11 abril 2013

Santificação e Integridade

  
 
          
 
 

Santificação e Integridade

"E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo" (1 Tessalonicenses 5:23)
Ser santificado deve ser algo global, integral, sem distinção de alcance. É possível estar com o corpo em santidade mas a alma na lama. Igualmente o espírito pode estar bem mas o corpo não se rende à santidade. Ou o ser humano se entrega por completo a ser santo, ou vai continuar sendo repreensível.
Interessante notar que com Deus é tudo ou nada e Ele nos fez assim também. Se somos compostos de corpo, alma e espírito como este versículo nos mostra, faz todo sentido que sejamos santificados nas três esferas para que possamos ser encontrados plenamente conservados.
Ser santificado no corpo significa mais do negar-se à prostituição, mas controlar seus impulsos, dar-se ao cuidado físico, zelar pela saúde, valorizar as capacidades físicas que tem e, claro, não se dar a promiscuidade.
Ser santificado na alma nos fala de emoções e sentimentos curados, de perdão, de relacionamentos alinhados (saudáveis), de vontade e disposição sarados para servir ao Reino de Deus. Talvez seja a santificação mais difícil de se atingir, pois é a mais subjetiva e a menos ensinável de todas.
Ser santificado no espírito está no âmbito sobrenatural, nos ensina sobre uma ligação direta com Deus de forma santificada. Isso é, na minha opinião, resultado direto de uma vida de oração e de uma alma rendida a Cristo.
Para completar, lembremos que o alvo disso tudo, especialmente da santificação, é estar preparado para o dia do Grande Encontro com o Senhor, aquilo que todo cristão deve aguardar ansiosamente, incansavelmente, mas também preparadamente. A única preparação necessária, das quais todas as outras são consequência, salvo eu ter deixado passar alguma coisa, é a santidade.
"Senhor, ajuda-me a andar no caminho da santidade de forma integral, no corpo, na alma e no espirito."
Mário Fernandez  

Nenhum comentário:

Postar um comentário