27 abril 2013

A DANÇA BIBLÍCA


 
A DANÇA BIBLÍCA
A dança surgiu na Época Paleolítica, antes mesmo de o homem aprender a cultivar a terra quando ainda migravam buscando um lugar para caçar. O povo hebreu foi o único a não transformar sua dança em arte, pois eram proibidos por sua religião de representarem seres vivos. Suas danças eram espontâneas nas multidões, principalmente em rodas e fileiras. O principal documento que descreve a dança hebraica é a Bíblia, onde se encontram várias citações:
Danças em fileiras aparecem, por exemplo: 
·         Em Êxodo 15, quando a profetisa Míriam, irmã de Moisés, com tamborim na mão, dirige um coro de mulheres para celebrar a passagem pelo Mar Vermelho; 
"Então Miriã, a profetiza, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças." (Êxodo 15:20)
·         O mesmo rito será dançado na vitória de Jefté; 
"Vindo, pois, Jefté a Mizpá, à sua casa, eis que a sua filha lhe saiu ao encontro com adufes e com danças; e era ela a única filha; não tinha ele outro filho nem filha." (Juízes 11:34)
·         Na vitória de Davi sobre Golias; 
"Sucedeu, porém, que, vindo eles, quando Davi voltava de ferir os filisteus, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, cantando e dançando, com adufes, com alegria, e com instrumentos de música. E as mulheres dançando e cantando se respondiam umas às outras, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém, Davi os seus dez milhares." (Samuel 18:6-7)
As rodas são evocadas em:
·         Em Êxodo 32, quando, ao descer do Sinai, Moisés encontra seu povo dançando em torno do Bezerro de Ouro;
"E aconteceu que, chegando Moisés ao arraial, e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se-lhe o furor, e arremessou as tábuas das suas mãos, e quebrou-as ao pé do monte." (Êxodo 32:19)
·         Nos Salmos 26:6:
"Javé, ando em roda em torno de teu altar."
·         As "jovens de Silo" dançam em roda nos vinhedos, sem dúvida durante a festa dos Tabernáculos, quando os homens de Benjamin vêm raptá-las.
"Então disseram: Eis que de ano em ano há solenidade do SENHOR em Siló, que se celebra para o norte de Betel do lado do nascente do sol, pelo caminho alto que sobe de Betel a Siquém, e para o sul de Lebona. E mandaram aos filhos de Benjamim, dizendo: Ide, e emboscai-vos nas vinhas. E olhai, e eis aí as filhas de Siló a dançar em rodas, saí vós das vinhas, e arrebatai cada um sua mulher das filhas de Siló, e ide-vos à terra de Benjamim. E será que, quando seus pais ou seus irmãos vierem a litigar conosco, nós lhes diremos: Por amor de nós, tende compaixão deles, pois nesta guerra não tomamos mulheres para cada um deles; por que não lhas destes vós, para que agora ficásseis culpados. E os filhos de Benjamim o fizeram assim, e levaram mulheres conforme ao número deles, das que arrebataram das rodas que dançavam; e foram-se, e voltaram à sua herança, e reedificaram as cidades, e habitaram nelas." (Juízes 21:19-23)
No Novo Testamento
"Tocamo-vos flauta, e não dançastes; cantamos lamentações, e não pranteastes." (Mateus 11:17)
"Ora, o seu filho mais velho estava no campo; e quando voltava, ao aproximar-se de casa, ouviu a música e as danças;" (Lucas 15:25)
Outras Passagens Biblicas sobre danças
"Porém os criados de Aquis lhe disseram: Não é este Davi, o rei da terra? Não se cantava deste nas danças, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi os seus dez milhares?" (1 Samuel 21:11)
"Não é este aquele Davi, de quem uns aos outros cantaram nas danças, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi os seus dez milhares?" (1 Samuel 29:5)
"E Davi saltava com todas as suas forças diante do SENHOR; e estava Davi cingido de um éfode de linho. Assim subindo, levavam Davi e todo o Israel a arca do SENHOR, com júbilo, e ao som das trombetas. E sucedeu que, entrando a arca do SENHOR na cidade de Davi, Mical, a filha de Saul, estava olhando pela janela; e, vendo ao rei Davi, que ia bailando e saltando diante do SENHOR, o desprezou no seu coração." (2 Samuel 6:14-16)
"Louvem o seu nome com danças; cantem-lhe o seu louvor com tamborim e harpa." (Salmos 149:3)
"Louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos." (Salmos 150:4)
"Ainda te edificarei, e serás edificada, ó virgem de Israel! Ainda serás adornada com os teus tamboris, e sairás nas danças dos que se alegram." (Jeremias 31:4)
"Então a virgem se alegrará na dança, como também os jovens e os velhos juntamente; e tornarei o seu pranto em alegria, e os consolarei, e lhes darei alegria em lugar de tristeza." (Jeremias 31:13)
"Cessou o gozo de nosso coração; converteu-se em lamentação a nossa dança." (Lamentações 5:15)
"E o seu filho mais velho estava no campo; e quando veio, e chegou perto de casa, ouviu a música e as danças." (Lucas 15:25)
Pesquisa feita em sites cristaos.
-----------------------------------X-------------------------------------
DANÇA
Não podemos comparar a 'atual' e 'moderna' forma de dançar, visto que há tantos estilos diferentes, com o tipo de dança dos Israelitas e Hebreus no AT e no NT. Havia a dança corrupta que Deus abominava, que era executada pelo povo idólatra de Canãa, do Egito e muitos outros povos, como podemos nos certificar ao longo das Escrituras e de pesquisas sobre os costumes e folclores de determinadas nações daquela época. 
Em meio a toda essa corrupção havia a dança dos judeus, era algo feito em grupo, em roda ou em fileira, onde se davam alguns pulos e giravam em torno de si mesmos com coreografias comportadas e respeitosas como convêm ao povo de Deus. Era algo feito com muita reverência entre família e amigos, sempre na presença do Senhor. Não havia passos escandalosos, não havia gestos e movimentos carnais, nada era em excesso, apenas a alegria de estar na presença de Deus. O povo de Deus dançava em agradecimento pela salvação, em lembrança do Poder de Deus, na presença do Senhor, de alegria com a familia em um casamento, etc, mas sempre diante do Senhor. 
Miriã dançou espontaneamente com o pandeiro na mão para o Senhor, o libertador da escravidão e do Egito. Eles tinham motivos de agradecimento e alívio para cantar, para dançar e adorar, e assim o fizeram. Davi traz para Jerusalém a Arca do Senhor. Tiveram uma grande festa. O rei dançou na presença de Deus. Ao adentrar pelas portas da cidade com a Arca Davi não resistiu, tirou as vestes reais, e vestido de um manto sacerdotal dançou, pulou, girou e honrou ao seu Deus.
Se a dança é um ato de júbilo diante do Senhor, agradecimento por uma benção recebida, um livramento ou pelo poder do Espírito que nos enche de alegria, se é um ato de adoração, louvor e exaltação ao Deus Todo Poderoso, se é um ato de pura submissão e alegria por estar diante do Altar de Deus, por reconhecer Sua Majestade Gloriosa e apenas adorá-lo, não creio que seja pecado.  
O problema está em nossa natureza pecaminosa, a linha entre a dança de adoração ao Senhor e a dança de prazer da carne é muito tênue e fácil de ser trespassada, há de se estar em Santidade com o Senhor e sempre fazendo-se as seguintes perguntas: 
·         Estou fazendo isto para a honra e a glória de Deus?
·         Estou fazendo isto para exaltar e louvar Seu Santo nome?
·         Estou fazendo isto para adorá-lo em espírito e em verdade? 
Se a resposta for sim, então, creio, estamos de acordo com a vontade e a Palavra de Deus.  
"Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deu.s Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus. Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar." (1 Coríntios 10:31-33)
"Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos. Todas as vossas coisas sejam feitas com amor." (1 Coríntios 16:13-14)
"Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; Retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão." (Filipenses 2:14-16)
"A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração. E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai." (Colossenses 3:16-17) 
"E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens." (Colossenses 3:23)
Devemos nos lembrar também que Deus é Santo, Puro e Imaculado. Analise profundamente o tipo de dança mundana que estão tentando converter em cristã. Analise profundamente suas origens e suas aplicações, e se é possível santificar a Deus algo que foi deturpado e corrompido por Satanás. Deus criou tudo para a honra e a glória dEle, mas Satanás sempre dá um jeito de corromper o que foi criado por Deus, fica fácil para ele conseguir sucesso em seu intento por causa da nossa natureza pecadora. Muito facilmente nos acomodamos e no sentimos confortáveis com as coisas do mundo, consideradas 'normais', e nossa mente começa a criar calos, vai se tornando endurecida. E mesmo sem estarmos conscientes nós cooperamos com o inimigo de nossas almas.
A Palavra diz:
"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:2)
"Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância." (1 Pedro 1:14)
Vamos um pouco mais longe, entremos no Santo dos Santos para adorar o nosso Deus, e lá está Ele, Deus Santo, Sublime e Grandioso em Seu trono, com toda Sua Majestade, cheio de amor, sendo adorado por seus anjos, querubins, anciãos, pelos quatro animais e por nós em espírito e em verdade. Tudo o que se ouve é:
"E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir." (Apocalipse 4:8)
Perguntas: 
1)      Você consegue imaginar um desses anjos, anciãos, animais ou mesmo nós adorando ao Senhor Santo e Poderoso, diante do Seu Trono de Glória, em toda a Sua Majestade… dançando um hip hop, ou funk, ou forró, ou que quer que seja desta chamada 'moderna' forma de adoração incutida na cabeça dos jovens por Satanás?
2)      Você consegue visualizar um anjo em toda sua reverência a Deus, exaltando e glorificando o nome do Senhor…  dançando hip hop, se mexendo todo, gesticulando carnalmente?
3)      Você consegue abrir mão da carne pecadora quando a dança não é reverente e nem de acordo com a grandeza do nosso Criador?  
4)      Você consegue imaginar Deus em Sua santidade e Soberania vendo a corrupção e a confusão causadas na mente de Seus filhos, Seus pequenos, por líderes conformados com as coisas deste mundo?
5)      Você consegue sentir a tristeza no coração de Deus ao ver quão facilmente Seu povo, que deveria ser santo, se conforma com as coisas deste mundo, quando Ele nos avisou com bastante antecedência em Sua Santa Palavra sobre tudo isso?
"Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno. Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre." (1 João 2:14-17)
"Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé." (1 João 5:4)
"Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que com simplicidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria carnal, mas na graça de Deus, temos vivido no mundo, e de modo particular convosco." (2 Coríntios 1:12)
"Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas?" (1 Coríntios 6:2)
"Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?" (Mateus 16:26)
"E os que usam deste mundo, como se dele não abusassem, porque a aparência deste mundo passa." (1 Coríntios 7:31)
"Do mundo são, por isso falam do mundo, e o mundo os ouve." (1 João 4:5)
"Ante a face do SENHOR, porque vem, porque vem a julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos com a sua verdade." (Salmos 96:13)
Se a dança não é um ato de adoração em reverência ao Criador, Deus Pai Todo-Poderoso, se não é em santidade e louvor ao Santo de Israel, mas apenas um movimento da carne para prazer da própria carne e sastifação do ego, então é pecado. Tudo o que se faz pela carne e para a carne é pecado. 
Estamos vivendo os últimos dias, precisamos buscar mais santidade com Deus, precisamos buscar mais da presença de Deus, precisamos permanecer firmes na Palavra de Deus, focando nossos olhos em Jesus, o Salvador de nossas almas, o autor e consumador de nossa salvação.
Que não nos conformemos com as coisas deste mundo mas que sejamos renovados pela mente de Deus.
"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:2)
Como disse Jesus em varias passagens: "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça." (Mateus 11:15; Mateus 13:9; Mateus 13:43; Marcos 4:9; Marcos 4:23; Lucas 8:8; Lucas 14:35; Apocalipse 13:9)

Espero ter colaborado com as irmas, e que a honra e a gloria sejam para o nosso Deus, Amem.

Que Deus as abencoe.
Em Cristo.
Cleide Gomes.
__,_._,___
-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário