SEJA BENVINDO

Minha foto

 Sou servo do Senhor desde 2001,sirvo a Deus na Igreja do Evangelho Quadrangular,  obreiro formado no Instituto Teológico Quadrangular, professor da Escola Bíblica,  casado com Elisângela a 22 anos , pai de 2 filhos maravilhosos,  buscando cada dia conhecer mais ao Senhor. Meu maior desejo é ser " uma benção" e abençoar àqueles que estão perto e através da web os que estão longe.  Que as bençãos do Senhor venham ser transbordantes sobre a sua vida, sobre sua casa , sobre sua família, sobre o seu ministério, querido(a) e amado(a) irmão(ã) em Cristo Jesus. 

DEVOCIONAL PARA HOJE

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Deus em primeiro lugar

Deus em primeiro lugarTexto: Êxodo 20:2-3 
Introdução: O propósito desta mensagem é mostrar a resposta de Deus a perguntas que os filósofos, sociólogos e psicólogos não conseguem responder. 
· Por que algumas pessoas simplesmente não dão certo? 
· Por que algumas pessoas são tão bem sucedidas em tudo quanto fazem? 
· O que separa o sucesso do fracasso? 
Vamos estudar os princípios criados por Deus para tornar qualquer pessoa nesse mundo bem sucedida e realizada – na vida pessoal, na vida familiar, na vida profissional, e principalmente na vida espiritual..
Esses princípios existem há milhares de anos, mas sua eficácia tem se mantido até hoje. Trata-se dos Dez Mandamentos.
Infelizmente, o ser humano não gosta de se submeter à lei alguma, principalmente os Dez Mandamentos. Sabe por quê? Porque temos um sério problema com a palavra – Não!
Sempre associamos esse advérbio com a privação da nossa liberdade.
E como os mandamentos começam com o advérbio – NÃO, temos a tendência natural de rejeitá-los.
Deus estabeleceu os Dez Mandamentos não para prejudicar, mas para nos ajudar; não para aprisionar, mas para nos libertar; não para punir, mas para nos proteger. (Rick Warren)
Quando você diz para uma criança “Fique longe da panela de pressão”, é para o bem da criança ou para o seu bem? É lógico que é para o bem dela.
Na Bíblia, toda vez que Deus diz “Não” é sempre por causa de um maravilhoso propósito. As proibições de Deus são sempre para o nosso próprio benefício.
O maior capitulo da Bíblia, o salmo 119 é dedicado inteiramente aos benefícios de guardar e seguir a Lei do Senhor. Mas no Salmo 19, tem um resumo do 119: Salmo 19:7-11
Mandamentos são leis. Mas o que é uma lei?
Uma lei é basicamente uma ordem estabelecida numa seqüência de eventos ou num relacionamento. Ou seja – toda a ação provoca uma reação. Isso comprova a existência de leis e princípios estabelecidos.
Essas leis existem em todo o universo. A luz, o calor, o magnetismo, força gravitacional, estão à nossa volta. Você pode não gostar, mas não pode ignorar.
Essas leis existem porque existe um Legislador, Deus. Deus é bom, justo, sábio, perfeito, eterno, e como Legislador ele somente cria leis santas, justas e benéficas para as suas criaturas.
Assim como Deus criou leis físicas que regem o universo, Ele também criou leis espirituais que regem o relacionamento do homem com Deus, do homem com seus semelhantes e do homem com o meio ambiente.
O primeiro povo a quem Deus revelou a sua Lei foi Israel. Com eles, Deus estabeleceu um relacionamento de amor e vida. Naquele tempo, os Israelitas eram escravos e sofriam nas mãos dos Egípcios. Mas Deus ouviu o clamor dos seus filhos e enviou Moisés para tirá-los da terra da servidão para uma terra frutífera e próspera.
Essa é a seqüência dos fatos conforme Êxodo 19 e 20:
Agora, se me obedecerem e cumprirem a minha aliança vocês serão o meu povo. O mundo inteiro é meu, mas vocês serão o meu povo, escolhido por mim. Vocês são um povo separado somente para mim e me servirão como sacerdotes.” (Êxodo 19:5,6)
1. Deus declara pessoalmente que o povo de Israel é uma nação santa, reino de sacerdotes de Deus.
2. Deus declara Israel como sua propriedade exclusiva. Deus diz que elegeu Israel (19.5,6), depois revela as implicações dessa eleição (caps.20-23), e somente aí o povo de Israel aceita a Aliança (24:7,8)
Você já observou como os Dez Mandamentos começam? Com uma declaração de amor e compromisso de Deus:
Meu povo, eu, o SENHOR, sou o seu Deus. Eu o tirei do Egito, a terra onde você era escravo. Ex 19:2
O que Deus está dizendo aqui?
· O Deus Todo Poderoso está adotando um povo: Vocês são o meu povo e eu sou o Deus de vocês. Israel não vai fazer como outros povos que precisam inventar seus deuses. O único e verdadeiro Deus se revela a Israel e diz – vocês são meus, e eu sou de vocês.
· Deus se apresenta como – Yahweh – Senhor, o Deus que se relaciona. Yahweh é o nome pactual de Deus. Sempre que Deus quis se relacionar com o ser humano ele usou esse nome – Eu Sou! Yahweh!
Na bíblia Deus tem diversos que descrevem o seu caráter, e esses nomes são preciosas promessas em si mesmas. Cada nome de Deus é um beneficio para o ser humano. Vejam alguns exemplos:
· YAHWEH SHALOM – O SENHOR É PAZ.
· YAHWEH JIREH –  O SENHOR PROVERÁ.
· YAHWEH TSIDKENU – O SENHOR É NOSSA JUSTIÇA
· YAHWEH SHAMMAH – O SENHOR ESTA ALI
Em seguida, Deus relembra o que havia feito a favor de Israel – tirei vocês do Egito. Deus declara que foi Ele quem mudou o destino deles. Eles eram escravos, mas agora são livres porque Deus o Senhor tinha um relacionamento de amor e vida com eles.
Portanto, a lei era a forma do povo de Deus agradecer por ter sido adotado pelo Senhor do Universo. Eles não precisavam obedecer a uma lei para serem aceitos, mas porque foram escolhidos graciosamente, então obedeciam. A lei era uma forma de obediência amorosa e um amor obediente.
Agora,
· Veja esse Não de Deus como proteção, cuidado, amor por você;
· Veja esse Não de Deus como um acerto definitivo da sua vida;
· Veja esse Não de Deus como a chave para uma vida bem sucedida.
Hoje vamos estudar o primeiro princípio que transforma o fracasso em vitória na vida de qualquer pessoa que o obedecer:
Êxodo 20.3
Qual é o princípio?  Coloque Deus em primeiro lugar.
Você quer agradar a Deus? Quer honrar o seu Criador?
· Reconheça-O devidamente como o único e verdadeiro Deus;
· Reconheça os atributos de Deus: seu poder, sua justiça, sua soberania, sua sabedoria, sua misericórdia, amor e fidelidade.
· Confie somente Nele;
· Submeta-se somente a Ele com toda humildade e paciência;
· Ame-O, leve-o a sério, adore-o de todo o coração e espere todo o bem somente dele;
· Jamais contrarie a sua santa vontade, jamais entristeça o seu amoroso coração.
Como é que eu faço isso? O que significa colocar Deus em primeiro lugar?
Para ajudar você a guardar essa aplicação, vou usar uma palavra inglesa muito conhecida: First – primeiro. Vou fazer um acróstico com a palavra FIRST:
F de finanças, I de interesses pessoais, R de relacionamentos, S de situações e T de tempo. Ponha Deus em primeiro lugar nessas áreas e você estará cumprindo o primeiro mandamento.
I. COLOQUE DEUS EM PRIMEIRO LUGAR NAS FINANÇAS.
Quero começar com finanças porque Jesus ensinou que o amor ao dinheiro é raiz de todos os fracassos do ser humano.
Robert J. Foster fala do equívoco que muita gente incorre quando considera o dinheiro como um simples instrumento de troca.
Pessoas dizem: - o dinheiro em si não é mau, mas o uso que possamos fazer dele. Bem, isso vale pra qualquer outro objeto, menos ao dinheiro, porque ele é um agente ativo, um deus em busca de servos.
Jesus afirmou: Não podeis servir a Deus e a Mamom. (Mt 6:24)
Observe, Jesus usou a palavra Mammon. Por quê? Mammon não significa apenas riqueza, posse, prosperidade.  Mammon é uma divindade, o deus Dinheiro. Mammon quer seduzir, escravizar e até mesmo destruir o homem.
O que Jesus ensina é:
Primeiro, que Mammon quer ser um deus para o homem, e não apenas um poder aquisitivo neutro. Mammon não apenas quer dizer o que comprar, mas quando, como, onde e de quem comprar. Portanto é incompatível adorar a Deus e a Mammon ao mesmo tempo: ninguém pode servir a dois senhores.
Segundo, Mammon exige do homem a mesma dedicação que Deus requer. Não se pode amar o dinheiro e ao mesmo tempo ser generoso; ninguém pode ser avarento e liberal, aberto, ao mesmo tempo; não se pode cobiçar dinheiro e ao mesmo tempo amar e ajudar financeiramente ao próximo, porque para Mammon o próximo nada importa, nada conta, nada interessa.
Terceiro por uma questão de natureza, Deus e Mammon são mutuamente excludentes, ou seja, se alguém adorar verdadeiramente a Deus, não poderá devotar-se a Mammon, porque Deus é amor e Mammon é egoísmo. A natureza de Deus é amor, é graça, é misericórdia, é dar, enquanto a natureza de Mammon é tomar, levar vantagem, é violentar.
Para colocar Deus em primeiro lugar nas finanças é preciso 'profanar' o sagrado lugar que Mammon ocupou em nossa vida, dar a ele o último lugar em nossos valores. Não há nada mais ofensivo ao poder de Mammon que a generosidade.
Portanto ganhe dinheiro para dá-lo, reparti-lo. O mundo diz que devemos emprestar, aplicar, gastar, mas nunca dá-lo, a menos que você ganhe alguma coisa com isso. E a melhor maneira de dar é com alegria e generosamente.
Jesus disse: Dêem aos outros, e Deus dará a vocês. Ele será generoso, e as bênçãos que ele lhes dará serão tantas, que vocês não poderão segurá-las nas suas mãos. Mateus 6:38 (NTLH)
É importante não apenas repartir o dinheiro, mas investir no Reino de Deus.
Jesus disse: Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas. Mateus 6:33 (NTLH)
A bíblia ensina: Adore a Deus, oferecendo-lhe o que a sua terra produz de melhor. Faça isso, e os seus depósitos ficarão cheios de cereais, e você terá tanto vinho, que não será capaz de armazenar. Provérbios 3:9-10 (NTLH)
Qual é o princípio aqui? Como você gasta o seu dinheiro mostra quem é o primeiro em sua vida.
Você quer ser uma pessoa bem sucedida na vida financeira? Aqui está o melhor investimento: aplique 10% de toda a sua renda no reino de Deus. Qual é o retorno?
Eu, o SENHOR Todo-Poderoso, ordeno que tragam todos os seus dízimos aos depósitos do Templo, para que haja bastante comida na minha casa. Ponham-me à prova e verão que eu abrirei as janelas do céu e farei cair sobre vocês as mais ricas bênçãos. Não deixarei que os gafanhotos destruam as suas plantações, e as suas parreiras darão muitas uvas. Todos os povos dirão que vocês são felizes, pois vocês vivem numa terra boa e rica. Eu, o SENHOR Todo-Poderoso, estou falando. Malaquias 3:10-12
Que é o Dízimo? Dizimar é consagrar a Deus a décima parte de tudo que Ele me dá. Alguém pode achar muito, mas é muito pouco comparado aos benefícios:
· Saúde,
· Emprego,
· Família estabelecida,
· Casa, comida e roupa lavada,
· Felicidade no lar,
· Proteção do mal
Muita gente acha que Deus explora o crente com esses 10%. Eu não acho.
Quanto você e eu pagamos de imposto de renda na fonte? Pelo menos 25%. Quanto desse investimento você sente que volta pra você? Isso sem falar na cascata de impostos que o brasileiro paga quando compra um carro, uma roupa, um imóvel, uma despesa no mercado, etc.
Gosto de dar o dízimo porque sei pra onde ele vai. Gosto de ofertar ao Senhor porque Ele não precisa do meu dinheiro, ele quer a minha fidelidade. Gosto de dar o meu dízimo porque isso me ensina a confiar na provisão e no sustento gracioso de Deus.
Você quer ser bem sucedido financeiramente? Coloque Deus em primeiro lugar em seu coração. Deixe Mammon de lado.
II. COLOQUE DEUS À FRENTE DE SEUS INTERESSES PESSOAIS.
Quando você decide obedecer a Deus enfrentará a maior de todas as batalhas, o mais difícil de todos os seus adversários – você mesmo.
Para colocar Deus em primeiro lugar, é necessário ‘desentronizar’ a criatura mais difícil de lidar: você mesmo.
Mas a chave para uma vida bem sucedida é dar prioridade a Deus em nossos interesses pessoais.
Pense na aquisição ou conquista mais importante da sua vida... Agora entregue isso diante de Deus e diga: Senhor, tu és o primeiro, se isso for para a tua gloria, se for para te exaltar, tudo bem, se não, deixa pra lá.
Suponha que Deus chegasse pra você hoje e dissesse:
- Vou conceder a você um pedido – qualquer coisa que você pedir eu vou lhe dar.
Qual seria o seu pedido?
Mas isso já aconteceu antes. Com a pessoa mais rica e bem sucedida na antiguidade, o rei Salomão.  Aconteceu assim. Ele acabara de assumir o lugar de Davi seu pai, o grande rei de Israel. Certa noite, o rei Salomão dormiu e teve um sonho. Deus lhe apareceu e disse:
— O que você quer que eu lhe dê?
Ó SENHOR Deus, tu deixaste que eu ficasse como rei no lugar do meu pai, embora eu seja muito jovem e não saiba governar... Portanto, dá-me sabedoria para que eu possa governar o teu povo com justiça e saber a diferença entre o bem e o mal. Se não for assim, como é que eu poderei governar este teu grande povo? Agradou ao Senhor esta oração, por ter Salomão pedido tal cousa.  v.10 (TB)
Agora, você pode imaginar qual foi resposta de Deus?
Imagine o que Deus pode fazer quando uma pessoa que poderia satisfazer todos os seus interesses pessoais num único dia, de uma só vez, simplesmente tira a coroa da sua vontade e a coloca aos pés de Cristo?
Deus disse: Já que você pediu sabedoria para governar com justiça, em vez de pedir vida longa, ou riquezas, ou a morte dos seus inimigos, eu darei o que você pediu. Darei a você sabedoria e inteligência, como ninguém teve antes de você, nem terá depois.Mas lhe darei também o que não pediu: durante toda a sua vida, você terá riquezas e honras, mais do que qualquer outro rei. E, se você me obedecer e guardar as minhas leis e os meus mandamentos, como fez Davi, o seu pai, eu lhe darei uma vida longa. 1 Reis 3:5-12
Quem sabe o grande obstáculo que impede que a sua vida deslanche seja isso – a coroa da sua vontade que precisa ser entregue a Deus.
Vou pedir que a Leia cante um velho hino cuja letra é um desafio a cada um de nós, diante desse princípio:
Tudo, ó Cristo, a Ti entrego,
Tudo sim, por Ti darei!
Resoluto, mas submisso,
Sempre a Ti eu seguirei!
Tudo entregarei!  Tudo entregarei! 
Sim, por Ti, Jesus bendito, 
Tudo deixarei!   
Tudo, ó Cristo, a Ti entrego,
Corpo e alma  eis aqui!
Este mundo mal renego,
Quero  dedicar-me a  Ti!
Tudo, ó Cristo, a Ti entrego,
Que prazer, ó meu Senhor!
Paz perfeita, paz completa!
Glória, glória ao Salvador!
III. COLOQUE DEUS EM PRIMEIRO LUGAR NOS RELACIONAMENTOS
O caminho para uma vida bem sucedida passa pela escolha das amizades. Amigos podem ser uma bênção ou um prejuízo para nós.
Não faça amizade com pessoas grosseiras ou violentas; você poderá pegar os seus maus costumes e depois não conseguirá livrar-se deles. Prov 22:24-25
O principio é claro: você assimila os costumes, a linguagem, os valores das pessoas com quem você passa mais tempo. Se você passa tempo com pessoas que tratam a Deus com leviandade, você terá a tendência de se tornar um cristão light. Mas, se você passa tempo com pessoas que levam Deus e a Sua Palavra a sério, você se tornará um cristão mais firme, comprometido. Você acaba sendo influenciado pela pessoa com quem você passa tempo.
A receita pra ser bem sucedido em tudo é essa – ponha os seus amigos, seus relacionamentos diante de Deus.
A bíblia ensina: Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado!... Assim também tudo o que essas pessoas fazem dá certo. Salmo 1:1, 3
Para adorar somente a Deus em sua vida você terá de livrar-se de alguns relacionamentos que são completamente inapropriados para você.  Eu tenho visto tantas vezes cristãos dinâmicos perderem seu dinamismo por causa de amizades.
Selecione seus amigos cuidadosamente.  Coloque Deus em primeiro lugar nos seus relacionamentos pessoais.
IV. COLOQUE DEUS EM PRIMEIRO LUGAR NAS SITUAÇOES
Quando você enfrenta problemas inesperados e pressões, quando você entra numa crise, a quem você busca?
Para muitos de nós, a oração é o último recurso a que recorremos, e não a primeira opção. Fazemos tudo o que sabemos para resolver o problema e só então dizemos:
- O Deus, ajuda-me!
Mude sua conduta - faça com que Deus seja a sua primeira fonte de recursos em tempos de crise. Ele diz que é socorro onipresente, um refúgio em tempo de necessidade. Deus está à nossa espera. Ele nos ordena a buscá-Lo em primeiro lugar.
Clame a Mim no dia da angústia; eu o livrarei, e você me honrará. (Salmo 50.15)
Algumas pessoas dizem:
- Eu não falo muito com Deus quando a situação está boa, e agora só  porque a situação está difícil, você acha que eu tenho cara pra chegar e dizer – Deus me ajude?
Mas o dia da angústia é um bom dia para aprender a buscar a Deus.
Se você for humilde, o Senhor dirá: Atender você não é incômodo algum. Eu posso cuidar do seu problema... Não precisa carregá-lo “sozinho.”
V. COLOQUE DEUS EM PRIMEIRO LUGAR NO SEU TEMPO.
Coloque Deus em primeiro lugar na sua agenda, no seu tempo.
Os dias em que vivemos são maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm. Não ajam como pessoas sem juízo, mas procurem entender o que o Senhor quer que vocês façam. Efésios 5:16,17
Deus ocupa o primeiro lugar no seu tempo quando você pede ajuda para usar o tempo de maneira sensata.
No início do dia, quando você pensa na lista de coisas a serem feitas durante o dia, diga: “Senhor, quais destas coisas o Senhor quer que eu faça? Eu tenho 17 coisas prá fazer hoje, e eu só tenho tempo prá fazer 5.”
Você sempre terá que decidir entre compromissos urgentes e essenciais.
Todos nós dispomos da quantia exata de tempo para fazer a vontade de Deus.
Quando Deus criou você, Ele tinha um plano para a sua vida. Se você está com mais coisas prá fazer do que tempo disponível, significa que voce está fazendo coisas que não são da vontade de Deus.
Atitudes Práticas para refazer a agenda:
1. Marque um encontro diário com Deus.
Se Deus vai ocupar o primeiro lugar na sua família, na sua vida, então você precisa marcar um encontro com Deus. A hora do dia não é o que importa. Dez, quinze, trinta minutos, mas tenha esse encontro.
2. Leia um trecho da bíblia diariamente. 
Antes de sair de casa, na hora do almoço, ou à noite, depois que as crianças deitam prá dormir, procure um lugar tranqüilo da casa, leia um trecho da Bíblia, ore, fale com Deus a respeito das coisas que estão no seu coração. 
Abra espaço para viver a fé cristã, para fazer diferença na vida de outras pessoas.
Eu quero encorajar você e sua família, na hora das refeições a darem as mãos e agradecerem a Deus numa breve oração, dizendo: “Pai celeste, antes de comer, queremos relembrar que o alimento vem do Senhor.” Orem em família, em voz alta. Não é preciso ser uma longa oração, mas é uma demonstração visual aos seus filhos de que Deus ocupa o primeiro lugar na sua vida. Aquele momento de trinta segundos ou um minuto para orar, quando você está faminto, comunica que ... “mesmo quando estou com fome ou preocupado com a correria da vida, o Senhor vem em primeiro lugar na minha vida.”
Quando Deus não ocupa o primeiro lugar em qualquer dessas cinco áreas, nós começamos a nos preocupar.
Quando  Ele não está em primeiro lugar em minhas finanças, eu me preocupo com elas.
Quando Deus não está em primeiro lugar nos meus relacionamentos, eu me preocupo com eles.
Quando Deus não está em primeiro lugar na minha agenda de atividades, eu me preocupo com o que vai acontecer.
Mas quando eu paro e faço uma re-avaliação das minhas prioridades, dizendo “Deus, o Senhor está em primeiro nesta situação; por favor,  cuide disso. O Senhor é quem está no controle.” Aí a gente pode respirar fundo e descansar.
Ponham em primeiro lugar nas suas vidas o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e Ele lhes dará todas as outras coisas.  (Mateus 6.33)
Jesus fez essa declaração bem no meio de um sermão sobre preocupação / ansiedade.  Este é o antídoto para a preocupação – Colocar Deus em primeiro lugar, antes de tudo!
Se você deseja edificar uma vida bem sucedida e uma vida familiar saudável você precisa construir sobre o fundamento certo. Você precisa colocar Deus em primeiro lugar na sua vida.
Faça com Deus o compromisso que Josué fez: Eu e a minha casa serviremos ao Senhor. (Josué 24.15)


Read more: http://www.opregadorfiel.com.br/2009/12/deus-em-primeiro-lugar.html#ixzz26iy08RZK

Nenhum comentário:

Postar um comentário