05 setembro 2012

O QUE ESPERAR QUANDO SE ESTÁ ESPERANDO?


INTRODUÇÃO:

Este curioso título está contido em um livro para gestantes, ou seja, o que elas devem fazer durante os nove meses de espera.
O que esperar quando se está esperando?
Creio que o mesmo pode se aplicar a nós quando recebemos uma promessa de Deus. É comum ouvirmos que alguém está "grávido" de uma promessa. Penso que Abraão pode nos dar algumas dicas do que fazer ou não. 

1º OUÇA COM ATENÇÃO A PROMESSA, SEM ACRESCENTAR OU RETIRAR NADA, MOTIVADO PELOS DESEJOS HUMANOS.

Às vezes quando queremos muito alguma coisa, associamos qualquer palavra que ouvimos como se fosse a "revelação" de uma promessa. Então, dizemos: "Deus me revelou ou Deus me prometeu. " Outro erro comum é fingirmos que Deus não disse algo, quando este na verdade, falou. Deus disse a Abraão:
Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; Gênesis 12:1 
Abraão fingiu não ter ouvido na íntegra e levou consigo seu sobrinho (parente) Ló:
Saiu, pois, Abrão do Egito para o Neguebe, ele, sua mulher e tudo o que tinha, e Ló com ele. Gênesis 13:1 

2º NÃO TEMER OU ESMORECER, MESMO QUE PAREÇA DEMORAR.

Com a aparente demora do cumprimento da promessa, Abraão permitiu que o medo e a dúvida roubassem sua paz:
Depois destes acontecimentos, veio a palavra do SENHOR a Abrão, numa visão, e disse: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande. Respondeu Abrão: SENHOR Deus, que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliézer? Disse mais Abrão: A mim não me concedeste descendência, e um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro. Gênesis 15: 1-3
Abraão se recusou a permanecer naquela situação e então aceitou a realidade de Deus:
Então, conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade. Ele creu no SENHOR, e isso lhe foi imputado para justiça. Gênesis 15: 5-6
Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência. Romanos 4:18
 

3º DAR GLÓRIAS A DEUS

Abraão renovava e fortalecia sua fé no Senhor, dando glórias a Ele:
(...) não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus,(...) Romanos 4:20
Está diante de nós um novo ano, uma nova esperança, novas promessas, novas oportunidades. Agarre-se nas promessas de Deus, "engravide" delas e no tempo certo a bênção virá:
Visitou o SENHOR a Sara, como lhe dissera, e o SENHOR cumpriu o que lhe havia prometido. Sara concebeu e deu à luz um filho a Abraão na sua velhice, no tempo determinado, de que Deus lhe falara. Gênesis 21: 1-2

No amor e na graça do Pai
Pr. Paulo Klawa

Nenhum comentário:

Postar um comentário