12 novembro 2012

Reflexões em Tiago - Fé sem obras

  







Reflexões em Tiago - Fé sem obras  |  Pastor Sérgio Fernandes

Tiago 2:14 - ¶ Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?

Estudando o capítulo dois de Tiago, me deparei com o clássico texto da fé sem obras (Tg 2.14-26). Muitos acreditam que Tiago discorda de Paulo com respeito a doutrina da justificação, já que Paula afirma que a justificação ocorre apenas pela fé, sem as obras (Rm 3.28), enquanto Tiago afirma que é por obras, e não apenas pela fé (Tg 2.24).

A questão é que Paulo e Tiago veem a fé de modo distinto. Para Paulo, a fé é aquela decisão viva e operante de seguir a Jesus Cristo e obedecer seus mandamentos, uma fé que não nos deixa mais viver na prática do pecado, uma fé que nos torna novas criaturas, criadas para as boas obras (Rm 6.1; Ef 2.8-10; 2 Co 5.17).

Tiago verifica que existe a fé inoperante (sem obras, morta, Tg 2.20) e a fé operante (fé que nos faz agir, Tg 2.22). Esta fé operante é exatamente a mesma defendida por Paulo. Esta fé: (1) nos faz confiar apenas em Cristo para salvação, (2) nos leva a viver, pelo poder do Espírito Santo, uma nova vida de amor, misericórdia e obediência a Deus e a Sua palavra (Jo 14.21-24, Ef 2.10).

Qual é a sua fé? A operante ou a inoperante?

 Gotas Bíblicas
Milagre e lógica humana  |  Pr. Olavo Feijó

1 Reis 17:12 - Porém ela disse: Vive o SENHOR teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos.

Milagre é a ação da providência divina, a despeito da lógica humana.

Clique aqui para ler essa Devocional inteira

Por favor não responda a esse email. Clique aqui se você deseja falar com a nossa equipe.
Respeitamos sua privacidade - você está recebendo esse email por estar cadastrado no AmorEmCristo.com.
Se deseja cancelar o envio de devocionais, clique aqui para para alterar a configuração de emails da sua conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário