14 fevereiro 2013

Cura dos três cegos

  

E de que forma você vai ver Jesus no Novo Testamento?

Você vai ver Jesus revelado.

Jesus está em toda a Palavra porque todo o objetivo dela é salvação.  Nós aceitamos a Palavra, nós a recebemos porque ela nos mostra, ela nos revela todo o projeto de salvação para o homem, que é Jesus.
Para a Religião, a Palavra pode ser discutida até do ponto de vista racional, teológico, mas para nós a importância dela está no seu objetivo, que é a salvação do homem, e nós só entendemos esse objetivo de Deus se a Palavra for revelada.
Se a Palavra não for revelada você vai ficar na letra e a própria Bíblia diz que a letra mata.  E por quê?
A letra mata porque é a Bíblia sem o Espírito Santo, e é Ele quem revela o projeto de Deus para a salvação do homem.
O homem sem o Espírito Santo tem a Bíblia na razão, mas quando o Espírito Santo revela, ele tem a Palavra revelada, ele vai além da letra.
Os fariseus, no tempo de Jesus, não puderam entender aquilo que o Senhor lhes falava.  Por quê?
Porque eles não conheciam a revelação.
Jesus disse àquela turma de religiosos: Quem não comer da minha carne e não beber do meu sangue, não tem parte comigo.
Se eu estivesse lá e se eu fosse um daqueles fariseus, eu também diria O que eles disseram: Ele não é normal, Ele está falando que nós temos que comer um pedaço dele e beber do seu sangue.  Que negócio difícil!
Eles não entenderam isso e por isso não lhe deram crédito.
Jesus disse: Quem tem sede vem a mim e beba.
E eles pensaram:  Mas como??  Onde está a água que ele trouxe?
Todos estavam na letra.  A letra mata porque ela não dá vida.  Que tipo de vida?
A vida eterna.
A Palavra revelada é a Palavra que está além da letra.
Se você entender o que é Palavra revelada, você entendeu a aula toda.
Nós estávamos num seminário de principiantes em Porto Velho, Rondônia, e um dos pastores  me disse, em particular: Olha, há um jovem advogado, famoso na cidade, que visita a igreja de vez em quando, ele é muito inteligente e faz umas perguntas bem difíceis a respeito da Bíblia.
Eu fiquei na expectativa de encontrar esse advogado.
Quando eu terminei a aula, às 9:00h, e já ia saindo pra tomar o café, um cidadão, ainda jovem, me cumprimentou e foi logo dizendo: Eu queria dizer que não concordei com a sua aula.
_ Não concordou com a minha aula?
_ É, eu achei que você cometeu uma falha na sua aula, eu acho que você disse uma coisa que não existe, e eu achei isso muito sério.
_ O que foi que eu disse e que não existe?
_ Você usou aquela frase: Bíblia  Palavra Revelada.  Você cometeu um equívoco porque a Bíblia já está revelada (e começou a me dar uma aula) porque a Bíblia é Deus se revelando ao homem através da sua Palavra, é Deus se fazendo conhecer ao homem...
Quando ele terminou de falar, eu lhe disse: Me responde uma coisa: Tudo o que Jesus fez teve um sentido teve um significado ou foi tudo feito aleatoriamente, Ele teve vontade de fazer e fez?
_ Tudo o que Ele fez teve um significado.
_ Então me responde: Você conhece a cura dos três cegos?
_ Sim, eu conheço.
_ Então você lembra da cura de Bartimeu.  Ele chegou e Jesus disse: Vê, a tua fé te salvou. Com o segundo homem, o cego da aldeia, Jesus impôs as mãos sobre ele e lhe perguntou: O que vês?  E ele respondeu: Vejo os homens como árvores.  Então Jesus o levou para fora da aldeia e impôs as mãos novamente sobre ele, orou e então lhe perguntou: E agora?  E ele disse: Agora eu vejo até ao longe.  Jesus encontrou o terceiro cego junto ao tanque de Betesda, em Jerusalém.  Jesus cuspiu no chão, fez lodo, colocou nos olhos dele e lhe disse: Vai se lavar no tanque.  Ele foi e voltou enxergando perfeitamente.
Agora eu vou fazer uma pergunta a você.  Por que Jesus não curou os três cegos da mesma maneira?
Aí ele parou, olhou para mim e disse: Não sei.
Eu disse: Segunda pergunta: Será que para Jesus elas foram diferentes porque deu na  idéia dele ou é porque isso tem um significado?
_ Certamente que tem um significado.
_ E qual é?
_ Não sei.
_ Se você não sabe é porque você conhece letra.  O que você não sabe é o que está além da letra.  Eu vou dizer qual é o significado de cada uma dessas curas. Você vê por onde?
_ Eu vejo pelos olhos.
_ Você vê porque no seu cérebro existe o centro da visão, se você tiver uma trombose e ela afetar essa área que é responsável pela visão, você fica cego, mesmo tendo os olhos perfeitos.  O olho é apenas uma câmera para receber a luz, é como se fosse uma máquina fotográfica.  A luz incide sobre o objeto em foco, reflete e atravessa a abertura chamada pupila.  Depois ela atravessa uma lente que se chama cristalino e projeta aquela imagem sobre um filme que está lá atrás e que se chama retina.  A retina então joga aquela imagem através do nervo até ao cérebro, tudo isso é feito numa velocidade incrível, semelhante à velocidade da luz.


Para ver você precisa de luz, sem ela não poderíamos ver nada.
 O Senhor disse: Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.  Então nós entendemos que salvação é ver Jesus, salvação é ver essa luz, que é Jesus.
Quando Jesus curou os três cegos, Ele estava dando a primeira e grande doutrina de salvação.
Bartimeu era cego, mas sabia quem era Jesus, tanto que disse: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim!.  Ele é tipo do homem que conhece Bíblia, conhece tudo de religião, conhece o cristianismo, mas não teve uma experiência de salvação, ainda não viu Jesus.
O cego que estava na aldeia é tipo do homem do mundo, ele teve um encontro com Jesus no mundo, ele teve uma experiência através da mão de Jesus, que é a experiência através do corpo, é quando Jesus atinge o homem lá no mundo através da Igreja. 
E como vem esse homem?  Ele vem enxergando tudo direitinho?  É claro que não.
Eu lembro de um colega de faculdade, o Fernando, ele fumava muito, três maços de cigarros por dia.  Eu o evangelizei e o levei à igreja, era um sábado, e Jonas orou por ele.  Na segunda-feira ele comprou uma Bíblia e foi para a faculdade com ela debaixo do braço.  Os colegas diziam:
Fernando, o que está acontecendo com você?
_  Glória a Jesus!  Rapaz, eu me converti, estou na igreja do Amadeu.  Eu agora sou crente.  Rapaz, você precisa aceitar a Jesus.
Ele estava vendo?  Sim ele estava vendo, mas estava vendo tudo torto.  Depois que ele foi batizado com o Espírito Santo, depois que Deus falou com ele, depois que Deus começou a operar na vida dele, ele começou a ver ao longe. (É exatamente isso que acontece quando o Senhor tira o homem do mundo).

O terceiro cego o que estava junto ao tanque de Betesda, ele estava querendo ver, mas faltava alguém para ser usado na sua cura, alguém para abrir-lhe os olhos.  E o que Deus usa?
Deus usa aquilo que sai da boca de Jesus misturado com o barro.
O barro é o homem. Deus usa o barro, mas depois que ele é usado, é preciso que seja retirado porque se deixar secar no olho ele pode fazer uma úlcera de córnea, e vai provocar cegueira, ele vai ficar cego novamente.
O homem foi usado.  Você viu quem foi?  Então vai lá no tanque e tire o barro.
Ele vai, tira o barro e volta enxergando perfeitamente.  Deus usou o homem?  Esquece o homem, porque São as águas do Espírito Santo que vão abrir os seus olhos e vão limpar cada vez mais, para que você possa ver cada vez melhor.
Esse é o significado que está na Palavra.  Você sabia disso?  Você conhecia isso?
_ Não, eu não sabia.
_ Você não sabia porque você está na letra e a Palavra revelada é a que está além da letra.

Outro exemplo:

O Senhor Jesus disse: Eis que o semeador saiu a semear.  Quem é o semeador?
É o Espírito Santo.
Ele saiu a semear o quê?
A Palavra, ela é a semente. 
Só o Espírito Santo sabe semear a Palavra revelada e é por isso que nós temos que deixar o Espírito Santo operar em nós.  Se a Palavra é revelada vai nascer, em nosso coração, uma árvore frutífera, igual à que nasceu no coração de Paulo, de Pedro, de João, daqueles irmãos do passado, que é a mesma árvore que nasce no nosso coração hoje, porque a Palavra é a mesma.
Em Mateus 7:24 a 27, nós lemos um trecho do sermão da montanha, onde Jesus dizia: Todo aquele que escuta estas minhas palavras e as pratica, é semelhante ao homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha.
O homem prudente é aquele que ouve.  Deus fala e ele ouve, porque Jesus está falando de uma construção espiritual.
O Senhor diz: Faça isso.  E você faz. Compra o imóvel.  E você compra.  Dá esse assunto.  E você dá.  Ele dá toda a orientação, é só ouvir e seguir.
O homem que está fazendo uma construção espiritual baseado naquilo que Deus está falando, é um homem prudente, ele está construindo sobre a rocha.
Agora, se Deus está falando com você e você não atende, Ele fala de novo e você também não atende, por que Ele vai continuar falando com você?  Afinal você tem boas idéias, você está decidido a fazer aquilo que está na sua cabeça, você quer fazer uma obra segundo a sua razão.  Na realidade você é um insensato porque a sua construção está sendo feita sobre a areia.
Qual a diferença entre a rocha e a areia?
A Palavra é a rocha, é o inteiro, mas se eu tirar um pedacinho, eu vou ter um grão de areia.  Por exemplo: a Bíblia diz que o nome de Deus é Jeová, então eu vou ser testemunha de Jeová.  Eu vou guardar o sábado.  Tudo isso está baseado em fragmento de rocha, da Palavra, ou seja, na areia, na letra.   Ele usou um versículo da Bíblia e construiu ali.  Essa é a construção do insensato e ela tem um nome, Religião.  Se você não tem revelação, faça então uma boa religião.  É um versinho que eu fiz.
A construção sobre a rocha é a construção baseada na revelação.  Construir na areia, é construir  sobre o fragmento da Palavra, é Religião.
A construção, a obra que foi feita, ela vai ser testada quando vierem a chuva, os ventos e a enxurrada.

A chuva é aquilo que é produzido pela evaporação de grandes massas de água.
Qual é a maior massa de água que existe no nosso planeta?
É o mar.  E o mar é tipo do mundo.


Quem está influenciando quem?  É a Igreja quem está influenciando o mundo, ou é o mundo quem está influenciando a Igreja?
É o mundo quem está influenciando a Igreja.  Nós vemos casos de artistas famosos que se convertem tempos depois eles aparecem fazendo show, os mesmos trejeitos, a mesma calça rasgada no joelho, a mesma camisa, colocou mais dois brincos além daqueles que ele tinha, argola no nariz, o cabelo... Aquela fisionomia horrorosa, só que agora na sua guitarra está escrito ARoqueiro de Cristo@.


O vento é a vã doutrina.
Eu estava no hospital e vi uma discussão entre um médico e um casal.  A senhora tinha que ser operada e o marido estava dizendo: Ela não vai poder tomar transfusão de sangue porque a nossa religião não permite.
Aí o médico disse: Se ela não fizer a transfusão de sangue, eu não opero porque sem ela e a sua mulher vai morrer, essa cirurgia vai fazer ela perder muito sangue e eu vou ter que repor uns três litros de sangue nela, no mínimo.  Sem o sangue eu não opero porque eu não sou maluco, não vou me arriscar.
E o homem queria que ele operasse sem a transfusão de sangue, ele insistia nesse ponto: Tem que operar sim, mas sem o sangue.
 Eu estava ali por perto ouvindo porque eu queria saber por que não podia receber sangue.
Aí o colega perguntou: Por que a sua mulher não pode tomar sangue?
O marido respondeu: Porque está lá em Atos15: 20 o seguinte: Se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue.  Deus orientou à Igreja que ela devia abster-se de comer sangue.
Aí eu cheguei e disse para ele: Na realidade a orientação é para que a Igreja não coma sangue de animal, era sangue de animais ingerido por via oral e a transfusão é de sangue humano por via endovenosa, ou seja, na veia.  A Bíblia fala de sangue animal ingerido pela boca e o que o doutor quer é colocar sangue humano na veia.
O camarada me olhou, olhou pra mulher dele e perguntou: Você é crente?
_ Sou.
_ Qual a sua igreja?
_ É importante saber qual é a minha igreja?
_ É só por curiosidade.
_ Eu sou da Igreja Maranata.
_ Só podia ser, esse é o pessoal mais difícil que existe.
Não é uma questão de ser difícil, é uma questão de doutrina.

A enxurrada é aquilo que está escondido.
Eu atendi uma senhora no meu consultório.  Ela estava preocupada e me dizia: Doutor Amadeu, eu estou com um problema sério com os meninos lá de casa.  Nós somos de uma igreja tradicional e depois do culto eles vão para o barzinho beber.
_ É mesmo?
_ É.
Dois meses depois ela voltou lá no consultório, toda alegre: O senhor não sabe da maior.
_ o que aconteceu?
_O Senhor me deu uma bênção, Os meninos não vão mais para o barzinho.  Agora, todos os sábados, eu vou ao supermercado e compro tudo e eles bebem dentro de casa, pra não darem escândalo lá fora.  Ninguém fica sabendo e eles ficam à vontade.
Isso é enxurrada.


A  REVELAÇÃO.

A luz, que é a revelação, ela começa no gênesis, foi a primeira coisa que Deus criou.  Deus disse: Haja luz.  E houve luz.
O Senhor Jesus disse: Eu sou a luz do mundo.
Em Atos 2:1 nós vemos que a Igreja começou no Pentecostes, que também é chamada de Festa das Luzes.
Você vê aqui a revelação, a Trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Certa vez Jesus perguntou aos seus discípulos:  Quem dizem os homens ser o Filho do homem?
E os discípulos responderam: Uns João batista, outros Elias, e outros Jeremias ou um dos profetas.
Eu pergunto aos irmãos: Quem disse que Jesus era Elias, falou mal de Jesus? 
Não, ele falou bem porque Elias foi um grande profeta.  Da mesma maneira que João Batista era, da mesma maneira que Jeremias era.  Todos falaram bem.  Mas a resposta estava certa?
Não, ela não estava certa tanto é que Jesus quis saber deles e lhes perguntou: E vós, quem dizeis que eu sou?
Diz a palavra que Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo.
Pedro identificou o projeto de Deus, ele teve uma revelação.
E Jesus respondendo disse: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isso, mas foi o meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
O que o Senhor disse foi: Tu és Pedro.  A palavra usada aqui é Petrus, que é a pedra normalmente usada numa construção qualquer, como por exemplo, num muro, numa calçada, trata-se de um pedaço de pedra, uma pedra cortada para um determinado fim.
E sobre esta pedra edificarei a minha igreja.  A palavra aqui é petra, que á a rocha por inteiro.
Petrus é um pedaço da petra, que é a rocha inteira, a rocha maciça.


Então o que Jesus disse foi: Pois também eu te digo que tu és Pedro, tu és um pedaço de pedra, um fragmento de pedra, e também te digo que sobre esta pedra, sobre esta rocha edificarei a minha igreja.
Quem é a rocha?
É Jesus.
Quem é a revelação?
É Jesus.
Qual foi a revelação que Pedro teve?
Foi: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo.  Jesus é a revelação, é o projeto de Deus, e Pedro obteve do Senhor a identificação desse projeto, que é Jesus.
A Igreja está edificada sobre a rocha, que é Jesus, que é a revelação.


Pedro teve a revelação e isso trouxe uma conseqüência.  Qual foi ela?
O Senhor disse a ele: Eu te darei as chaves do reino dos céus.
Quem está na letra entende o seguinte: Chave é para abrir porta, portanto, Pedro recebeu as chaves dos céus, ele é o porteiro do céu.
Eu lembro que quando eu era criança, eu queria ir ao estádio, mas eu não conhecia o presidente do clube, eu conhecia o porteiro.  Eu chegava lá e dizia para o porteiro: Seu José posso passar por debaixo da roleta? E ele sempre deixava: Passa menino.  Eu não precisava conhecer o presidente porque o porteiro resolvia o meu problema, ele me deixava passar por baixo da roleta e assim eu entrava no estádio.
As pessoas pensam que no céu acontece a mesma coisa.  Elas chegam lá e encontram Pedro na porta: Olá, Pedro, você lembra daquela coisa que nós tínhamos lá e tal... mês de junho, aquela festa em sua homenagem, aqueles foguetinhos?
Isso é letra.  A Religião ensinou assim.
Como fica isso na revelação?
Jesus deu a Pedro as chaves do reino dos céus.  A chave abre a porta.  Mas quem é a porta?
A porta é Jesus.  Pedro usou a primeira chave no Pentecostes, ele entrega uma revelação ali e 3.000 almas aceitam o Senhor Jesus.  Pedro usou a segunda chave quando ele e João subiam para o templo na hora da oração, às 15:00h, ali na porta do templo chamada Formosa estava um coxo que lhes pediu esmola.  Pedro orou pelo coxo e ele foi curado.  Ali mesmo no templo Pedro entregou outra mensagem e 5.000 pessoas se converteram.  A terceira chave ele usou quando foi à casa de Cornélio, era a abertura do evangelho para os gentios.

O Senhor disse que as portas do inferno não prevalecerão contra ela. 
Se a porta, que é Jesus, se abriu as outras portas não vão prevalecer contra ela. E quais as outras portas?
Todas as outras, como por exemplo, a porta do vício, a porta da miséria e tudo o mais.
Nós temos recebido esta chave que Pedro recebeu?
Temos sim, nós temos recebido a Palavra revelada, é ela que abre a porta para aquele que não conhece o Senhor.

*****  ACOMPANHAR  NO  PAINEL  *****

O Velho Testamento foi escrito em hebraico.
A primeira frase da Bíblia é Bereshit barah Eloim...

No século IV, o responsável pela biblioteca da Alexandria escreveu uma carta ao sumo sacerdote de Jerusalém pedindo-lhe que enviassem tradutores capazes de verter o Velho Testamento do hebraico para o grego.
O sumo sacerdote enviou seis anciãos de cada tribo para fazerem esse trabalho.  Em homenagem a estes setenta e dois homens, essa primeira versão da Bíblia em uma só língua, ou seja, no grego, foi chamada de Septuaginta.

CONSULTA  À  PALAVRA

II Co. 3:6 - ... porque a letra mata, e o espírito vivifica.

Quando você clama pelo sangue de Jesus, você está clamando pelo seu Espírito. 
E quando você abre a Palavra clamando pelo sangue de Jesus, essa Palavra que é letra, ela adquire vida e fala.  Aí está a grande experiência com a Palavra.
Quando eu estava em Vila Velha, eu tinha um diácono que era militar.  Ele era muito disciplinado e eu o coloquei para tomar conta das viúvas, eram vinte e uma senhoras.  Chegou um tempo que ele não agüentava mais.  Ele quis entregar a função e foi consultar o Senhor a respeito disso, ele não queria mais cuidar delas, elas davam uma Amão de obra@ terrível.
Ele perguntou ao Senhor: Posso entregar isso, Senhor?
Abriu a Palavra e o Senhor respondeu no texto de Isaías 1:17 B Aprendei a fazer bem; praticai o que é reto, ajudai o oprimido, fazei justiça ao órfão, tratai da causa das viúvas. 
Ele chegou lá na igreja e me disse: Eu tinha uma conversa com você, mas mudei de idéia, eu ia entregar  o trabalho com as viúvas, mas não vou mais entregar porque eu abri a Palavra e o Senhor falou comigo neste texto aqui e eu entendi que não era pra entregar.

Um irmão tinha um carro velho e quis se desfazer dele.  Deu um capricho no carro, tapou os buracos, deu uma pintura, botou um óleo no motor e colocou o carro à venda.  Quem olhava para o carro achava uma beleza, mas ele não valia nada.

Apareceu um cidadão lá e ele foi consultar o Senhor: Posso vender o carro?
Ai o Senhor lhe respondeu no texto de Ezequiel 15:5  Ora, se estando inteiro, não servia para obra alguma, quanto menos sendo consumido do fogo, quanto menos sendo queimado, se faria dele qualquer obra?
Ele chegou para o cidadão e disse: Olha, eu até preparei esse carro aqui, mas ele não está bom, tem uns podres que eu escondi, está precisando de fazer o motor.
Mas o camarada respondeu: Não tem problema não, eu compro assim mesmo.
O Senhor deu uma bênção a ele, o carro não valia nada e o camarada comprou assim mesmo.

Um irmão de jardim América tem uma loja de venda de ovos, ele só vende ovos, tem ovo de tudo quanto é jeito.  Um dia apareceu lá um cidadão com um caminhão cheio de ovos para vender para ele.  O camarada disse que não tinha podido vender no Ceasa e tal, e queria fazer negócio, queria vender a mercadoria toda pela metade do preço.
O irmão ficou desconfiado e resolveu consultar o Senhor sobre o assunto, saiu um pouquinho dali, abriu a Palavra: Senhor, este negócio é bom?
Então o Senhor lhe respondeu no texto de Jó 6:6  Ou comer-se-á sem sal o que é insípido?  Ou haverá gosto na clara do ovo?

É claro que ele não comprou ovo nenhum.

Amém.

Por Nildo Oliveira em Palavra Revelada 
-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário