06 janeiro 2013

JESUS GLORIFICADO



JESUS GLORIFICADO


Lucas 9.58
“E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.”

INTRODUÇÃO

Deus enviou o Seu Filho ao mundo para salvar o homem e resgatá-lo para a vida eterna. Nasceu, viveu, morreu e ressuscitou segundo o Evangelho da Bíblia Sagrada.

ASPECTO HISTÓRICO – JESUS HISTÓRICO

As pessoas, o mundo e uma grande maioria do cristianismo conhecem e falam de um Jesus histórico, referindo-se aos eventos do seu nascimento (Natal) e de sua morte (Paixão). E para tanto utilizam toda sorte de liturgia, figuras, encenações e ritos que não vão além de homenagens merecidas à figura de um morto importante.
Um outro lado tem sido esquecido, um aspecto que, na verdade, é o mais importante do projeto de Deus, que trata da sua ressurreição, que fala e vive a experiência do Deus que está vivo.
Neste aspecto, a ideia que se tem a respeito de Jesus retrata a figura de uma pessoa que é capaz de atrair para si simpatizantes por sua beleza ou por sentimentos de piedade.
No primeiro caso, a religião mostra a figura de um homem de beleza física ímpar, cujas feições e aspectos físicos gerais são retratados em desenhos, pinturas, figuras e imagens, típicos da beleza física incomum, tais como: cabelos loiros, olhos azuis e esverdeados, rosto de medidas perfeitas, pele clara, enquanto que em outras ocasiões a figura é de um desesperado, quase mendigo, triste, derrotado, carente da compaixão alheia, um pedinte.

ASPECTO PROFÉTICO – SUA HUMANIDADE

O aspecto profético de Jesus descrito na Bíblia, tanto no Velho Testamento como no Novo Testamento, apresenta a figura do Salvador em duas fases:
1) No Velho Testamento o profeta Isaías aponta-o como o homem que Deus enviaria ao mundo para que, da forma mais simples, através de sua humanidade, falasse do projeto de salvação para o homem.
Nesse aspecto é bom se reportar aos escritos do profeta Isaías, que profetizou sobre o seu nascimento, sua vida, ministério, morte e ressurreição. O profeta Isaías se refere a Jesus abordando vários aspectos de sua humanidade:
- Raiz de uma terra seca;
- Não tinha parecer nem formosura;
- Ninguém fazia caso dele;
- Mais desprezado e indigno entre os homens;
- Homem de dores, experimentado em trabalhos;
- Como um cordeiro, ovelha muda, levado ao matadouro;
- Varão de dores – “... ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar ...” (Is 53:10).
O profeta se refere não somente à sua humanidade no sentido físico do seu sofrimento e dor, mas também sob o aspecto moral (oprimido, desprezado) e social (trabalhos).
2) No Novo Testamento, o relato dos Evangelhos confirma toda a profecia embutida no Velho Testamento a respeito de Jesus, apontando suas lutas, aflições, experiência de vida, seu ministério de três anos, morte e ressurreição. “... as raposas têm covis, e as aves do céu ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.” (Mt 8:20).

JESUS GLORIFICADO – EM NOSSOS DIAS

A visão profética da igreja dos nossos dias aponta para a figura de Jesus revelado, cuja descrição fala da sua glorificação com todos os títulos gloriosos a Ele conferidos na Eternidade, através do texto de Apocalipse.
A humanidade de Jesus foi a forma mais simples que Deus, o Pai, buscou para revelar o seu amor ao homem, ainda que na descrição apocalíptica a sua figura tenha sido totalmente mudada para que a igreja dos nossos dias o adore como Senhor Glorificado.
Toda descrição embutida no Velho Testamento e no Novo Testamento, que fala da sua humanidade testemunhada nos Evangelhos, comparada com a descrição feita por João, aponta para a igreja dos nossos dias, a figura de Jesus Glorificado, descrita no livro de Apocalipse.
HUMANIDADE
GLORIFICADO

Vestes desalinhadas, desgastadas pelas longas caminhadas no deserto
Vestes talares, vestes sacerdotais
Sacerdócio pleno (Eterno)
- Sacerdote
Humilhado – Rei dos judeus – coroa de espinhos
Cinto de ouro
Autoridade para triunfar sobre a morte
Senhor dos Senhores e Rei dos Reis. “... se assenta como Rei, perpetuamente.” Sl 29:10
- Profeta
- Rei
Cabelos desgrenhados, ressecados pelos ventos, sol causticante do deserto
Cabelos brancos
Pensamentos santos – projeto eterno
- Homem
Olhos tristes – antevendo o seu sacrifício
Chorou na morte de Lázaro
Perseguido pelas autoridades
Olhos como chamas de fogo – poder para ver tudo e todos, inclusive o que vai no coração do homem.
Onisciente, Onipresente e Onipotente

Pés empoeirados pelas longas caminhadas – homem de dores, experimentado nos trabalhos
Pés como latão reluzente, refinados na fornalha
Pés que se apressam para julgar o mundo e justificar o homem de todo pecado
- Juiz
Como cordeiro levado ao matadouro e como ovelha muda perante os seus tosquiadores
Voz de muitas águas
Voz de poder
“A voz do Senhor quebra os cedros; sim, o Senhor quebra os cedros do Líbano.” Salmo 29:5
- Autoridade
Desprezado e o mais indigno entre os homens.
Como raiz de uma terra seca era sem beleza e sem formosura
Rosto como o sol resplandecente.
Honra, glória e poder ao Deus Filho
- Domínio Eterno

NOSSO SALVADOR

É dessa forma que a Igreja Fiel reconhece e adora o Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário