16 março 2013

O Culto aceito por Deus

  
 


1 Reis 18:31-38

(E Elias tomou doze pedras, conforme ao número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual veio a palavra do SENHOR, dizendo: Israel será o teu nome.
E com aquelas pedras edificou o altar em nome do SENHOR; depois fez um rego em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de semente.
Então armou a lenha, e dividiu o bezerro em pedaços, e o pôs sobre a lenha.
E disse: Enchei de água quatro cântaros, e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha. E disse: Fazei-o segunda vez; e o fizeram segunda vez. Disse ainda: Fazei-o terceira vez; e o fizeram terceira vez;
De maneira que a água corria ao redor do altar; e até o rego ele encheu de água.
Sucedeu que, no momento de ser oferecido o SACRIFÍCIO DA TARDE, o profeta Elias se aproximou, e disse: O SENHOR Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas.
Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo conheça que tu és o SENHOR Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.
Então caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.) 

Deus nunca abandonou o homem, e desde a criação o Senhor sempre quis se relacionar com o homem, e revelou as leis, as festas, o culto, nos mínimos detalhes.
O povo estava coxeando entre dois pensamentos, e quando o povo passa por isso, há sempre um remanescente fiel, no dilúvio Deus levantou uma família, passou tempos, depois um homem é levantado,Abraão, e muitos outros.
E neste período Deus levanta Elias o tisbita,e através dele o Senhor se revela ao povo.
Interessante que hoje vemos a idolatria em toda parte, imagens, ídolos espalhados por todo lugar, e vemos que este costume antigo, sempre foi usado pelo inimigo para desviar o homem do seu Criador então o homem se posta de joelhos diante daquilo que ele mesmo criou.
Elias, no monte Carmelo convoca os profetas de Baal, para ver quem verdadeiramente é Deus;  Elias espera os profetas de Baal fazerem todo o ritual, e ao passando o meio dia não houve resposta de Baal, isto era óbvio Baal não é Deus nenhuma imagem de escultura tem vida.
Elias inicia o culto que não é qualquer culto, é o culto que Deus se agrada e responde com fogo. 

"TOMOU DOZE PEDRAS" 

As pedras seriam ali a base do sacrifício era o que sustentava a lenha e a vítima, nós temos como a base do culto, é a sã doutrina, que não é a doutrina misturada com costumes, como véu, ósculo, sábado...
Nós sabemos que véu era um costume e o próprio Paulo afirmava isto, o ósculo era a saudação dos judeus, o sábado era uma festa semanal chamado shabat que significa descanso, e de novo Paulo escreve aos Gálatas que o evangelho não consistia em guardar dias, meses e anos "OBRAS DA CARNE NÃO NOS JUSTIFICA"
Gálatas 4:9-10
 "Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?
Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. " 
As falsas doutrinas sempre existiram e vão permanecer; a doutrina da igreja é a doutrina dos apóstolos(12), a igreja primitiva iniciou e a igreja atual tem que dá continuidade.

"UM REGO EM VOLTA DO ALTAR" 

O rego potencializa um limite, ou seja uma separação, a palavra diz que sem santificação ninguém verá a Deus, e quem está em Cristo nova criatura é.
O culto que Deus responde não há manifestação do mundo, igreja significa- Tirado para Fora, fora do mundo e preservado para o Senhor. È normal nós presenciarmos o mundo entrando nas igrejas, ao invés de ela influenciar o mundo, está sendo influenciada, é carnaval de Cristo, balada evangélica, trio elétrico.
Moisés tirou as sandálias, por reverência; a liberdade não pode ser confundida com a libertinagem.

"ARMOU A LENHA  E DIVIDIU O BEZERRO EM PEDAÇOS E PÔS SOBRE A LENHA" 

A lenha é a madeira que não vai ser usada para mais nada; isto nos faz lembrar de João Batista que dizia que diminua eu, e o Senhor cresça, nós somos esta lenha, a cada culto a nossa razão tem que ser eliminada, há cultos que o maior não é o Senhor é o apóstolo poderoso; este pecado foi iniciado com Ofini e Finéias filhos de Eli o sacerdote, a gordura suprarrenal que era para o Senhor, eles tomavam para si, e anatomicamente nesta parte do corpo está localizada a emoção da ovelha, nós somos ovelhas, e entregamos em sacrifício de louvor ao nosso Deus e não a homens.
Quando um líder faz isto, ele está em pecado, quantos de nós vemos; ___vai haver um show de tal cantora, a igreja enche, mas vai ter também um período de oração ás seis horas da manhã na igreja pela saúde de uma irmã, quantos vão? Somente as lenhas, os fiéis.
"Não podemos julgar as pessoas, mas condenar atos.
 "Efésios 5:11 E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as. "

A vítima foi posta sobre a lenha porque a vítima representa no culto a presença do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, o Senhor Jesus é o centro do culto, eLe está sobre todos.

"ENCHEI DE ÁGUA QUATRO CÂNTAROS DE ÁGUA"

Isto é muito importante a água todos sabem que é a palavra de Deus pois dessedenta a sede da alma; a mensagem do pastor ou do obreiro que está a frente, tem que está dentro do projeto de salvação independente do texto lido, tem que está voltado para o evangelho, ou seja as boas novas de salvação.
Os quatros cântaros, é os quatro evangelhos, porque estes livros são tão importante?
Pois neles estão sendo cumpridas as maiores das profecia do velho testamento, é aonde o amor de Deus está sendo demonstrado publicamente.
Independente do livro, Exôdo, Miquéias, Esdra, enfim, mas não pode sair da direção que é o projeto de salvação.
Cura, prosperidade, libertações não são sinônimos de salvação, exemplo: dez leprosos curados só um é salvo, o coxo na porta Formosa poderia ir embora após a cura, mas entrou no templo e adorou ao Senhor, a mulher do fluxo de sangue podia ficar em silêncio, mas testemunhou a mudança de vida e o Senhor não disse a tua fé te curou, e sim a tua fé te salvou.

"CAIU FOGO"  

Depois da oração de Elias o fogo do Espírito visita o culto consome o holocausto e a lenha, isto é o Senhor nos aceita diante dele.
Independente do que somos temos que chegar no culto como lenha, necessitados, devedores, frágeis, é desses que o Senhor se agrada, Deus não tem obrigação de nos abençoar, muitos são credores se acham dignos da benção do Senhor, Davi sendo rei, dizia que era pobre e necessitados más o Senhor cuidava dele.  
-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário