15 setembro 2012

PODE O CRISTÃO FICAR DEPRIMIDO?

PODE O CRISTÃO FICAR DEPRIMIDO?



Confia os teus cuidados ao Senhor, e Ele te susterá; jamais permitirá
que o justo seja abalado. Salmo 55:22

Podem os cristãos, às vezes, ficar deprimidos? A depressão no cristão
não é indicação de que ele não confia em Deus? É pecaminoso o
sentimento depressivo?

Antes de considerar este assunto, vejamos algumas declarações de
Davi: "Por que estás abatida, ó minha alma?" (Salmo 42:5). "Sinto
abatida dentro de mim a minha alma" (Salmo 42:6) "Por que te perturbas
dentro de mim"? (Salmo 42:5). Agora vejamos a declaração de outros
homens bíblicos. Elias disse: "Toma agora, ó Senhor, a minha alma". (I
Reis 19:4); e Jonas: "Melhor me é morrer do que viver" (Jonas 4:3).
Quer ir um pouco mais adiante? Veja o que Jesus falou: "A minha alma
está profundamente triste até a morte" (Mateus 26:38).

Geralmente, quando uma pessoa está deprimida, fica com o rosto
triste, o semblante descaído, chora, perde o apetite e sente como se
sua situação não tivesse saída. Para completar, a pessoa sente-se
culpada porque acha que o cristão não pode ficar deprimido e aí o
problema se complica mais.

O que fazer quando na vida surgirem momentos difíceis que nos levam
ao desanimo? O conselho do salmista é: "Lança o teu fardo sobre o
Senhor e Ele te susterá.".

O que significa isto? Primeiro: aceite-se como você é. Não tenha medo
das situações adversas. Deus nos criou com temperamentos diferentes.
Uns são mais duros e dificilmente tremem; outros, por sua vez, são
mais sensíveis e sujeitos a sentirem-se fracos diante da adversidade.
Aceite-se a si mesmo do jeito que você é. Isto não quer dizer que a
personalidade distorcida que podemos trazer antes da conversão deve
dominar a nossa vida. Mas, deixe que o Espírito Santo complete em você
a obra que iniciou. Então não se desespere. Reconheça sua realidade e
aceite-a.

Em segundo lugar, louve o nome de Deus mesmo que não sinta que deve
louvar. Louve-O porquê o amor de Deus, Sua misericórdia e as bênçãos
que Ele está disposto a derramar sobre você, não dependem de como você
se sente, mas de quanto você significa para Ele. Você é a coisa mais
importante para Deus, ao ponto de enviar Seu Filho Unigênito para
salvá-lo.

A palavra fardo usado no verso de hoje, no original hebraico é yehab
e significa "carga pesada". A tradução Bíblica Septuaginta, usa para a
mesma palavra, mérrinma, que significa "cuidado", "ansiedade",
"preocupação" pelo que ainda não aconteceu.

O conselho divino para nós é então: "Filho, eu o amo. Você não tem
que andar preocupado pelos problemas que ainda não apareceram. Confie
em Mim, lance sobre Mim o seu fardo. Eu o ajudarei a chegar descansado
ao porto seguro.".

A nova semana está diante de você. Ao seu lado, embora você não possa
vê-Lo, está Jesus, pronto a carregar o fardo que o oprime. Aceite o
convite e parta para a luta na companhia maravilhosa dAquele que nunca
falha.

"O Senhor te abençoe e te guarde,
O Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre ti,
e tenha misericórdia de ti.
O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz!"

Números 6:24-26

"A graça do Senhor Jesus seja com todos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário