04 março 2013

A Bíblia

   

A BÍBLIA

A palavra Bíblia, plural de "Biblion", diminutivo de "Biblos" neutro, que significava "livros" ou "libreto", que a seu termo vem de "Biblos", que é propriamente a entrecasca da planta do papiro (uma cana ou junco que cresce às margens do rio Nilo (África) e outros rios do Oriente), vide Ex 2.3; Jó 8.11; Is 18.2, e que cobre o material em que se escrevia. Do papiro se extraíam tiras, as quais eram coladas uma às outras formando um rolo de qualquer extensão. Outro material usado para a escrita era o pergaminho, que vem dos tempos cristãos.
Bíblia, então, queria dizer "os livros". O Antigo Testamento, no tempo de Jesus, já era chamado "as Escrituras" (ai graphai). Cada livro era escrito separadamente em seu rolo especial e, os das sinagogas, eram presos a duas hastes de madeira, em cada banda, desenrolando-se de uma e enrolando-se na outra à proporção em que era lido. Bíblia significa, hoje, (o Livro) - "0 Livro por excelência", "0 Livro Sagrado".

 Os MANUSCRITOS

Manuscrito é uma palavra de origem latina, ou seja: "Manus" - mão e "scriptus" - escrito. Um documento manuscrito quer dizer: O que foi escrito a mão. No passado, todos os documentos eram escritos ou copiados a mão; e os textos bíblicos nos foram transmitidos através dos manuscritos.
1. Materiais empregados.
- Papiro. O papiro deu o nome ao papel. Da casca dessa planta (que atingia de 2 a 4 metros de altura) se faziam as folhas para os manuscritos, e estas eram de 15 a 27cm de comprimento.
- Pergaminho. Do latim pergamina, de Pérgamo. "Segundo Plínio, o nome pergaminho teve origem com o que aconteceu ao rei de Pérgamo, Eumenis II, em 160 aC. Este rei planejou formar uma biblioteca maior que a de Alexandria, no Egito." O rei desse país, por inveja, proibiu a exportação de papiro para Pérgamo, obrigando Eumenis a recorrer ao processo de preparar peles para escrita. Isto promoveu o surgimento de um novo método de prepará-Ias tão aperfeiçoado que a cidade­-estado deu nome ao pergaminho (2Tm 4.13).

2. Outros materiais usados pelos povos antigos:

 • Argila. Em forma de tijolos cozidos ou não (Êx 4.1);
·.Ostracom. Fragmentos de cerâmica que já não serviam para outros fins;
·  Bronze. Liga de cobre e estanho;
·Cera. Escritas em tábuas revestidas de cera (Is 8.1; 30.8; Lc 1.63);
·Chumbo. (Jó 19.23,24);
·Linho. Usado pelos egípcios e romanos;
·Madeira;
·Ouro. muitas descobertas de moedas e jóias com inscrições (Êx 28.36);
· Pedra. Há três notáveis pedras:
a)Rocha de Behistun (Irã). Foi a chave para a descoberta da escrita cuneiforme (forma de cunha);
b)Pedra de Roseta. Foi a chave para decifrar os hieróglifos egípcios;
c)Pedra Moabita. Escrita por Mesa, rei de Moabe (850 aC), 2Rs 3.4.

COMPOSIÇÃO DA BÍBLIA

A Bíblia compõe-se de duas partes:
·Antigo Testamento
·Novo Testamento

 Antigo Testamento (AT)  
O Antigo Testamento contém os livros sagrados dos judeus, isto é, a" coleção das Escrituras que o povo hebreu foi acumulando desde o tempo de Moisés até cerca de um século antes de Jesus Cristo". Nos diversos livros dessa coleção acham-se os principais fatos históricos e outras manifestações da vida espiritual desse povo.
A língua original do AT é o hebraico, com ligeira exceção: Ed 4.8­8.18; 7.12-26; Jr 10.11; Dn 2.4-7.28, escritos em aramaico.
Três séculos antes de Cristo, o AT foi traduzido para o grego em Alexandria, autorizado pelos setenta juízes ou príncipes do Sinédrio (Versão dos LXX), aproximadamente no ano de 275 aC. Foi esta versão que dividiu e situou os livros por assuntos, como temos hoje: Lei, História, Poesia, Profecia. Citada freqüentemente por Jesus.
A língua hebraica é chamada no AT de "língua de Canaã" (Is 19.18) e "língua judaica" (Is 36.13;2Rs 18,26,28); lê-se da direita para a esquerda, e o alfabeto compõe-se de 22 letras.
"O hebraico é uma língua que excede a todas na simplicidade e nobreza de suas formas. Era escrita apenas com as consoantes; é como escrevem hoje os taquígrafos; por isso, é uma língua que obriga o leitor a pensar e ir interpretando o texto, penetrando bem o seu sentido, pois, por exemplo, três consoantes com vogais diversas, antes, no meio e depois delas, significam as coisas mais diversas. Os comentadores judeus da Bíblia, já séculos antes da nossa era, a fim de dar estabilidade ao texto, que reviam com cuidado, propuseram pontos, e pequenos traços em cima e embaixo das letras, indicando as vogais e as paradas em que o leitor deve respirar. "Os judeus tinham muito cuidado com as cópias que tiravam das suas Escrituras, as quais eram reguladas por instruções muito estritas".

DIVISÃO DO ANTIGO TESTAMENTO

O AT está dividido em 39 livros, porém os judeus contavam como se fossem ora 22 ou 24, e já nos últimos séculos antes de Cristo dividiam esses 24 livros em três seções (Lc 24.44):
Lei (Torá, Torah) (5 livros). de Gênesis a Deuteronômio;
Profetas (Neviim) (8 livros ). Profetas antigos: Compreende hoje o que chamamos de livros históricos (Josué a Ester) - Profetas: No sentido estrito, exceptuando o livro de Daniel (que diziam ser alegórico) ­Maiores - Isaías, Jeremias, Ezequiel - Menores - Os doze: Oséias a Malaquias;
Escritos Sagrados (Ketuvim) (11 livros). Livros poéticos: Salmos, Jó, Provérbios. Os cinco rolos (Megilloth) - Cântico dos cânticos, Rute, Lamentações, Eclesiastes e Ester, Históricos: Daniel, Esdras, Neemias e Crônicas.
A razão de 24, em vez de 39 livros, é porque são considerados um só livro cada grupo como segue: 1 e 2 Samuel; 1 e 2 Reis; 1 e 2 Crônicas, Esdras e Neemias e os doze profetas menores. Quando era de 22 livros, Juízes, Rute, Jeremias e Lamentações eram um só livro.
Os nossos 39 livros estão divididos em 4 classes:
1ª) Lei (5 livros ) - O Pentateuco, ou os cinco primeiros livros, isto é, de Gênesis a Deuteronômio.
2ª) História (12 livros ): de Josué a Ester. Divide-se em quatro períodos da História de Israel:
a)Teocracia (Juízes);
b)Monarquia (Saul, Davi, Salomão);
c)Divisão do reino e cativeiro (Judá e Israel);
d) Período pós-cativeiro.

3ª) Poesia (5 livros): de Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cântico dos cânticos.
4ª) Profecia (7 livros): de Isaías a Malaquias, divididos em:
a) Profetas Maiores (Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel e Daniel);
b) Profetas Menores (Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofónias, Ageu, Zacarias e Malaquias).
Assim, o Antigo Testamento é composto de obras de autores diversos, como Moisés, que foi um príncipe e legislador; Josué, um general; Davi e Salomão, reis e poetas; Isaías, estadista e profeta; Daniel primeiro ­ministro; Zacarias e Jeremias, sacerdotes e profetas; Amós, homem do campo, e de variados assuntos como "legendas e poesias heróicas dos tempos primitivos, história das origens do povo israelita e desenvolvimento histórico até à volta do exílio, poemas, obras de moral e ciência, profecias, cântico de arrependimento e de louvor a Deus, leis civis, religiosas e morais, etc. Isso tudo reunido num só livro forma uma harmonia perfeita, incompreensível para a mente humana, mas claro para os que têm a mente de Cristo (ICo 2.16).

 Novo Testamento (NT).

O Novo Testamento contém 27 livros, e está dividido em quatro seções:
1ª) Biografia (4 livros): Mateus, Marcos, Lucas e João;
2a) História (1 livro ): Atos dos Apóstolos;
   3a) Doutrina (21 livros): São as vinte e uma epístolas (cartas), de Romanos a Judas
·         9 dirigidas à igreja (Romanos, l Corintios, 2Coríntios, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 Tessalonicenses e 2 Tessalonicenses) .
·         4 dirigidas a indivíduos (1Timóteo, 2Timóteo, Tito e Filemon) .
·         1 dirigida aos hebreus.
·         7 são universais (Tiago, lPedro, 2Pedro, lJoão, 2João, 3João e Judas).
 4a) Profecia: Apocalipse (Revelação de Jesus Cristo).

V- PARTICULARIDADES DA BÍBLIA

- A Bíblia toda (66 livros) teve cerca de 40 escritores, por um período de 16 séculos aproximadamente, os quais não se conheceram; pertenciam a diversas classes, de continentes diferentes, e o que é mais importante, nada sabiam o que havia sido já escrito. A perfeita unidade da Bíblia, quando a lemos, inspira-nos a glorificar a Deus porque em meio à alegria e tristezas, o produto final apresenta uma só mensagem e uma só salvação - JESUS.
- Inicialmente, os escritos da Bíblia não eram divididos em capítulos e versículos; a divisão em capítulos só veio a acontecer no ano 1250 aD, pelo Cardeal Hugo de Sancto Caro, monge dominicano, que dele se serviu para a sua concordância com a Vulgata. "As aplicações a esta concordância deram-lhe muito valor e estabeleceram a prática de citar os capítulos em vez de referir-se ao livro ou a alguns fatos proeminentes nele contidos".
- Alguns pesquisadores atribuem essa divisão também a Stephen Langton, falecido em 1228. No ano 1551, Robert Stephen fez a divisão em versículos, publicando a primeira Bíblia, assim dividida em 1555, a Vulgata.
Em 1525, Jacob Ben Haim, na Bíblia Bomberg, em Veneza, também havia dividido a Bíblia (AT) em versículos.
- O Antigo Testamento encerra citando a palavra maldição. O Novo
Testamento encerra citando graça do Senhor Jesus Cristo.
- Há 8.000 vezes a palavra "Senhor";
- A volta de Jesus é citada 1845 vezes;
- O Autor da Bíblia é Deus;
- O Intérprete da Bíblia é o Espírito Santo;
- O assunto central da Bíblia é Jesus Cristo;
- A Bíblia é o livro mais editado do mundo;
- A Bíblia é o livro mais lido do mundo;
- Não existem duas Bíblias: Ela é uma só.
Existem, aproximadamente, 2.800 línguas e 3.000 dialetos, mas a Bíblia já foi vertida, em parte, em 1.500 línguas e dialetos. A Bíblia inteira só está traduzida em cerca de 300 línguas.
A Bíblia foi escrita num período de 1.500 anos, por uns 40 autores, e contém 66 livros, 1.189 capítulos, 31.278 versículos e cerca de 3 milhões de letras, assim distribuídos:


ANTIGO TESTAMENTO
NOVO TESTAMENTO
39 livros
27 livros
929 capítulos
260 capítulos
23328 versículos
7.950 versículos
Cerca de 31 autores
Cerca de 9 autores
Escrito em hebraico
Escrito em grego
Versículo central: 2Cr. 20:8
Verso central: At. 17.17
Capítulo central: Jô: 2
Capítulo central: Rm.13
Livro central: Provérbios
Livro central: 2 Ts
Versículo menor: Ex. 20:13
Versículo menor: Jô 11.35
Versículo maior: Et:8:9
Versículo maior: Ap. 20.6
Mensagem: Jesus virá
Mensagem: Jesus já veio
Antigo conserto: Ex. 24:8
Novo concerto: Hb.9.14,15



O verso de ouro, ou o versículo áureo da Bíblia, encontra-se no "Evangelho" de João, capitulo 3, versículo 16: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. "

Resumindo
A Bíblia é uma coleção de escritos inspirados pelo Espírito Santo, cujo autor é o próprio Deus. Os 66 livros que a integram foram escritos no decorrer de 14 séculos, por homens de diversas categorias sociais, tais como: estadistas e legisladores, como Moisés e Daniel. Davi, que exerceu variadas atividades, foi pastor de ovelhas, poeta, músico, soldado e rei; profetas, como Isaías, Jeremias, Zacarias; pescadores, como foram Pedro, Tiago e João; coletor de rendas, no caso de Mateus; médico, como Lucas, autor do livro "Atos dos Apóstolos" e do evangelho que leva seu nome; doutor da lei, como ocorreu com Paulo; Habacuque e Elias, eram agricultores, e muito mais.

UNIDADE E CONTEÚDO

Não obstante a diversidade de épocas, autores, gêneros literários, existe uma surpreendente unidade em seu conteúdo. Os seus principais temas são:
1. Dar destaque ao personagem central
Nosso Senhor Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, que é mostrado através de tipos, figuras e profecias no Antigo Testamento que se tomaram realidade no Novo Testamento.
2. Expor seu tema básico
O plano de Deus para a redenção do homem e da própria terra, por meio de Seu Filho.
3. Tratar do restabelecimento de suas relações com seu povo
No Antigo Testamento, os israelitas. No Novo Testamento, a edificação da sua Igreja tirada dentre as nações e tribos da terra.
No livro dos Salmos, destaca-se o de número dezenove, onde "­glória de Deus se revela na vastidão cósmica ou firmamento. Sua lei é perfeita, seu testemunho é fiel, os preceitos do Senhor são retos, mandamento do Senhor é puro, o temor do Senhor é limpo, os juízos do Senhor são verdadeiros e justos.
Quis Ele revelar à criatura humana, de forma inconfundível a existência de um só Deus: Pai; Filho e Espírito Santo; Onipresente, Onipotente e Onisciente, no desenvolvimento progressivo de seu p divino que o apóstolo Paulo chamou de "Mistério da Piedade", que consiste no nascimento virginal, vida, morte, ressurreição e o regresse de Seu Filho à Terra.
Na história da humanidade, nunca apareceu um livro influente e empolgante. A leitura deste livro influenciaria nações, afetaria até mesmo a política e a economia, influenciaria a ciência, moveria os chefes de estado, nortearia os presidentes, seria o auxilio dos governantes alterando por completo todo o programa da sociedade em geral.
A Bíblia é o mais valioso patrimônio da humanidade, o maior tesouro que se pode guardar na mente e no coração, a maior fonte que pode ser pesquisada, o mais autêntico monumento literário erguido neste mundo, o mais completo arsenal de conhecimento e sabedoria de todos os tempos, a mais rica enciclopédia de toda a história e o mais fulgurante de todos os livros já escritos.
"Cremos, portanto, que a Bíblia é o Livro perfeito, o Livro santo, e o Livro dos livros, a Palavra de Deus de origem e revelação divina e  inenarrável. Vasculhemos as mais esplêndidas enciclopédias, consultemos os mais famosos escritores, leiamos os mais renomados filósofos da história e concluiremos que nada existe que se possa comparar à Bíblia. O que há de mais encantador, é que ela não foi escrita meramente para os acadêmicos e intelectuais, mas dirigida a todas as classes sociais e civilizações, raças, povos e línguas e nações da Terra. Os realmente loucos, são aqueles que a desprezam, porque os verdadeiros sábios a amam. Todos os reinos e impérios que se estabeleceram neste mundo, se desintegraram, quer tenha sido por invasões estrangeiras ou por revoluções internas. O Império Chinês levou 1.200 anos para erguer suas muralhas, que eram consideradas intransponíveis; entretanto, três vezes foi invadida por terem seus guardas sido subornados; entre outras informações maravilhosas, a Bíblia fala-nos de um reino e de um Rei cujo incremento de seu principado não haverá fim (Is 9.6). Seu reino será perfeito e eterno (Is 11). Seu Rei é Jesus, que congregará todos os povos quando haverá justiça e paz.
A Bíblia é uma autêntica biblioteca que sumariza, nos seus 66 livros, o passado, o presente e o futuro de toda a humanidade, desde sua origem até à consumação de todas as coisas. De modo especial e detalhada, trata do destino do povo Israel e de todas as demais nações.  
-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário