31 dezembro 2012

O Sentido do Natal parte 3 e 4


Bíblia a Palavra de Deus
-->

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS



 

O SENTIDO DO NATAL PARTE 4

  
Texto Fundamental: Lucas 2:10-14
"E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura. E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens." Lucas 2:10-14.

Dentre os grandes eventos narrados nas Escrituras e pelos profetas do Velho Testamento, podemos apontar no Novo Testamento dois destaques no projeto de Deus para a redenção do homem que havia se afastado dele:
- O primeiro diz respeito ao nascimento do Senhor Jesus;
- O segundo encerra o projeto referente à igreja – os que crêem no Senhor Jesus – que é oArrebatamento da igreja.

O nascimento de Jesus é um marco na história do homem, por ser o início da Obra Redentora, prometida por Deus para a reconciliação do homem com Deus. O Pai revela o Seu grande amor enviando o Seu filho a este mundo. Isto é: Deus se faz presente entre os homens na pessoa de seu único Filho Jesus Cristo com a finalidade de resgatá-los da morte.
Este projeto é chamado de Novo Testamento porque é um novo pacto de Deus com o homem – uma nova aliança, a prova da boa vontade de Deus para com o homem.
O Senhor Jesus cumpriu fielmente todo o projeto do Pai: Anunciou a Palavra de reconciliação; operou sinais que comprovavam que Ele é o Enviado de Deus; preparou homens que anunciassem as boas novas do Evangelho. Depois de assumir a culpa pelos nossos pecados, morrendo na cruz do Calvário, ressuscitou dentre os mortos, vencendo a morte.

Hoje a família de Jesus (os que crêem no Senhor Jesus) identifica este momento profético, da mesma forma que Simeão e Ana e também como os pastores, com os olhos abertos e ouvidos atentos na vigília da noite, identificaram o Salvador que havia nascido


Observação: Durante o período de louvor nas classes serão cantados hinos sobre o nascimento do Senhor Jesus. Serão feitas orações de glorificação pelo ano na presença do Senhor e o hino "Na Cidade de Davi nasceu o Salvador", será cantado no culto de Escola Dominical e à noite.
O sentido do Natal Parte 3
Posted: 22 Dec 2012 12:27 AM PST

O SENTIDO DO NATAL PARTE 3


Texto Fundamental: Joao 19:30
Objetivo: Mostrar que Jesus cumpriu todo o projeto de Deus para a salvação do homem, através do seu nascimento, ministério, morte e ressurreição e volta para o Pai.
Palavra chave: "Está Consumado"
"E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito". João 19:30.
Introdução
A noite do nascimento do Salvador Jesus (Natal) foi uma festa, porque muitas profecias do Velho Testamento estavam se realizando. Mas o nascimento de Jesus não foi um acontecimento isolado. Ele faz parte do projeto eterno de Deus para redenção do homem, como os profetas anunciaram: Nascimento – Ministério – Morte – Ressurreição – Volta para o Pai.
Completa-se o sentido (significado) do Natal -> A obra redentora.
Se nos alegramos porque Jesus nasceu neste mundo, entre nós, não devemos ficar só nisso. Precisamos aceitar Seus conselhos; nos convertermos a Deus; seguir os Seus passos; agradar a Deus com as nossas atitudes. Assim validamos não só o Natal, mas toda a obra do Senhor Jesus.

Ministério
Jesus é batizado nas águas e com o Espírito Santo e inicia o seu ministério:
Chama homens simples para serem seus discípulos e instruí-los sobre a volta à comunhão com Deus; para ensinar-lhes como tratar as pessoas, conhecer a Sua doutrina; deu-lhes poder para fazerem o que Ele fazia, como: curar os doentes, dar vista aos cegos.
O Senhor fez muitos milagres e a maravilha é que ele preparou uma igreja para mostrar que o reinado da morte, que havia começado com a desobediência de Adão, chegou ao fim. Ele venceu a morte e é o Autor da Vida. É Ele quem reina.
Então é por isso que nós estamos aprendendo muito sobre o nosso Jesus, que um dia nasceu para nos tirar das trevas para uma grande luz. Que maravilha!

Morte – "Está consumado"
Antes de ser crucificado, Jesus sentiu que os discípulos estavam com medo de ficarem sozinhos quando ele voltasse para o céu, e Jesus logo os acalmou: "João 14:16 – "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós." (João 14:16-18).
Homens cruéis maltrataram Jesus, bateram, cuspiram, zombaram do nosso Salvador e até na cruz eles zombavam. Um malfeitor pendurado ao lado dizia: "Se tu és o Filho de Deus, desce da cruz". Outro dizia: "Senhor, lembra-te de mim quando entrares no teu reino". Jesus se alegrou, porque viu que aquele malfeitor estava arrependido, e Jesus veio para salvá-lo do lugar das trevas. Para onde ele iria, se Jesus não estivesse ali naquela cruz?
Quando teve sede, em vez de água, sabem o que deram para Jesus? Deram-lhe vinagre para beber!
"E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito." João 19:30.
Então mais uma profecia se cumpriu: Ele morreu na cruz: "Está consumado". Isso significava que: todo o projeto de salvação foi executado e que a obra da redenção que Ele veio realizar estava completa.
Cabe a nós aceitarmos ou rejeitarmos esta tão grande salvação, que custou um preço tão alto ao nosso Senhor e Salvador Jesus.

Ressurreição            
Mateus 28:6-7 - "Ele não está aqui, porque já ressuscitou. Ide pois, imediatamente, e dizei aos seus discípulos que já ressuscitou dentre os mortos."
A morte foi derrotada.
"E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno." (Apocalipse 1:18).

Glorificado
João mostra a todos nós, crianças, intermediários e adolescentes, que Jesus está vivo. Não é mais criança, adolescente, homem, mas Deus glorificado, cheio de glória, beleza, e mostra que Ele, lá no trono de ouro, ao lado do Pai, intercede por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário