21 setembro 2012

Três símbolos do sucesso espiritual


TendaTexto: Gênesis 26:12-25 
Introdução: Isaque era o filho de um pai famoso (Abraão) e pai de um filho famoso (Jacó, que era Israel). Mas ser filho de Abraão e pai de Jacó não era a chave para seu sucesso espiritual. O próprio Isaque viveu uma vida de obediência e fé em Deus. Em Gênesis 26:25, encontramos três coisas na vida de Isaque que são simbólicas das condições para um crente que deseja ter sucesso espiritual.
1. Isaque construiu um altar (v. 25a).
Foi um momento de grande dificuldade para Isaque. Deus tinha o abençoado muito na terra dos filisteus, onde ele estava vivendo, como a Bíblia diz no v. 13-16. Então ele começou a avançar quando enfrentou a oposição em Gerar, até que veio a Berseba.
Não sabemos o quão desanimado e ansioso Isaque estava se sentindo neste momento, mas a noite chegou a Berseba, Deus apareceu para ele e falou palavras maravilhosas de garantia e promessa (ver vv. 23-24). Há uma lição interessante de como Isaque respondeu exatamente a palavra de Deus (ver v.25a).
Um Altar fala de dedicação. Isaque sabia tudo sobre altares, não? Recordemos Gênesis 22:3-8 (Hebreus 11:17-19). Naquela ocasião, Deus provou a DEDICAÇÃO de Abraão - ele iria obedecer a ponto de sacrificar seu próprio filho? A resposta que Deus recebeu foi um sonoro SIM! O coração de Abraão era completamente dedicado a Deus. No último momento possível, Deus suspendeu o cutelo.
Um Altar fala de dedicação. Possivelmente, ninguém sabia o preço de uma dedicação plena mais do que Isaque. Um altar é o lugar onde você clama a Deus e faz seus sacrifícios a ele. Paulo pede-nos em Romanos 12:1. E você? Você já construiu um altar e ofereceu a si mesmo como um sacrifício a Deus? Você reafirmou a sua dedicação a Deus?
Talvez você precise fazer o que Elias teve que fazer em I Reis. 18. Quando Israel apostatou e foi viver na idolatria - adorando a Baal, e os bosques - Elias desafiou os falsos profetas a uma competição no Monte Carmelo para ver qual Deus era real. Ele pediu fogo do céu e demonstrou o poder do único Deus vivo e verdadeiro.
Mas o que Elias fez antes de orar para o fogo cair? (I Reis 18:30).
Elias REPAROU o altar do Senhor que estava negligenciado e quebrado. Ele levou Israel de volta ao lugar onde sua dedicação foi deixada para trás – O ALTAR.
Talvez você precise reparar um altar, quebrado e negligenciado em sua vida. É o ALTAR da - oração, leitura da Bíblia, ganhar almas, liberalidade etc.? Consagre seu coração para o Senhor novamente hoje. Um altar fala de dedicação. Quer construir o seu? Se não for agora, então quando?
2. Isaque armou uma tenda. (v.25c).
Isaque tinha ouvido a voz do Senhor, em Berseba - ele havia se encontrado com Deus, e assim armou ali a sua tenda.
O povo de Deus deve sempre querer ficar perto da presença e direção de Deus! Onde Deus fala, é onde eu quero estar! Mas observe com cuidado, Isaque armou uma tenda, ele não construiu uma casa ou qualquer habitação permanente.
A tenda fala do desapego. A razão para Isaque ir a Berseba era porque este era o lugar onde Deus estava falando. Deus o levou ali. Se Deus quisesse levá-lo a outro lugar, Isaque estava pronto para ir e se movimentar. Aqui está mais uma prova de sua dedicação. Sua "casa" não era um local geográfico onde os seus bens estavam. Ele estava em casa, onde Deus e Sua vontade se encontravam!
A tenda fala do desapego. Como cristãos, somos estrangeiros e peregrinos de passagem por este mundo. Temos de ser separados deste mundo e todos os seus desejos e seduções. Como soldados cristãos nossa lealdade pertence a Cristo (II Timóteo 2:3-4).
Não importa o quanto você tente, você não pode manter as coisas desta vida. Elas estão passando. Não há futuro nas coisas terrenas. Veja o que Jesus disse em Mateus. 6:19-21,33. Temos estar desapegados do prazer deste mundo (I João 2:15-17). Lembre-se um altar é um retrato da dedicação, enquanto uma tenda de desapego. Então ...
3. Isaque cavou um poço (v. 25d).
Observe a seguinte verdade:
O poço fala de dependência. A Bíblia descreve uma pessoa que lê e medita na Palavra de Deus como "uma árvore plantada" (Salmo 1:3). Para Isaque era uma questão de cavar ou morrer! Ele tinha que ter água. Nessa terra do Oriente Médio, ele tinha que ter água limpa em abundância. Isaque cavava poços onde quer que ele fosse.
O mesmo é verdade sobre a Palavra de Deus em nossas vidas. Sem ela nós morremos espiritualmente! Veja João 4:14 (cf. 7:37-39;. I Coríntios 12:13). Nós não podemos sobreviver sem o Espírito de Deus. Nós somos dependentes dEle para ter poder, força e vitória. O poço fala de dependência.
Conclusão: Isaque prosperou porque ele tinha um altar, uma tenda, e um poço. Estão estas coisas presentes em sua vida espiritual? Você mantém o seu compromisso diariamente renovando sua dedicação a Deus? É o seu coração e mente desapegado das coisas deste mundo? Você é dependente do Espírito de Deus como sua fonte?
Pr. Aldenir Araújo


Read more: http://www.opregadorfiel.com.br/2011/01/tres-simbolos-do-sucesso-espiritual.html#ixzz276KnTx8y

Nenhum comentário:

Postar um comentário