17 fevereiro 2013

OS DOIS CAMINHOS



 

 

Caminho de Vida e Caminho de Morte

Pv 14:12, 16:25 – "Há caminho que ao homem parece direito, mas o final deles são caminhos de morte".

            Já aprendemos sobre o caminho da desobediência que levou Adão e Eva a serem postos fora do Jardim do Éden.
            Para eles, o caminho da desobediência a Deus, o Pai, que os fez e os colocou no Éden, aquele mundo tão bonito que possuía tudo que eles precisavam, era certo a seus olhos, mas fizeram uma má escolha, preferiram ouvir a voz da serpente.

O POVO DE DEUS NO EGITO
Bem, vamos lembrar-nos de um fato que se deu no passado.

Gn 46:3, 4 – "E falou Deus a Israel em visões de noite, e disse: Jacó, Jacó! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Eu sou Deus, o Deus de teu pai; não temas descer ao Egito, porque eu te farei ali uma grande nação".

            Jacó já estava bem idoso, velho, mas era acostumado a ouvir a voz de Deus que lhe falava em sonhos, que são as visões da noite. Ele sabia que se Deus mandou, ia dar certo.
            O povo de Deus passou no Egito 430 anos. Muito tempo, mas Deus tinha prometido a Jacó: Gn 46:4 – "E descerei contigo ao Egito, e certamente te farei tornar a subir..."
            Os anos se passaram e parecia que Deus tinha se esquecido da promessa, mas Deus não se esqueceu. Tudo tem seu tempo e o tempo de Deus é diferente do nosso.
            Um dia, o povo estava sofrendo muito porque os egípcios fizeram deles escravos e eles trabalhavam, trabalhavam e apanhavam, era muito triste. E eles clamaram:
"... e clamaram; e o seu clamor subiu a Deus por causa de sua servidão." Ex. 2:23b
"E ouviu Deus o seu gemido, e lembrou-se Deus da sua aliança com Abraão, com Isaque, e com Jacó;" Ex 2: 24.

Hino: Buscai ao Senhor (no.95)

DEUS MANDA LIVRAMENTO PARA O SEU POVO
            Moisés, que havia nascido no Egito, é criado no palácio de Faraó, ia ser o rei do Egito, que tinha o título de Faraó. Ele conheceu o caminho do Egito, cheio de vantagens que agradam o mundo e não a Deus. De forma que ele fugiu do Egito.
            Hebreus 11:24, 25 diz que ele recusou ser chamado filho da filha de Faraó, para ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado.
            Que escolha sábia fez Moisés! E Deus disse a ele: vou te usar para tirares o meu povo do Egito. Não era fácil, Faraó era poderoso, mas Deus é Onipotente.
Saíram assim, aquele povo numeroso e Deus ia com ele.
Chegaram a um lugar onde havia o Mar Vermelho. Como iriam atravessar?
Ex 14:10 – "E aproximando Faraó, os filhos de Israel levantaram seus olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então os filhos de Israel clamaram ao Senhor".

Moisés disse ao povo que não temesse, porque Deus é o Deus vivo, Deus Onipotente, e Ele tinha poder para livrá-los do exército de Faraó.
Então Deus mandou Moisés estender sua vara sobre o Mar Vermelho e o mar partiu-se em duas partes.
Êx. 14:16 – "E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco."
Êx. 14:22 – "Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas".

Deus abriu um caminho novo, duas paredes de água se formaram e o povo passou sem molhar os pés. Assim é o caminho que Deus abre para o seu povo, caminho de vida. O povo obedeceu e ninguém ficou falando: eu não vou, tenho medo das águas me afogarem. Não, mas todos atravessaram felizes porque Deus era com eles e Deus sabia o que estava fazendo, pois é Deus Onisciente (sabe todas as coisas).
Deus mandou um vento forte, oriental, toda aquela noite e o mar tornou-se seco e formou-se um muro à direita e à esquerda. Deus mostrou o seu poder.
O povo de Deus tinha uma coluna de fogo que iluminava o caminho à noite e uma coluna de nuvem, de dia, que os guiava, livrando-os do sol quente do deserto.
Isto é importante saber: HOJE no MUNDO DE PECADO, ESCURO, nas TREVAS, o povo sem Deus caminha e nem sabe o fim da caminhada, porque NÃO TEM LUZ.

Hino: O Senhor é minha luz (no. 109)

Nosso caminho é JESUS. Ele é a LUZ que nos orienta através da Sua Palavra, como orientava Moisés para guiá-los até a terra prometida.
A igreja do Senhor tem o ESPÍRITO SANTO; Ele é o nosso Moisés que nos GUIA por um caminho que nos LEVA à eternidade com o Senhor.
Bem, e o povo egípcio que vinha poderoso guiado por Faraó? Não tinham luz, não viram a operação de Deus retirando o poder deles, que era material, carros poderosos, mas o anjo do Senhor tirou as rodas.
Quando entraram nas águas, Moisés estendeu a sua vara e o caminho seco tornou a receber as águas que vieram com força em cima deles e todos morreram.
As águas que deram vida ao povo de Israel deram morte aos egípcios.
Só há dois caminhos.
O Mar Vermelho é tipo do sangue de Jesus. Para os que o aceitam é vida. Para os que rejeitam, não querem se abrigar neste sangue poderoso, será morte eterna.
Deus está, hoje, oferecendo salvação, vida, se nós aceitarmos e confiarmos no sangue de Jesus.

Êx. 14:30,31 - "Assim o Senhor salvou Israel naquele dia da mão dos egípcios; e Israel viu os egípcios mortos na praia do mar.
"E viu Israel a grande mão que o Senhor mostrara aos egípcios; e temeu o povo ao Senhor, e creu no Senhor e em Moisés, seu servo."

Assim, hoje é o propósito de Deus nos livrar da mão da serpente mentirosa que enganou Eva e Adão e da mão do mundo mentiroso que quer nos levar à perdição eterna.
O Egito é tipo do mundo em que vivemos: parece um caminho bom, mas nosso Deus já nos mandou Jesus e o seu Sangue que nos livra do mal, do maligno e pelo Espírito Santo trabalha em nós para nos levar e vivermos nos céus com Ele para sempre.

Só há dois caminhos:
·         Caminho de vida por Jesus: "Eu sou o caminho";
·         Caminho de morte eterna guiado pelo enganador, a serpente que enganou Eva e Adão e engana hoje também.

 "... escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência." Dt 30: 19b.

-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário