31 agosto 2012

A Fórmula para permanecer firme


Reflexões Evangélicas



A alternativa para o Cristão é aprender a Bíblia. "O meu povo é destruído porque lhe falta o conhecimento." (Oséias 4.6). Como discípulos, devemos manter uma aprendizagem contínua das Escrituras, aumentando a compreensão da Palavra de Deus.
  
Este testemunho é verdadeiro. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sãos na fé (Tito 1:13). Os cristãos confiantes devem ser estudiosos da Palavra a fim de se tornarem sadios na fé. O estudo bíblico faz com que amemos mais o seu conteúdo e respeitemos a sua aplicação. A felicidade e segurança surgem com a intimidade da Lei de Deus.

A Bíblia é o instrumento dado por Deus para enfrentarmos as circunstâncias. É muito mais que um passatempo devocional. A própria existência bíblica é uma declaração do cuidado de Deus por nós.

A Bíblia é a história dos fracos que aprenderam que Deus triunfa no meio das nossas fraquezas, é o estudo das vitórias dos que seguiram a Deus e dependeram dele.

Somos infelizes porque conhecemos apenas o Deus das salas de aula, o Deus das classes de novos convertidos. Sabemos que Ele é trino e uno, santo e justo. Mas não temos descoberto sua participação em nossas vidas.

O estudo perseverante da Palavra de Deus nos fortalece e, mantêm ativa nossa resistência ao mundo secular. Não devemos nos afastar da sociedade, nem nos retirarmos do mundo, mas, devemos viver como sal e luz dentro da sociedade. Devemos viver como embaixadores leais a Cristo. O estudo nos dará a força necessária para resistir à influência da degeneração secular sobre nosso compromisso.

Paulo estava desencantado com os que estavam biblicamente subnutridos. Ele criticou os coríntios por desejarem uma dieta infantil de leite e recusarem a carne da Palavra de Deus (1Coríntios 3.1-3). A carta aos Hebreus também expressou desapontamento com os que nunca cresciam bastante para serem mestres dentro da igreja (Hebreus 5.11-14).

Os cristãos estavam sempre aprendendo a verdade elementar do evangelho. Nunca amadureciam o bastante para saborear a excelência das verdades mais profundas, escondidas, de Cristo. Paulo dizia que as pessoas estavam sempre aprendendo, mas, nunca se tornavam capazes de conhecer a verdade (2 Tm. 3.6-7).

O cristianismo moderno também é igualmente condenado. Há pouco estudo sério da Bíblia. O conselho de 2 Pedro 3.18 é grandemente ignorado: "Crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo."

Em Corinto os discípulos eram indisciplinados em questões de Bíblia e brigavam selvagemente. A divisão entre eles mesmos tornava-os incapazes de atrair a outros que tinham necessidade espiritual. "Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede que não vos consumais também uns aos outros." (Gálatas 5.15). Quando os cristãos deixam de alimentar-se da Palavra, muitas vezes começam a alimentar-se uns dos outros.

Igrejas se dividem quanto ao lugar onde colocar as flores, ou quem tocará piano. Os que gastam suas energias com esses problemas triviais não se deram ao estudo da Palavra. Assim, quando os probleminhas os confrontam, são prontamente derrotados porque não tem necessário conhecimento da Bíblia para enfrentar tais problemas como Cristo o faria.
"Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes" (Hb. 4.12). Foi nos dada a mais eficaz de todas as armas. Se aprendermos sua sabedoria e traçar sua verdade, avançaremos. Nenhuma situação será desesperadora, pois a Palavra de Deus abrirá caminho através das dificuldades e dos problemas que se colocam diante de nós.

Se nos entregarmos ao estudo da Palavra de Deus, ser-nos-á dado o domínio das circunstâncias "O meu povo é destruído porque lhe falta o conhecimento. Porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei como meu sacerdócio." (Oséias 4.6).

Estude seu caminho para domínio da vida. Conheça a Palavra de Deus para que possa permanecer firme.

Lidiomar T.Granatti (Litrazini)

Graça e Paz


Nenhum comentário:

Postar um comentário