21 setembro 2012

Tipos de adoração


Texto: João 4:20-24

Introdução:

1. Uma variedade de ideias existe concernente à adoração do homem a Deus.
2. Muitas pessoas (erroneamente) acham que é apropriado adorar a Deus de qualquer jeito, desde que se esteja adorando a Deus.
3. Considere os vários tipos de adoração mencionados na Bíblia.

1. Adoração ignorante. Atos 17:22-31.

A. Paulo estava em uma área (Atenas), conhecido como um dos centros intelectuais de sua época. Atenas produziu homens como Sócrates (470-399 DC), Platão (427-347 DC) e Aristóteles (384-322 DC).
B. No entanto quão educadas essas pessoas podem ter sido, elas eram ignorantes acerca de sua adoração a Deus. Quando Paulo encontrou o seu altar ao deus desconhecido, ensinou-os a respeito de Deus, aquele que fez o mundo e todas as coisas que nele há.
C. Muitas pessoas hoje servem a Deus ignorantemente, sem o conhecimento de quem ele é e como ele deve ser adorado.

2. Vã adoração. Mateus 15:1-9.

A. Os escribas e os fariseus ficaram perturbados porque os discípulos de Jesus não seguiam as tradições dos escribas e fariseus.
B. A adoração dos escribas e fariseus era vã, pois estava baseada em tradições dos homens em vez da palavra de Deus.
C. A adoração dos escribas e fariseus também era em vão, porque não se originava do coração.

3. Adoração imposta. Colossenses 2:20-23.

A. "Adoração imposta" pode ser definida como a adoração concebida de acordo com a vontade do homem e não a vontade de Deus.
B. Adoração imposta é muitas vezes impressionante para outros homens.
C. Adoração imposta muitas vezes coloca grande ênfase na exterioridade.

4. Adoração em espírito e em verdade - João 4:23-24.

A. Considere o diálogo de Jesus com a mulher no poço. Jesus estava mostrando um contraste entre o sistema de culto do Velho Testamento e a adoração no Novo Testamento.
B. Em espírito. Muitas vezes interpretado no sentido de que estamos a adorar com a atitude apropriada. Um vez que o pensamento é verdadeiro, as palavras de Jesus de forma mais precisa quer dizer que a adoração no Novo Testamento seria mais para dentro, ao contrário do exterior do Antigo Testamento. Observe Hebreus 9:1-11.
C. Em verdade. Muitas vezes interpretado no sentido de estar de acordo com a verdade da Palavra de Deus (em oposição ao erro). À luz do contexto e o contraste descrito por Jesus, as palavras de Jesus de forma mais precisa quer dizer sob o regime de adoração do Novo Testamento, devemos adorar no verdadeiro tabernáculo (igreja de Cristo), que tem substância, em oposição à mera sombra do que que estava por vir. Observe Hebreus 9:8-10 (ordenanças carnais). Também Hebreus 10:1 (sombra).

Conclusão:

1. Como adoramos a Deus não é uma questão trivial. (Considere o exemplo de Caim e Abel).
2. Nossa adoração a Deus só é aceitável quando ela é constituída pelos atos autorizados pelo ensinamento do Novo Testamento e tem origem em um coração sincero e penitente.



Read more: http://www.opregadorfiel.com.br/2010/10/tipos-de-adoracao.html#ixzz2768FJcNY

Nenhum comentário:

Postar um comentário