15 março 2013

Unção do Espírito Santo





"Unges a minha cabeça com óleo e o meu cálice transborda."

Salmo 23:5  -  Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda."

II Samuel 16:1, 10-13

v.1 "Então disse o Senhor a Samuel: até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche o teu vaso de azeite, e vem; enviar-te-ei a Jessé o belemita, porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei.
v.10 Assim fez passar Jessé a seus sete filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O Senhor não tem escolhido a estes.
v.11 Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os mancebos? E disse: Ainda falta o menor, e eis que apascenta as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Envia, e mande-o chamar, porquanto não nos assentaremos em roda da mesa até que ele venha aqui.
v.12 Então mandou em busca dele e o trouxe (e era ruivo e formoso de semblante e de boa presença); e disse o Senhor: Levanta-te, e unge-o, porque este mesmo é.
v.13 Então Samuel tomou o vaso do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o espírito do Senhor se apoderou de Davi. Então Samuel se levantou, e se tornou a Rama."

Hoje vamos estudar um personagem muito conhecido: Davi. 
Era filho caçula de sete irmãos na casa de Jessé. Davi era então o oitavo na família e Deus mandou Samuel fazer um sacrifício na cidade onde Jessé morava e ele foi convidado e muito se alegrou com isto.
Chamou os sete irmãos, mais velhos e Davi que era adolescente, menino, ficou fora tomando conta das ovelhas.
Só que o profeta Samuel ficou muito admirado porque ele foi enviado por Deus para ungir um dos filhos de Jessé para ser rei porque apesar de Saul ter sido ungido e dado provas desta unção, não permaneceu na presença do Senhor pelos seus atos de desobediência.
Deus chamou o profeta Samuel e orientou-o para que ungisse um dos filhos de Jessé. Claro que os mais velhos foram apresentados. Até que o profeta Samuel achou Eliabe e o achou muito simpático, é o primogênito, deve ser ele. O Senhor disse: "Não, Samuel, não olhes a aparência."
O profeta Samuel passou para o 2º, 3º, 4º, 5º, 6º, 7º. Sete vezes Deus falou que não era este.
O profeta teve o bom senso de perguntar ao pai Jessé: 

- Acabaram-se os jovens?
- Falta o menor, que apascenta as ovelhas.

Que alívio o profeta Samuel teve. Manda chamar depressa para nós nos assentarmos à roda da mesa.
Veio Davi! Veio suado, com uma aparência feliz. Não estava emburrado por não ter sido convidado para o banquete, mas entendeu que ele era mesmo pequeno para assentar-se à mesa com os grandes e mais o profeta.
Aqui fica a lembrança de como Deus vê as crianças, adolescentes, jovenzinhos. Todos são importantes para Deus.
Bem – grande surpresa aquele adolescente ruivo, formoso de semblante, risonho, com roupas do campo, chegou e Deus disse a Samuel:

- Levanta-te e unge-o porque é este mesmo!

É isto que nos interessa.
Unge-o. Com que Samuel o iria ungir? Com óleo e óleo muito especial. Óleo da unção. Era ali visto aquele que unge, o Espírito Santo.

v.13 "Samuel tomou o vazo de azeite, e ungiu-o no meio dos seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito Santo se apoderou de Davi."

Nosso estudo é sobre o Espírito Santo. 
Bem, lembramos que Saul também foi ungido, fez coisas boas como prova desta benção. Mas foi orgulhoso, desobediente e perdeu a bênção. Davi recebeu a benção da unção do Espírito Santo. Apegou-se a Deus, a obra de Deus. Criou profundo amor pelo povo de Deus.
A palavra diz no versículo 13 que o Espírito Santo se apoderou de Davi e Samuel se foi para sua casa. O que isto significa?
Depois de recebermos a benção, o batismo com o Espírito Santo, estamos selados, marcados e "Samuel se foi", não precisamos de papai, mamãe, vovó, titia, seja lá quem for para tomar conta de nós, mas o Espírito Santo vai tomar conta.

Efésios 4:30 diz: "Não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção".

No verso acima de 24-32 (para quem quer mais saber, fala de coisas que entristecem o Espírito Santo).
Vocês crianças, intermediários e adolescentes sabem muito bem porque já estão sendo ensinados em outros estudos.
Bem, Saul entristeceu com suas desobediências tanto, que Deus o rejeitou.
Davi entendeu a bênção.
Um dia ele encontrou Golias que desafiava o exército de Deus.
Veio uma revolta nele muito grande e ele se doeu pelo exército de Deus.

- Quem é este filisteu que afronta o Deus vivo? Vou mostrar-lhe que Deus é Deus.

Era homem de guerra como Golias, ou Saul?

- Não.

Era grande, fortão? Homem feito?

- Não.

E como ele foi?

- Em nome do Senhor.

Era a unção, era o óleo derramado ( Deve haver batismo com o Espírito Santo, renovo).
Bem, chegamos agora ao ponto da vida de Davi e suas experiências com Deus, o Espírito Santo.
Ele escreve: "O Senhor é meu pastor, nada me faltará."

v.5 "Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos."

Davi sabia que ele tinha inimigos como nós temos, tantos que combatem, lutam contra nossa fé, mas ele tinha um segredo: "unges a minha cabeça com óleo e o meu cálice transborda."
Davi nunca esqueceu aquele dia quando pequeno, vindo do campo, ele recebeu o óleo sobre sua cabeça.
Unges a minha cabeça. Continua o Senhor ungindo, mantendo a benção sobre o servo, a serva fiel. Davi se volta para o passado e lembra daquele óleo, lembra do grande segredo entre ele e Deus. Seu cálice, sua vida toda derramava-se em gozo e alegria.
Se as crianças, adolescentes levarem a sério a bênção do Espírito Santo, vão honrá-los como Davi e vão dizer: "unges minha cabeça com óleo e minha vida se derramará em alegria."


wallace@maranata.mygbiz.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário