14 setembro 2012

ATITUDE PARA A FELICIDADE


Texto: Filipenses 4-11,13
“ Não digo isto por causa de necessidade, pois já aprendi a contentar-me em toda e qualquer situação. Sei passar necessidade, e também sei ter abundância. Em todas as coisas aprendi tanto a ter fartura, como a ter fome, tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.
“Posso todas as coisas Naquele que me fortalece”.

INTRODUÇÃO:


Podemos destacar três aspectos importantes na vida de Paulo, que devem ser observados para que possamos ter uma vida de bênçãos sem aborrecimentos constantes e nos preocupando com o que realmente merece nossa atenção.

1) O PRIMEIRO DELES É O FATO DE QUE A ATITUDE DE ESTAR BEM

(alegre/contente) foi APRENDIDA. Por duas vezes ele fala que aprendeu. Não foi automático. Houve a necessidade de um esforço e desenvolvimento espiritual.

2) PRECISAMOS NOS ADAPTAR

(versículo 12b). Paulo passou pela adaptação de viver as situações extremas. Não podemos ser rígidos, dogmáticos, inflexíveis ou perfeccionistas (Ex: Tenho carro e vou para Igreja de carro, porém o dia que eu não estou com o carro e não vou à Igreja. Esta atitude está errada, deve-se aprender a conviver sem o carro).

3) O CONTENTAMENTO EXPRESSA UMA DEPENDÊNCIA TOTAL DE DEUS.

Paulo não está se demonstrando um gigante espiritual, mas sim um grande dependente de Deus. Quando enfrentamos circunstâncias difíceis não podemos nos abater e murmurar, temos de buscar entender a visão de Deus na situação e tirar o melhor proveito, pois se sou dependente de Deus a minha atitude será por prova de que eu realmente confio em Deus. (EX: Perdi o ônibus e vou chegar atraso a um compromisso por isto, não posso murmurar tenho de ver o que de bom aconteceu por causa disso, talvez o ônibus fosse ser assaltado e Deus estava me dando um livramento. Se eu perdi o ônibus por negligência, a partir desse momento tomarei muito mais cuidado para que tal fato não ocorra de novo).

CONCLUSÃO:


O fato de estarmos contentes pode ser algo real e diário em nossa vida, principalmente se observamos os três aspectos na atitude de Paulo:
1) Aprender;
2) Adaptar-se e
3) Depender de Deus.

Adaptado do livro: INTRODUÇÃO À CURA INTERIOR (DAVID KORNFIELD – ED. SEPAL)
Adaptação: Prs. Walter Louzada Belidio de Moraes e Ana Lúcia Barbosa de Souza Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário