22 agosto 2012

Para Todos


Para Todos

"O que fala em outra língua a si mesmo se edifica, mas o que profetiza edifica a igreja." (1 Coríntios 14:4 ARA)
Aceitei um desafio grande com este versículo, encontrando algo edificante, mas que fuja das polêmicas teológicas e dos diferentes entendimentos sobre dons espirituais. Deus preparou dons como ferramentas de edificação para todos nós.
Esse texto me ensinou que há dons para minha edificação pessoal dados por Deus como presente para mim. Posso encontrar outros na Bíblia, posso me aprofundar no entendimento deles. Mas a conclusão que vou chegar é que Deus se preocupa comigo e me dá o que preciso para crescer diante Dele em intimidade e santidade.
Me ensina também que há dons para edificação coletiva, para a igreja, para os santos. Seja o dom que for, e há outras tantas menções de edificação para o povo de Deus. A conclusão é que Deus se preocupa conosco, no plural, na reunião ou na dispersão - no coletivo.
Deus é um Pai Maravilhoso, que cuida de mim mas também cuida de meus irmãos, seja um a um ou no coletivo. Seu cuidado é pessoal, mas Ele dá ferramentas, a mim e a nós, para com ela sermos edificados inclusive quando edificando outros. Nada me ensina mais sobre a Palavra de Deus do que preparar um estudo para ensiná-lo, nada fala mais ao meu coração na presença de Deus do que compartilhar minha fé, nada me enche mais de graça e favor de Deus do que orar com os meus irmãos. Somos tão diferentes e ainda assim temos o que precisamos para cada necessidade que possamos ter. Deus é demais.
Querido leitor, independente de qual dom seja e do fato de você crer nele especificamente ou não, entenda uma coisa. Deus te ama (e nos ama) e te dá (e nos dá) dons - a palavra dom significa presente, dádiva - para seu (e nosso) benefício. Agradeçamos, que é o que nos cabe.
"Pai, muito obrigado pelo dons derramados sobre mim através do Teu Espírito Santo. Eu não poderia conseguir nada sem eles e nem os mereço, mas é fruto do Teu amor por mim."
Mário Fernandez

Nenhum comentário:

Postar um comentário