30 agosto 2012

TENTAÇÃO: COMO IDENTIFICAR E RESISTIR


Imagem17TEXTO: TIAGO 1:12
INTRODUÇÃO: Todo crente sofre tentações. Inclusive os obreiros são tentados. Todos os fiéis do velho testamento foram provados pela tentação. Jesus também foi tentado. Lucas 4:13 “E, acabando o Diabo toda a tentação, ausentou-se dele por algum tempo”
Tentação é a indução, ou o conselho, a pratica do mal. Ser tentado não é pecado, mas ceder a tentação sim. Tiago 1:15 “Depois, havendo a concupiscência concebido, dá a luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte”
I. A NATUREZA DA TENTAÇÃO
A. Toda tentação é externa, ou seja, de fora para dentro.
B. A intenção do Diabo é usar toda e qualquer tentação, é fazer o crente admitir ou concordar com o erro, como se não houvesse nenhum problema. Gênesis 3:4 “Então, a serpente disse a mulher: Certamente não morrereis”.
a. Inclusive oferecendo “vantagens” Gênesis 3:5 “Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal”.
II. A VIGILÂNCIA SOBRE A TENTAÇÃO
A. A Bíblia diz: “Resisti ao Diabo e ele fugirá de vós” Tiago 4:7
B. Às vezes ele brama como um leão, e só a firmeza na fé para resisti-lo. I Pedro 5:8-9 “Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo”.
C. Porém, a maioria das vezes ele vem ardilosa, e sutilmente. Jesus disse: “Vigiai” Marcos 14:38. Vigiar é conhecer o inimigo e sua estratégia, é saber o que ele pensa, qual é o seu plano. Nós não devemos ignorar os ardis de satanás. II Coríntios 2:11 “Porque não ignoramos os seus ardis” Ele não tem como derrotar o crente vigilante.
D. Resistir ao diabo é resistir à tentação.
III. A IMPORTANCIA DE RESISTIR A TENTAÇÃO.
A. A tentação se não for dominada, destrói a vida moral e espiritual do crente. Mas, uma vez que lhe oferecemos resistência, fortalecemos o interior de nosso ser.
B. Há uma bem aventurança especial para aqueles que resistem as tentações, a saber, a “coroa da vida”, como promessa de Deus. Tiago 1:12 “Bem aventurado o varão que sofre a tentação; porque quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam”
CONCLUSÃO: “A resistência à tentação em suas variadas formas, aumenta o poder do crente. Mas o cedimento as tentações destrói as defesas espirituais dos remidos”. (Champlin)

Pr. Aldenir Araújo


Read more: http://www.opregadorfiel.com.br/2010/03/tentacao-como-identificar-e-resistir.html#ixzz2523Tmx72

Nenhum comentário:

Postar um comentário