16 janeiro 2013

UM DIA COMPREENDEREMOS QUE DEUS SEMPRE SABE O QUE FAZ!




UM DIA COMPREENDEREMOS QUE DEUS SEMPRE SABE O QUE FAZ!

  
Você pode tentar o quanto quiser, mas nunca entenderá como Deus age!

Na verdade, nenhum ser humano é capaz de compreender muita coisa sobre Deus. Até os grandes estudiosos e teólogos jamais conseguirão nos dar todas as respostas.

O próprio Jó, que Deus classificou como "homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal", e que ao que tudo indica gozava de uma tremenda comunhão com Deus, disse durante o tempo da sua provação:

"Na verdade falei do que não entendia, coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia... Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem."
Jó 42:3,5

Você pode percorrer todas as páginas da Bíblia e perceberá Deus agindo de uma forma totalmente diferente do que pudéssemos imaginar, muitas vezes agindo sem nenhuma lógica.

Você lembra que Deus escolheu Abraão para ser "pai de uma grande nação"? Pois é, mas quantas vezes você já se perguntou por que Deus foi justamente escolher um homem casado com uma mulher estéril? (Gênesis 11:30). Não seria mais fácil escolher outra pessoa que fosse casado com uma mulher que pudesse ter filhos?

E quatrocentos e trinta anos depois, quando Deus liberta o seu povo do cativeiro e começa a conduzi-los em direção à Terra Prometida, olha só o que Ele faz: conduz o povo literalmente para um beco sem saída! (Êxodo 14:1-12). Tudo bem, Deus abriu o Mar Vermelho e o povo viu um grande milagre, mas, será que precisava assustar tanto assim o Seu povo?

E a história de Davi? Deus manda o profeta Samuel na casa de Jessé ungir o futuro rei de Israel. Então, Deus escolhe o filho em quem ninguém colocava muita fé e manda o profeta ungi-lo (1 Samuel 16:1-13). Até aí tudo bem! Mas, dá para entender Deus fazendo Davi esperar mais de 20 anos para que ele finalmente assumisse o trono?

Sim, todos os caminhos de Deus são insondáveis e inescrutáveis, como disse o apóstolo Paulo em Romanos 11:33-36. E Paulo ainda faz um pergunta que todos nós de vez em quando fazemos: "Quem pois, conheceu a mente do Senhor?" (Romanos 11:34).
O que aconteceu com Pedro depois que Jesus participou da Ceia com seus discípulos é muito interessante. Leia a passagem: "Depois, deitou água na bacia e passou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, e este lhe disse: Senhor, tu me lavas os pés a mim? Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois... Depois de lhes ter lavado os pés, tomou as vestes e, voltando à mesa, perguntou-lhes: Compreendeis o que vos fiz?" - João 13:5-7, 12
                                                                                
Pedro, e provavelmente todos os demais discípulos não compreendam de imediato o que o Senhor Jesus Cristo queria lhe ensinar.

Talvez haja muitas coisas que você esteja questionando nos últimos dias. Ou quem sabe, nos últimos anos.

Tantos caminhos difíceis. Tantas situações que talvez pudessem ser resolvidas de outra maneira. Talvez você já tenha se perguntado muitas vezes: "Mas, se Deus é Deus, Ele não poderia ter feito as coisas de outra maneira, ou quem sabe, mais depressa?"

Mas lembre-se do que disse o profeta Jeremias: "Eu sei, ó Senhor, que não cabe ao homem determinar o seu caminho, nem ao que caminha o dirigir os seus passos" (Jeremias 10:23).

"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor."
Isaías 55:8

Para terminar quero só te lembrar de uma coisa: Talvez você não compreenda os caminhos por onde Deus tem feito você passar, nem o tempo que Ele está levando para agir na sua vida, ou as situações que você tem enfrentado até hoje.

Mas pelo que sei, até hoje Ele nunca errou! Ele sempre soube conduzir muito bem os que confiaram Nele até o fim. Continue confiando você também. Ele sabe o que faz!

Deus te abençoe!

Sérgio Müller 

Nenhum comentário:

Postar um comentário