18 fevereiro 2013

JESUS, O REI


JESUS, O REI

  

Mateus, no primeiro Evangelho, apresenta o Senhor Jesus como Rei, e a figura relacionada é o leão, animal forte. Foi escrito para os judeus, para que eles soubessem que Jesus é o Messias, o enviado.
A cor que se relaciona é a púrpura (roxo), que está ligada à realeza, pois somente os reis e os nobres tinham dinheiro para se vestirem de púrpura que era uma veste muito cara.
Mateus começa dando a origem (genealogia) de Jesus como filho de Davi, portanto, herdeiro do trono de Davi, rei dos judeus. – Mateus 1:1-16.
Jesus era da tribo de Judá, cujo emblema (símbolo) é o Leão. Mateus, então, conta as coisas na vida do Senhor Jesus bem ligadas ao reino, porque ele sabia do direito de Jesus ao trono. Os outros evangelistas não dão tanto destaque a esse fato.
Mateus 27:28-31
v. 28 – "E, despindo-o, cobriram-no com uma capa de escarlate."
Apocalipse 19:13 – "… Uma veste salpicada de sangue, e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus."
v. 29a – "… Tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lhe na cabeça …"
Apocalipse 19:12 – "… Muitos diademas …"
v. 29b – "… Em sua mão direita uma cana …"
Apocalipse 19:15 – "Uma vara de ferro", que significa poder para governar com dureza os maus.
Mateus 27:29 – "… Ajoelhando-se diante dele, o escarneciam, dizendo: Salve, rei dos judeus!"
Apocalipse 19:16 – "Rei dos reis e Senhor dos senhores".
Então, como viram, todos os elementos estão ligados ao reino: manto, coroa, cetro e saudação real. Mateus mostra em seu evangelho para nos ensinar que o Senhor Jesus é Rei. Tudo o que fizeram em zombaria não adiantou, porque o apóstolo João viu o Senhor como ele é, e assim aprendemos mais um pouco do Senhor Jesus e que vencedor e vitorioso é quem está ao lado dele.
Filipenses 2:9-11 – "Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai." 
-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário