30 agosto 2012

Sabedoria para reconstruir o lar.


Sabedoria para reconstruir o lar.

"Com sabedoria se constrói a casa e com discernimento se consolida.Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável. O homem sábio é poderoso, e quem tem conhecimento aumenta a sua força; e quem sai à guerra precisa de orientação, e com muitos conselheiros se obtém a vitória"(Pv.24:3-6 NVI)

Sabemos que não existem fórmulas para resolvermos problemas tão complexos como os de ordem familiar e relacional.

Mas de qualquer maneira existem algumas coisas que são básicas para se ter um lar refeito.Leia mais clicando abaixo.

Casos onde o casal está separado, mas que no fundo estão querendo reatar as relações e não estão conseguindo, então é sobre esses casos que vamos tratar aqui.

Vamos falar sobre algumas medidas não milagrosas, mas sim, básicas, e se tomadas com fé irá ajudar em muito a solução do problema.

Geralmente nesses casos, a falta de perdão, a quebra da comunicação, o orgulho, a falta de esperança , ou outras coisas concernentes, são os impedimentos.

Então vamos lá,:

PASSO 1- ARREPENDIMENTO.

A primeira coisa que os envolvidos devem fazer é ajustar a sua vida com Deus, pedir perdão pelos pecados cometidos, incluindo aí, os pecados cometidos contra o cônjuge.

O arrependimento deve ser genuíno e não somente porque está interessado na solução do problema.
Deve-se buscar isso, procurando transformar a tristeza em arrependimento conforme Paulo ensina aos coríntios:

“2Co 7:10- Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento, para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.”

Ficar triste com o fato ocorrido por si só não move o mundo espiritual. A tristeza transformada em arrependimento diante de Deus, essa é que gera algo novo no mundo espiritual.
Com relação ao pedido de perdão, nem sempre é possível o contato pessoalmente, então, escreva uma carta, um email, de um jeito e peça perdão, faça a sua parte, mesmo que seja o outro que errou contigo.

PASSO 2 – BUSCA DE DEUS

Conserte o teu relacionamento com Deus, sabendo que a presença Dele garante a vitória.

Pare de ficar desesperado correndo atrás do cônjuge que foi embora, procurando ouvir notícias vinda de todo lado e geralmente chegam até você distorcidas da verdade. Pare de perder seu tempo vigiando os passos do outro.

Concentre–se em Deus e aproveite o momento para crescer espiritualmente. Corre para Jesus, não para o cônjuge.

Muitas pessoas correm tanto atrás do cônjuge que este acaba por se enfadar e decidir-se de vez pela separação.

Quando você corre para perto de Jesus , veja o que acontece:

Sl 146: 18-19-Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade.Ele cumprirá o desejo dos que o temem; ouvirá o seu clamor, e os salvará.

PASSO 3- EXAMINE-SE A SI MESMO

I Co 11:28a - Examine-se, pois, o homem a si mesmo,...

É um momento muito oportuno para se fazer uma avaliação do ocorrido e, sem complacência consigo mesmo, determinar qual foi a sua participação no evento separação.

Qual a sua parcela de culpa. Lembro que dificilmente o erro está em uma só das partes, geralmente há erros de ambos os lados.

É bem verdade, que às vezes, só fica claro o último erro, aquele que determinou a separação e assim um só que leva a culpa.

Por isso é importante você se examinar, isso vai facilitar o processo de restauração através do perdão, pois quando eu admito a minha culpa, me torno mais justo e misericordioso com o outro.

PASSO 4: - CRESÇA COM O ERRO.

"Quem pode discernir os próprios erros? Absolve-me dos que desconheço! Também guarda o teu servo dos pecados intencionais; que eles não me dominem! Então serei íntegro, inocente de grande transgressão." ( Sl 19:12-13-NVI )

Alguns casais se separam e voltam várias vezes ao longo de um relacionamento e por fim, se acomodam num relacionamento não muito bom ou se separam.

E por isso se dá dessa forma? É possível que quando reataram o relacionamento não corrigiram posturas e comportamentos que foram determinantes para a separação e quando esses erros voltam a ocorrer, novamente o casal se separa.

Então é de bom alvitre que se aproveite este tempo para um crescimento, um amadurecer no seu caráter.

É preciso ser melhor do que antes para que quando o relacionamento for restabelecido os mesmos erros não aconteçam mais e haja paz.

Interessante que em alguns casos, o casal se separa e se casam com outras pessoas , constituindo assim novos casais, mais que também se separam, porque isso acontece?

Talvez,por causa dos mesmos velhos erros que não foram corrigidos.

Considerando que somos cooperadores com Deus, é preciso aprender como cooperar para que não haja mais separações ou conflitos.

E isso se dá através da leitura de bons textos sobre o assunto, mensagens, sermões, livros interessantes e etc. Incluo aqui a orientações com profissionais que tratam dos relacionamentos humanos, como conselheiros, psicólogos, pastores e psicoterapeutas.

O que nós temos visto são pessoas imaginando que vão se aconselhar com um desses profissionais e algo mágico vai acontecer.

Tais pessoas vão te dar um norte, um caminho a seguir, vão te levar a uma reflexão sobre, mas não são eles os cupidos que farão acontecer.

Pode até acontecer algo sobrenatural se for da parte de Deus, através das orações ele pode mudar o coração de qualquer um, assim como mudou o coração de Ezaú que tinha ódio mortal de seu irmão Jacó, mas quando se encontraram se abraçaram e juntos choraram.

A bíblia diz que o coração do rei está nas mãos de Deus, quanto mais o coração de seu cônjuge.

Deus transformou num só momento, o Rei Saul num novo homem ( I Sm 10:9).

O que você tem que fazer é buscar uma mudança necessária em você mesmo, já que você não pode mandar que o outro mude, então mude-se a si mesmo. Isso é atitude e fé e estas duas andam juntas.

PASSO 5 – DEMONSTRE QUE HOUVE MUDANÇA.

Muitas vezes , tudo que um cônjuge espera que aconteça é que o outro caia na real e mude seu comportamento.Uma coisa é examinar-se a outra é mudar-se a si mesmo. Ter uma nova postura.

Se é ciumento , que deixe de ser ou pelo menos busque o equilíbrio; se é encrenqueiro, que deixe de arrumar confusão por coisas pequenas ; se é violento ou agressivo, que não seja mais; se não tem controle emocional, que busque.

São muitas as possibilidades que se possa desejar que o outro mude.Vemos casais separados onde um luta de unhas e dentes para conseguir ter o outro de volta, mas só que, literalmente, é de unhas e dentes, na violência, na agressividade, na ofensa, na acusação. Nada disso trará o outro de volta.

Além de crescer com o erro, é preciso provar que houve mudança comportamental.

E alguns comportamentos só podem ser mudados com a ajuda de Deus, por isso Paulo falo assim:

Gl 5:16-26-Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: Prostituição, impureza, lascívia,Idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais declaro, como já, antes, vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.Contra estas coisas não há lei.E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.
Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.


PASSO 6 – FAÇA CONTATO DE MANEIRA AMISTOSA.

O outro precisa sentir saudades de você, precisa lembrar de coisas boas. Quanto ele se encontrar com você faça sempre de maneira amistosa. Os ânimos vão estar alterados, mas você não pode perder o controle. A mulher de cantares diz:

Ct 7:10 Eu sou do meu amado, e ele tem saudade de mim.

E olha que eles estavam em conflito, ela tinha tratado ele com descaso, mas ainda assim ela é doce quando faz menção dele.

Quando reencontrar o amado, faça tudo para não discutir , não acusar, mas sim, admita seus erros. Não se apaga fogo com gasolina.

A palavra branda desvia o furor , mas a palavra duro suscita a ira.

Tem pessoas que no desespero empurram o outro para mais longe ainda.E as vezes o empurrão é tão forte que o outro cai no colo de alguém.

PASSO 7- FALE BEM, NÃO FALE MAL.

Interessante quando as coisas não estão muito bem entre o casal, costuma-se falar mal um do outro.

E isso de alguma maneira vai chegar ao seu ouvido , mesmo porque fala-se com as mesmas pessoas, com aqueles que fazem parte do rol de amigos do casal.

Se quer ou tem que falar alguma coisa , que fale bem, pois quando falar bem o outro saberá e pode-se aumentar a chance de paz.

Veja o que aconteceu com a mulher Sulamita, no livro de Cantares. Ela usou de indiferença com seu amado, ele se foi, e ela sai em busca dele.

Ela apanha na rua dos guardas da cidade. É um preço que ela pagou. Há preços que se tem que pagar para encontrar o amado.Depois da surra que levou, ela pede ajuda para as pessoas , e ela fala dele da seguinte maneira:

Cantares 5:8-16-Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, que, se achardes o meu amado, lhe digais que estou enferma de amor.
Que é o teu amado mais do que outro amado, ó tu, a mais formosa entre as mulheres? que é o teu amado mais do que outro amado, que tanto nos conjures?
O meu amado é cândido e rubicundo; ele traz a bandeira entre dez mil.
A sua cabeça é como o ouro mais apurado, os seus cabelos são crespos, pretos como o corvo.
Os seus olhos são como os das pombas, junto às correntes das águas, lavados em leite, postos em engaste.
As suas faces são como um canteiro de bálsamo, como colinas de ervas aromáticas; os seus lábios são como lírios que gotejam mirra.
As suas mãos são como anéis de ouro, que têm engastadas as turquesas: o seu ventre, como alvo marfim, coberto de safiras.
As suas pernas, como colunas de mármore, fundadas sobre bases de ouro puro; o seu parecer, como o Líbano, excelente como os cedros.
O seu falar é muitíssimo suave; sim, ele é totalmente desejável. Tal é o meu amado, e tal o meu amigo, ó filhas de Jerusalém


PASSO 8 – ESPERE COM PACIÊNCIA.

Não fique vigiando os passos do outro, fazendo perguntas, falando pelos cotovelos, comentando com todo mundo. Acalme-se, se ele for teu ele voltará, se ele não voltar é porque já não era mais teu.Faça a sua parte e aguarde em Deus. Faça como Davi:

Sl 40:1-2- Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.
Tirou-me de um lago horrível, de um charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos;
E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor.


PASSO 8 – SE HÁ UMA TERCEIRA PESSOA, MOSTRE QUE VOCÊ É MAIS INTERESSANTE QUE ELA.

Quem quer reconquistar um amor, que já está num novo relacionamento, precisa saber que terá que ser melhor do que o novo parceiro ou a outra. Se for uma mulher, uma amante, você terá que ser melhor do que ela naquilo que o homem mais quer, uma companhia agradável , um bom sexo, e um lugar de paz para voltar toda tarde, onde irá descansar.

Algumas pessoas, depois que reconquistam o outro, faz da vida dele um inferno, e acabam perdendo-o de novo.

CONCLUSÃO: Espero poder ajudar com tais conselhos, mas lembre-se , que Deus pode e quer restaurar seu casamento, porque Ele odeia o divórcio, então ele não quer o seu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário