18 fevereiro 2013

A VERDADE




A VERDADE



E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (Jo 8:32)
A luxúria, e o vinho, e o mosto tiram o coração. Os 4:11                                               

Verdade é tudo aquilo que é genuíno, sem engano, fiel a realidade, enquanto a mentira é engano,
falsidade e irrealidade.

I. O MOMENTO

O mundo anda aflito e não se sabe por quê. As pessoas não se dão conta que estão vivendo momentos de aflição, Jesus falou profeticamente desse momento, quando se referiu ao tempo de sua vinda:
E, logo depois da aflição daqueles dias ... (Mt 24:29).
O mundo está se acostumando com todo tipo de coisa estranha, todo tipo de aflição, porque é o seu caminho enquanto a igreja nesta hora tem o socorro do Senhor e isso é mais um motivo para estar mais e mais perto Dele, não insensíveis aos que estão perto de nós.

II. A VERDADE ANDA CAMBALEANDO PELAS RUAS!

O mundo está aflito porque não conhece a verdade, vivendo a angústia desse momento nos acontecimentos, nos fatos mencionados que relembramos aos irmãos, porque não foi só o fato do desastre, mas se nota um peso dentro dos aeroportos, nas cidades, nos comentários, na imprensa, e pessoas naturalmente amedrontadas. O mundo está caminhando dentro desse momento e experimenta uma soma de aflições, uma soma de expectativas, sem ter a quem recorrer, porque a verdade da religião está focada nos seus próprios interesses sem o objetivo de um projeto eterno que oferece paz e segurança.
O que se passa? Quando olhamos e tomamos conhecimento antecipado dos fatos (e nós nem somos os melhores do mundo, nem somos os nobres, somente servos) tudo o que está acontecendo em nossa volta faz parte desse momento, esquecido dos profetas e anunciadores, sem remédio para tal situação o mundo não sabe por quê? Embora muitos já estão sendo bem informados de que a doença do mundo se chama "mentira".
Daí a pergunta: onde está a verdade? Existe verdade? É a verdade do homem? É a verdade que conduz à guerra? Um cidadão diz que precisamos destruir para impor a verdade. A verdade que tira a vida de alguém que está trabalhando, lutando pelo pão para seus filhos, passa por uma esquina, é abordado e leva um tiro, sem misericórdia, sem o direito sequer de escolher a forma como vai morrer, sem piedade, seria verdade?
O homem que faz isso tem uma verdade dentro dele. Para cometer tais atos ele põe em prática uma verdade que está dentro dele. A verdade enganosa; a verdade que destrói; a verdade da violência, da traição, verdade que nega a Verdade; verdade que esconde os grandes mentirosos e abriga o sindicato da mentira, verdade dos que pregam a verdade e não crêem nela.

III. VERDADE PROFÉTICA

Verdade é tudo aquilo que constrói, e não destrói, e não está na economia do homem. A verdade pura não é filosófica; não é poética, nem política, nem religiosa, a verdade pura é profética.
Quando Deus cria o homem, ele cria o homem para a verdade, porque ele não criou uma alma corrompida na eternidade. Deus criou uma alma para ser santa, para ser abençoada, porque o que vem da eternidade é a verdade pura, é a única verdade, e foi por isso que disse Jesus: E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (Jo 8:32). O homem quando nasce é inocente, a verdade está nele, porque foi a partícula divina que Deus colocou no coração do homem, foi o sopro de Deus e o sopro de Deus é a verdade. Mas o homem depois de alcançar o período da consciência, passou a viver a verdade dele, vivendo nela, que tenta e luta para abafar a verdade de Deus que escondida, fica sem condições de aflorar. Por isso, a palavra do Senhor afirma: E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados. (Ef 2:1).

IV. A MORTE DA ALMA

A alma está morta, a grande aflição do mundo: alma morta sem remédio, alma que não sabe para onde vai, alma que não tem destino, alma que sofre, alma que geme, alma que chora e não tem solução para suas aflições e mentiras.
A alma está morta, mas existe uma pergunta: quem vai ressuscitar a alma? Porventura é o argumento do homem? Da razão? Da religião? É o argumento da fé? É a teorização da fé? É alguém que sabe contar a história de Jesus? Daquilo que ele não crê? Daquilo que ele ouviu dizer? Daquilo que ele não tem experiência? Estamos vivendo uma crise, e a grande crise se chama "crise da verdade". A verdade pura é o único remédio para curar a alma doente, só a verdade pura que vem da eternidade pode curar a alma doente, algumas em estado terminal e até ressuscitá-la (novo nascimento).

V. RESSURREIÇÃO DA VERDADE

Disse Jesus: "... Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (Jo 14:6). Interessante é que, pensávamos que apenas eternidade seria aquilo que iríamos descobrir na outra vida. A eternidade seria o grande benefício do homem depois que ele passasse dessa vida e só então iríamos conhecer a eternidade.
Na minha concepção, na minha limitação, eternidade seria apenas em relação ao tempo. Onde não haveria mais tempo a ser contado. Seria passado, presente e futuro, sem a história do tempo. Mas não é isso. Não é só a verdade que é eterna, a luz também é eterna, porque a palavra do Senhor diz que ele será a nossa luz, de dia e de noite, ... em quem não há mudança nem sombra de variação. (Tg 1:17). Jesus disse assim: ... Eu sou a luz do mundo ... (Jo 8:12).
Mais uma coisa que é eterna é a vida, porque a luz e a vida caminham juntas. A vida caminha no tempo. A vida é um veículo que caminha no tempo e o tempo é estável, mas nós vamos conhecer este tempo lá na eternidade, e a vida caminha nele até um determinado ponto, e depois ele vai viver a eternidade, que é a vida que não tem fim e devo acrescentar que sem ressurreição não há verdade e nem verdade sem ressurreição.

VI. RESSURREIÇÃO E VIDA

Mas tudo decorre da existência da alma do homem. Se a alma está morta em delitos e pecados, ela não tem eternidade, porque a eternidade é para a alma remida, e para a alma doente só existe um remédio: é a vida e a eternidade de Jesus.
E outra coisa que é eterna é a verdade. A verdade é eterna e não existe verdade aqui no mundo. A verdade do homem não tem valor nenhum. É o argumento da religião. A religião argumenta de todas as formas, mas ela vive de artifícios.
Não posso crer na verdade da religião; não posso crer no artifício que desvia o homem da verdade de Deus, que transforma o homem num religioso.
"Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá." (Jo 11:25)
A religião não tem remédio para a alma, ela age como um placebo, um depósito de almas enganadas. Ela tem o vidro bonito por fora,  tem até a fórmula, mas por dentro está vazio. O placebo é aquilo que pode ser aplicado a um paciente doente, mas é uma substância inativa. O que tomou o placebo fica pensando que tomou o remédio certo e não recebe a cura. Religião é um placebo, fórmulas vazias sem conteúdo, totalmente vazias.
Existe uma coisa que o homem não entendeu ainda: A alma foi dada por Deus, na pureza e na santidade de Deus. Você tem uma alma, você foi regenerado na pureza e na santidade de Deus. Porém as pessoas não dão valor à verdade de Deus, porque existem muitas verdades criadas pelo próprio homem, que se parecem com a verdade, mas são grandes mentiras.

VII. RELATIVISMO

O mundo está infeliz, e a infelicidade do homem é não conhecer a verdade. Lendo um artigo, tempos atrás, sobre conceituação da verdade na América, já em muitas universidades, que inclui verdade religiosa. Expressão que hoje circula pelo mundo entre os intelectuais, filósofos do cristianismo, que a verdade é relativa. Aquilo que é verdade para outros não é verdade para mim, em certos campos parece estar certo, mas quando é levado para o campo espiritual o que se entende é que está sendo negada a verdade da salvação em Jesus, porque eles têm a verdade deles e não precisam da verdade de Deus, um caminho seguro seguido pelo apóstata.

VIII. DOENÇAS DO CORPO

A igreja fiel está num contexto, num rumo, onde a mensagem precisa ser direcionada exatamente para a saúde do corpo e  temos falado muito sobre corpo e o que é importante para o corpo. O importante para o corpo é que ele tenha saúde, mas para que ele tenha saúde, regras, limites e protocolos devem ser seguidos ainda que ele pense que estar saudável, precisa entender que está vivendo num ambiente contaminado.
Da mesma forma, a igreja. é corpo e é um corpo que não pode ser contaminado no mundo de doenças, contaminações epidemias, pandemias, doenças locais, regionais, e grandes males que atingem regiões imensas no mundo inteiro.
A grande preocupação do mundo são os diversos tipos de doenças, de infestações e moléstias, enfermidades, que enfraquecem e destroem as defesas do corpo levando a doença e a morte. Há pestes em todos os lugares.

IX. PROTEÇÂO DO CORPO

O corpo precisa ser protegido. Função do corpo se defendendo das agressões. O que acontece com a religião? Está exposta muitas vezes sem defesa, porque não tem a verdade, ela tem a verdade dela, a verdade teológica, a verdade filosófica, a verdade racional, meia verdade. Então, para prevenir a doença que pode enfraquecer e destruir o corpo, é necessário que venha o recurso de cima, um medicamento, ou uma medicação, ou vacina preventiva, uma proteção para a caminhada da Igreja Fiel, proteção expressa no poder do sangue de Jesus.
Temos aprendido isso e o esquecimento de tal recurso leva o homem a queda perdendo a bênção, sem a cobertura do sangue de Jesus. Em Cantares,  a igreja que fica diz: Acharam-me os guardas que rondavam pela cidade; espancaram-me, feriram-me, tiraram-me o manto os guardas dos muros. (Ct 5:7). A igreja que fica não tem mais a proteção do sangue de Jesus, que é a verdade, que é o Espírito Santo, porque o Espírito é a verdade de Jesus que habita em nossos corações.

X. O MAL DE TODAS AS ÉPOCAS

A doença está ai, mas a igreja fiel tem os recursos, tem rumo e não pode perdê-lo. Israel perdeu o rumo. Israel tinha uma missão, um projeto, sobretudo um alvo. "QUANDO Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei a meu filho. Mas, como os chamavam, assim se iam da sua face; sacrificavam a baalins, e queimavam incenso às imagens de escultura." (Os 11:1-2).
Os profetas se sentiam frágeis, sofrendo impotentes quanto aos resultados dos apelos de Deus.
Jeremias, o profeta, sofrendo os momentos mais terríveis no calabouço, disse: ... não me deixes tornar à casa de Jônatas, o escriba, para que eu não venha a morrer ali. (Jr 37:20). O que vai adiantar morrer por um povo que não quer ouvir? Outro vai pelo caminho e para debaixo do zimbro e diz: ... Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. (I Rs 19:4). Falar para um povo rebelde, falar para Jezabel, falar para Acabe, pessoas que só desejavam a sua morte? Como?

XI. O MUNDO SEM A VERDADE

A verdade não tem valor para o mundo, não teve valor para Israel. Jesus chegou numa época em que a religião estava toda arrumada. Os religiosos, o culto, estava tudo determinado, mas o povo não prosperou. O período do silêncio foi de 300 a 400 anos. Os profetas não profetizavam mais, e eles choravam dizendo: E a filha de Sião é deixada como a cabana na vinha, como a choupana no pepinal, como uma cidade sitiada. (Is 1:8).

XII. O LAMENTO DOS PROFETAS

Pepino era plantado em áreas secas, e a cabana era feita para proteger do vento, do sol, somente para época da colheita, depois o vento, o sol e a chuva destruíra tudo, acaba tudo, só folhas secas do sol causticante. E os profetas choravam. Em seus lamentos freqüentes. No período inter-bíblico acabou a profecia os profetas não falavam mais e só se ouvia o que os religiosos falavam, que viviam de discutir religião, preceitos e mais preceitos e tudo que interessava ao religioso e o que pregavam? Religião. O que a religião pregava? O interesse deles. Dormiam para as coisas boas, pois quando Jesus nasceu, eles estavam dormindo lá em Jerusalém e quando Jesus morreu, eles passaram a noite inteira acordados para traçar a morte de Jesus. Anás e Caifás mandaram bater na face de Jesus, colocando uma coroa de espinhos na sua cabeça e fronte, Um homem tão simples, que o romano Pilatos olhou para ele, aquele homem humilde, desmoralizado, abatido, seco, das lutas, dos três anos vividos em jejuns, com fome, andando pelos desertos, se escondendo dos perseguidores, sem lugar para descansar, esperando o momento da cruz, sem dever nada.
"Então Pilatos saiu outra vez fora, e disse-lhes: Eis aqui vo-lo trago fora, para que saibais que não acho nele crime algum." Jo 19:4

XIII. A VERDADE CRUCIFICADA

Jesus não queria ir para a cruz, tão infamante. A verdade estava sendo crucificada, a roupa da salvação que estava sendo rasgada ali, a própria palavra, a letra (lança) dos religiosos de bíblia na mão, dos que não tinham compromisso com a profecia, lança que entrava no corpo para ferir o Mestre, e é a mesma lança que a religião usa para ferir o corpo de Jesus, para falar mal da obra do Espírito Santo. Uma coroa de espinhos para dizer que Jesus não é o rei e não há ninguém, nenhum povo que se levante para dizer que Jesus é o nosso Senhor e Salvador. Um povo que se acorvadou, um povo que vive na mentira, um povo que não tem interesse pela verdade, um povo que vive aflito e sem identidade.

XIV. VERDADE ETERNA

A verdade vem da eternidade que não está em instituições, nem nas catedrais, nem nas organizações, nem nas empresas, nem na justiça, nem na imprensa, e, o pior, não está na religião, nem nos seus concílios e conselheiros.
A verdade constitui a manifestação da aliança que fundamenta a relação do homem com Deus através de Jesus Cristo. A verdade só está qualificada no caminho para vida, e é por isso que Jesus disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. São os três elementos que compõem a verdade. O que é a verdade? Quem está com a verdade? Existe a verdade? Onde está a fonte da verdade? E Jesus respondeu: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida" Jo 14:6. A verdade de Deus não é senão a fidelidade às promessas feitas ao seu povo e Jesus é a verdade, que Dele procede: E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre. (Ap 3:7). E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus (Ap 3:14).
Jesus não mentiu. Deus não mente. Deus é fiel porque criou uma alma tirada do seu próprio ser, uma alma que não teve contaminação colocada à disposição do homem para que essa alma, um dia regenerada, alcance aquilo que Ele sempre quis e tudo fez para levar e reconduzir-lo à eternidade "E não quereis vir a mim para terdes vida" Jo 5:40. E essa é a verdade que o homem deixa passar, entregue a si mesmo, uma verdade fragmentada que escapa à realidade do Deus Eterno. Os inimigos da verdade dizem crer em Jesus porém aceitam e recebem glória uns dos outros. Eles querem ser elogiados, debaixo de holofotes, querem aparecer, destaque até nas portas dos templos para serem reconhecidos como "homem show". Essa verdade para Deus não existe.
Este homem é mentira, procura um fundamento estável em si mesmo, com a aprovação dos seus semelhantes, a dialética nem os processos dialéticos descobrem a verdade ou sequer combinam com ela.
Jesus não é como o homem ávido por receber glória, nem amigo de si próprio: crer no homem, crer na verdade da religião, foi disso que o Senhor nos tirou e tem nos levado a lutar na mesma trincheira.
A verdade anda cambaleando pelas ruas e o justo sai ferido. Até no casamento é quase impossível duas pessoas viverem juntas, porque não existe verdade, e parece que pessoas só se unem para o mal, porque essa é a verdade do homem, algumas geram até filhos para o sofrimento, revolta e perdição.

XV. FINALMENTE

O homem está doente na sua parte mais sagrada e delicada, que é a alma. Mortos alguns em delitos e pecados, outros já em estado terminal. "Não cura para a tua ferida, a tua chaga é dolorosa. Todos os que ouvirem a tua fama baterão as palmas sobre ti; porque, sobre quem não passou continuamente a tua malícia?" (Na 3:19). A sua chaga é incurável, é mortal. Remédio só para o exterior é religião, sem efeito, sem cura, porque meia-verdade não cura, só a verdade pode curar. Para a cura da alma só a verdade, cuja origem vem do sopro divino que sai da boca de Deus. (Espírito Santo através de Jesus)
O mundo anseia por verdade, mas não sabe onde encontrá-la. Não há uma luz, não há palavra, não há homens prontos para proclamar a verdade, com medo, estão dentro de um contexto onde a verdade não pode ser exposta, já que os seus interesses são maiores do que a verdade. Por onde anda a verdade? Só há cura para a alma se o homem for atingido pela verdade. A religião não está em condições de fazer isso, porque o próprio evangelho tem buscado o remédio no mundo, usando todo tipo de imitação.
A filha de Jairo estava morta. Lázaro já cheira mal, verdades. A verdade para Jesus não está morta, há recurso ainda; tirai a pedra e a verdade vai te ressuscitar. Quem subsistiria a essa verdade? Jesus disse: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. (Jo 11:25). Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? (I Co 15:55).
Só a verdade pode vencer a morte, e essa verdade existe e é intocável já que veio da eternidade e custou o sacrifício do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Humilhado, despojado, desprezado, vendido, pisado, sofrido, carregando o peso do pecado sobre os seus ombros. ... o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. (Is 53:5). E essa verdade chegou até nós e fomos sarados

XVI. E AGORA?.

Com quem contar agora? Com quem se pode contar? Entre em seu quarto, deite-se em sua cama, encoste a cabeça no seu leito e pergunte: "Deus, onde está a verdade? A verdade está na minha cabeça? A verdade está naquilo que estou dizendo? A verdade é o meu desejo? A verdade são os meus favores?" Pergunte e você terá a resposta. A mansidão do Espírito Santo entrará no seu coração e você vai sentir o refrigério para a sua alma; alma remida que custou o preço do sangue de Jesus, que trouxe da eternidade, um sopro de vida que não terá fim e que te conduzirá ao caminho vivo, novo, ao eterno e glorioso lugar preparado pela verdade, e para a VERDADE.
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (Jo 8:32) 
-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário