30 agosto 2012

As vestes da Bíblia


vestesTexto: Isaías 61:10
Introdução: Quando Adão e Eva pecaram e se tornaram-se conscientes de sua nudez diante de Deus, Deus os vestiu com "vestes de pele" (Gn 3:21). Diferentemente dos animais, o homem não tem pelos, escamas ou penas de cobertura, quando ele nasce. Ele tem que vestir para proteger e manter o corpo quente.
A "túnica" (usado 26X) ou "manto" (usado 13X) em tempos antigos era um vestido longo que era mais solto do que a roupa interior. Não era geralmente utilizados por pessoas comuns. Era principalmente usado pelos reis, pelos profetas, pelos nobres e pelos ricos. Que roupa exterior foi o vestido da realeza e classificar imponente. Era a roupa de quem tinha alta distinção social. Vamos agora considerar cinco vestes encontradas na Bíblia e que sejamos iluminados com seu significado espiritual.
1. O manto rasgado de tristeza (Jó 1:20).
Então Jó rasga seu "manto" ou sua "veste". Isto foi em resposta à ferocidade dos ataques de Satanás. O Diabo levou sua família, sua saúde e sua riqueza. No entanto, Jó não perdeu sua fé em Deus apesar de que ele amava profundamente sua família, seus bens e a si mesmo. Quando o homem de Deus, Jó perdeu seus tesouros terrenos e relacionamentos, lhe custou muito sofrimento. Você não deve deixar que suas vestes de tristeza lhe separe da doce comunhão com o Deus que ama você (Romanos 8:38-39).
2. A longa túnica da pretensão (Lucas 20:46).
O Senhor Jesus alertou para os escribas com suas longas túnicas. Eles eram pretendentes religiosos, eles afirmaram conhecer a Deus, mas rejeitaram Seu Filho. Copiavam a lei e a ensinava, mas estavam cegos a respeito de quem Jesus realmente era. Eles acrescentaram que a regulamentação da lei não era encontrada nele. Eles explicaram a própria lei, eles ensinavam a lei para os outros. Os escribas eram juízes, uma vez que alegavam que apenas os escribas compreendiam totalmente o significado das leis do Antigo Testamento. Eles fingiam que estavam bem com Deus, mas era realmente apenas aparência (Mateus 23:25, 27). Não fingir e engane a si mesmo para estar bem com Deus - certifique-se que é real!
3. O manto escarlate da zombaria (Mateus 27:28).
Marcos e João dizem que os romanos despojaram Jesus e colocaram nele um "manto de púrpura" (Marcos 15:17 - João 19:2, 5) Compare o "manto escarlate" Mateus disse que os soldados colocaram nele (Explique). O manto escarlate ou púrpura em Jesus era apenas uma imitação do manto real que um rei usava. Como é triste que algumas pessoas zombam do Senhor Jesus, em vez de confiar nEle!
4. A melhor roupa de justiça (Lucas 15:22).
Quando o filho pródigo arrependido voltou para casa de seu pai, lhe vestiram com a "melhor roupa". Essa roupa restaurou lhe a um lugar de honra e dignidade, como um filho. Esta melhor roupa de justiça fala de nosso ser vestido com a justiça de Cristo (I Coríntios 1:30 - II Coríntios 5:21.) Como filhos de Deus. Estou falando com um "filho pródigo" agora? Se estiver, nunca é tarde demais para voltar e ficar bem com Deus.
5. A veste branca dos remidos (Apocalipse 7:9, 14).
Esta cena está diante do trono de Deus no céu. Aqui está uma imagem dos santos lavados pelo sangue de cada raça, nação e língua louvando e adorando a Deus diante do seu trono glorioso. Isso significa que milhões de pessoas vindas de mais de 200 nações do mundo estarão no céu. As vestes brancas dos redimidos já foram pagas pelo sangue do Cordeiro. Aqueles que morrem em sua "própria justiça" trocam as vestes brancas, oferecida por Cristo para "trapo imundo" (Isaías 64:6 - filipenses 3:9). Veja o tipo em Zacarias 3:1-4.
Conclusão: Amigo, como vimos hoje, vestes na Bíblia são para cobrir e dar proteção ao corpo. Graças a Deus, Ele nos lavou no sangue de Cristo e também nos cobriu com a Sua justiça! Louvado seja Deus, todos os verdadeiros crentes jamais aparecerão nus ou vestindo trapos de sua justiça própria diante do seu trono lá na glória!
Meu amigo, quando Deus olha para o seu vestuário espiritual hoje, que tipo de roupa Ele vai achar em você? Você também pode usar a melhor roupa da justiça hoje, se, pela fé e arrependimento, você vier a Jesus e pedir-lhe para ser seu Senhor e Salvador.
Pr. Aldenir Araújo


Read more: http://www.opregadorfiel.com.br/2011/02/as-vestes-da-biblia.html#ixzz251lsXRn3

Nenhum comentário:

Postar um comentário