12 março 2013

‎A Arca de Noé

  



"Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra. 

Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume. Gênesis 6:13-14"

Uma historia bíblica muito conhecida por muitos, mas o significado do processo da construção da Arca é muito importante para as nossas vidas espirituais.

Deus estava mostrando a sua indignação pelo estado daquela terra, que se encontrava em pecado, violência e revela para Noé... "E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito. Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR. Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus. Gênesis 6:7-9"

"Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo. E de tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada espécie, farás entrar na arca, para os conservar vivos contigo; macho e fêmea serão. Das aves conforme a sua espécie, e dos animais conforme a sua espécie, de todo o réptil da terra conforme a sua espécie, dois de cada espécie virão a ti, para os conservar em vida. Gênesis 6:18-20"

Deus poupou Noé por causa de sua justiça e fidelidade, ele encontrou graça (favor imerecido) aos olhos do Senhor, em seguida Deus revela para Noé construir uma Arca de madeira e passar betume (verniz usado para tratar madeiras, serviu para eliminar as brechas deixadas pelos pedaços de madeira) por dentro e por fora.

Porque betumar a Arca por dentro e por fora? Era necessário eliminar qualquer tipo de brecha, para que não houvesse contato (contaminação) com as ondas do mar, pois do contrário, colocaria a segurança da Arca e dos seus habitantes em perigo, inclusive o propósito de Deus de preservar a vida de Noé, sua família e os animais. 

Nossas vidas neste mundo (mar que envolve a Arca) não são diferentes, a Arca de madeira (homem) significa os nossos corações, o Betume é o sangue de Jesus sobre nossas vidas, o espírito santo, a vida de santidade. Quando a nossa vida é governada pela fé, pelo espírito santo, Deus autua nas nossas limitações (Betume na madeira) para eliminar as brechas deixadas pelo pecado, os erros que cometemos pelas nossas escolhas. 

Dentro da Arca o Betume não é visto por quem está do lado de fora, mas é necessário para a vedação, significa a sua intimidade com Deus, vida de oração e mordomia (sua intimidade com Deus orando quando ninguém vê), o Betume por fora é o poder do testemunho, a luz do servo (candeia acesa, iluminando o rosto, identidade de servo do Senhor).

O período do dilúvio é o período da luta, quando as ondas do mar (as propostas que o mundo faz, as enfermidades, desempregos, lutas no lar, etc.) tentam penetrar na Arca (coração) e destruir o propósito principal de preservar a vida que existe dentro da Arca.

A vida no interior da Arca foi preservada para o momento posterior ao dilúvio, um momento especial separado por Deus para desfrutar de uma nova terra, um novo lar. Hoje vivemos um verdadeiro dilúvio, famílias são destruídas pelas drogas, bebidas, homossexualismo, prostituição e etc. O servo fiel tem o Betume sobre a sua Arca, para guardar a vida do seu interior, para preservar o projeto de Salvação e após o momento da luta (dilúvio / nossas vidas no mundo) viver em uma nova terra (Eternidade).

Quando terminará o dilúvio? "Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai. Marcos 13:32"

Somente o Pai sabe, mas uma coisa é certa enquanto o Betume estiver sobre a sua Arca a vida será preservada. Enquanto você quiser que este sangue de Jesus sobre sua vida, enquanto você quiser o evangelho, enquanto você for fiel, as ondas do mar não penetrarão na Arca, e a vida do seu interior será preservada.

Após o período do dilúvio:
"Então falou Deus a Noé dizendo: Sai da arca, tu com tua mulher, e teus filhos e as mulheres de teus filhos. Gênesis 8:15-16", assim como Deus fez acabar com aquela tormenta e trouxe salvação para os habitantes da Arca, após o dilúvio que assola este mundo, nossas vidas serão arrebatadas para uma nova terra e ouviremos:

"Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Mateus 25:34", mas para que isto aconteça o Betume deve estar por dentro e por fora da Arca, para preservar a vida espiritual e no tempo certo alcançar a vitória.

Significado:

Arca >> Coração
Betume >> Sangue de Jesus
Madeira Betumada >> Servo revestido no poder do Sangue
Madeira >> Homem
Mar / Ondas >> Mundo
Dilúvio >> Período de Trevas e Lutas
Noé com sua família e os animais >> A Vida no interior da Arca

Noé tinha aliança com Deus e foi salvo, e nós também através do Sangue de Jesus sobre nossas vidas também temos um compromisso com o Salvador, temos a oportunidade de sermos salvos.

"O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. Apocalipse 3:5"


Clayton Santos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário