04 março 2013

A revelação de Jesus como a Rocha que tem todo o poder para nos dar a vitória.

  


Deuteronômio 32:29-31 "Como poderia ser que um só perseguisse a mil, e dois fizessem fugir a dez mil, se a sua Rocha os não vendera, e o Senhor os não entregara?".

Introdução

    Moisés neste cântico exteriorizar aquilo que havia na sua alma para com o Senhor, que era um louvor ao Deus onipotente. Neste cântico ele fala acerca de uma obra que é perfeita porque é realizada pelo Deus Onipotente através do seu Espírito Santo.
    Há ainda neste cântico um relato das bênçãos e das vitórias que foram alcançadas por Israel ao longo da caminhada: Deus guiou o seu povo; Deus os alimentou; Deus cuidou de cada um deles dando provas incontestáveis do seu amor e do seu poder para com eles.
     Meus irmãos, Deus se revelou a Israel manifestando a cada dia o poder dele, tornando Israel participante da graça dele. Para este Deus todo poderoso não havia limites, não havia problemas que ele não pudesse dar a solução porque era a revelação do Deus onipotente no meio deles.
    O povo de Israel precisava entender que tudo que haviam alcançado era resultado da presença do Senhor no meio deles como a: Rocha.Todavia, o povo esqueceu-se disso, afastando-se daquele que lhes dera a vitória, daquele que os abençoara em tudo; suprindo-os em meio as suas necessidades. Vemos isso, no verso 15, que diz: "... e deixou a Deus que os fez, e desprezaram a Rocha da sua salvação.

Desenvolvimento

    A Rocha – nos fala de Jesus que nos concede a segurança e firmeza necessária para caminhamos sem vacilar neste mundo difícil que vivemos. Não podemos desprezar este que é a Rocha, e sim valorizá-lo em nossas vidas a cada dia. Na Obra de Deus não há lugar para a ingratidão, porque aquele que têm entendido a graça do Senhor em sua vida tem entoado louvores ao Deus Onipotente que os resgatou e remiu a sua alma através do Sacrifício de Jesus, a Rocha que foi ferida para nos dar a benção da salvação. Portanto, foi na cruz que o Senhor selou a nossa salvação.
    Moisés traz então uma exortação da parte do Senhor para o povo dizendo: "Quem dera eles fossem sábios! Que isto entendessem, e atentassem para o seu fim!.

      Em nossos dias o Espírito Santo tem nos feito um apelo que consiste:

      Quem dera fossem eles sábios – é termos o governo do Espírito Santo em nossas vidas;
      Que isto entendessem o entendimento da Graça salvadora de Deus Pai revelada  em Jesus;
     E que atentassem para o seu fim – o fim daqueles que definiram as suas vidas em Jesus (a Rocha) é a eternidade com Deus.

     Como poderia ser que um só perseguisse a mil, e dois fizessem fugir a dez mil– humanamente é impossível, alguém se sobrepor a mil ou duas pessoas se sobreporem a dez mil. Poderíamos afirmar que alguém nessas condições seria facilmente derrotado. Seria uma batalha inglória, porém o texto nos traz um segredo quando diz: se a sua Rocha não os vendera e se o Senhor os não entregar?. A presença da Rocha (Jesus) em nossas vidas nos faz crer que não há batalha ou peleja que nós não possamos vencer com Jesus ao nosso lado. Porque conhecemos um Senhor que tem poder sobre todas as coisas e é neste Senhor que temos firmado a nossa fé. Muitas vezes nos sentimos pequenos diante das lutas, das barreiras que se levantam diante de nós, achamos que a peleja que estamos travando é difícil. É nesta hora que devemos lembrar que a Rocha (Jesus) está conosco, que ele é poderoso para nos abençoar e nos fazer triunfar em cada batalha que travamos em nossas vidas: nos estudos, no trabalho, na saúde, na vida espiritual, etc. Ex: Salmos 124:2-3 "... Se não fora o Senhor que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós, eles então nos teriam engolido vivos, quando a sua ira se acendeu contra nós..."
      Porque a sua rocha não é como a nossa Rocha As pessoas têm depositado a sua confiança em seus conhecimentos, na sua razão, até mesmo em outros deuses (a sua rocha). O homem dos nossos dias se tornou um ser supersticioso, apegado a todo tipo de coisa e até mesmo de objetos que no seu entendimento possam trazer algum benefício a sua vida, vivendo um engano, visto que estes objetos não podem acrescentar as bênçãos e vitórias das quais necessitam, o resultado disso: são as frustrações que as pessoas têm experimentado. Vemos isso, neste mesmo capítulo no verso 37"então dirá: onde estão os vossos deuses?        A rocha em quem confiavam?. Porque a Rocha (Jesus) que nós conhecemos está acima de todos os deuses. Só o Senhor tem poder para abençoar a vida do homem. Nada pode se comparar ao nosso Deus nem ao poder do Senhor.
     Sendo até mesmo os nossos inimigos juízes disto - Os povos que guerreavam contra Israel, reconheciam que o Deus que Israel servia era mais poderoso que os seus deuses, por isso, não tinham como prevalecer contra este povo, visto que tinha a ajuda daquele que é a Rocha eterna, o Senhor Jesus. Lembramos de um fato que ocorrerá nos dias de Josué, e o testemunho de Raabe do poder do Senhor diante dos homens que foram enviados por Josué para espiarem Jericó, quando ela disse: "... bem sei que o Senhor vos deu esta terra e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desfalecidos diante de vós... porque o Senhor vosso Deus é Deus em cima nos céus e embaixo na terra." Josué 2; 9-11.

Conclusão

      O que o Povo de Israel precisava entender é que as suas vitórias, não era o resultado da sua força, muito menos da sua capacidade ou inteligência, nem da sua quantidade numérica. Mas da presença de Jesus (A Rocha); de um Senhor que era com eles e por eles. Da mesma forma que a igreja fiel entende que é a presença de Jesus no meio dela que lhe assegura a vitória. Se não fosse a presença de Jesus em nossas vidas há muito tempo nós teríamos sucumbido diante das inúmeras oposições que tem se levantado contra nós. Mas louvado seja o nome do Senhor Jesus, daquele que é a Rocha eterna, que tem manifestado o seu poder em nossas vidas, porque ele é o Deus onipotente que tem tornado possível aquilo que aos olhos de muitos é impossível. "como poderia ser que um só perseguisse a mil, e dois fizessem fugir a dez mil, se a sua Rocha os não vendera, e o Senhor os não entregara?

JOSENILSON FÉLIX
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário