós autônomos ou empresários teremos clientes que, num certo sentido, são os patrões pois são eles que pagam. Sujeitar-se a eles nunca é fácil, sejam boas pessoas ou não. Atender seus desejos e anseios nem sempre é fácil e, por vezes, nem é possível. Imagine fazer isso voluntariamente e de boa vontade (que é o significado de sujeitar-se).
Mas esse ensino dado pelo apóstolo Pedro é para todos nós que conhecemos ao Senhor, que o tememos e que amamos o Seu Reino. Devemos enfrentar com fé e virtude, com boa disposição e com animo. Não está escrito que será fácil, nem que conseguiremos na primeria tentativa. Não se iluda que seu patrão é difícil, sempre há outros piores. Não se iluda que poderá ficar sem trabalhar, isso não é facil nem adequado. Se a Biblia manda fazer é porque é bom e também porque é possível.
Nosso desafio é servir a estas pessoas como se servíssemos ao Senhor, sempre dando nosso melhor. Se o espírito for de servir, sujeitar-se será mais ameno. Quem sabe assim isso os contranja a serem melhores.
"Senhor, eu quero ser fiel aos Teus ensinos e servir a todos, sejam bons ou maus. Fortalece-me e ensina-me a trabalhar com pessoas sejam elas como forem."
Mário Fernandez  


Nenhum comentário:

Postar um comentário