09 março 2013

JESUS, O BATIZADOR

 
JESUS, O BATIZADOR


João 1:33 e 34

 "E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: sobre aquele Espírito Santo, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo. E eu vi, e tenho testificado que esse é o Filho de Deus."

INTRODUÇÃO

A doutrina do batismo está bem clara em toda a Palavra de Deus. Pela primeira vez, o batismo pregava o arrependimento dos pecados.
Os que atendiam à mensagem, batizados no rio Jordão, em simbolismo do morrer para o mundo e o nascer para uma nova vida com Deus. João, contudo, anunciava que viria Um que maior do que ele e que não batizaria com água, mas com o Espírito Santo.

 

 DESENVOLVIMENTO

O anúncio profético de João Batista se cumpre quando vê descer a pomba e pousar sobre Jesus. Ali João mas o que baliza com o Espírito Santo." A descoberta do Batizador é resultado da revelação de Deus na vida do homem!
Jesus mostrou que era O Batizador em todo o seu ministério, anunciando a promessa do derramar do Espírito Santo: "...não vos deixarei órfãos...", "... e, havendo dito isso, assoprou sobre eles e disse-lhes recebei o Espírito Santo"
Assim como o batismo nas águas é o testemunho, para o mundo, da arrependimento dos pecados, o batismo com o Espírito Santo, reveste o homem com o poder de Deus para testemunhar, ao mundo, de urna nova vida em Jesus.
Jesus, o Batizador, através do seu próprio sangue, batiza a sua igreja com o Espírito Santo. selando-a com o penhor da salvação, identificando-a com o reino de Deus, apresentando ao homem o ensino da verdade e o caminho da vida eterna. "...e tendo nele crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa..."

 

CONCLUSÃO

Nenhum outro nome é mencionado, em toda a Palavra, como capaz de batizar o homem com Espírito Santo. Só Jesus, o batizador, derramou o seu sangue para a salvação do homem.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário