30 agosto 2012

A FAMÍLIA BEM SUCEDIDA




Texto: “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína” (Mt 7.24-27).
Introdução: Assim como cada pessoa, as famílias também precisam ser edificadas sobre a Rocha que é Cristo.

1. As famílias e as tempestades.
a. O verso 25 fala de chuva, rios e ventos: “e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa...”.
b. Esses rios, ventos, chuvas bem podem ser: as lutas, os desafios, as crises, as dificuldades que a família enfrenta.
c. O objetivo principal do inimigo é atingir a família. Quando ele fere a família, o Estado é atingido, a escola, a igreja, a sociedade.
d. Suas estratégias são muito conhecidas: sexo, bebidas, drogas, consumismo, ativismo,falta de tempo. O inimigo tem armado laços para envolver a família.
e. As tempestades as vezes são provações, tentações e lutas. Quantos laços tem sido armados e quantas famílias estão atravessando momentos de angústias, de dor, de desafios. São as tempestades que assolam.

2. A família e o sólido fundamento.
a. O verso 24 lembra: O homem prudente é aquele que constrói sua casa sobre a rocha;
b. À luz do ensino das Escrituras Sagradas, a Rocha é o Senhor Jesus Cristo (At 4.11; 1 Pe 2.4-6; 1 Co 3.11; Ef 2.20);
c. A família precisa de uma base, um alicerce, um fundamento, caso contrário fica solta, se torna frágil, volúvel, não resiste aos embates, se desintegra. Na prática é isto o que está acontecendo hoje com a família. Divórcios, separações, crianças abandonadas, violência, suicídio de adolescentes, filhos tirando a vida de seus pais, pais atentando contra a honra de suas filhas;
d. Apesar das tempestades, ela não cai, ela tem um fundamento.

3. A família e o segredo da vitória.
a. O verso 24 esclarece: O homem prudente é aquele que ouve e pratica a palavra do Senhor.
b. O segredo para o bem estar, a harmonia, o equilíbrio da família está na prática dos princípios estabelecidos na Palavra de Deus. A Bíblia é o manual da família. Não basta consultá-lo apenas, é preciso levar a sério os seus ensinos;
c. Cremos na urgente necessidade de uma volta à Palavra de Deus. Ela não pode apenas ser um enfeite nas casas, ela precisa ser lida e praticada pela família. Ela é luz, é lâmpada, ela é bússola, é espada, é fogo, é pão, é água, é refrigério. Eis o segredo, a Palavra é viva e eficaz (Hb 4.12).

Conclusão: Mateus 7.24-27 fala de duas casas: a que não cai e a que cai. Construamos a nossa casa sobe a Rocha e ela não cairá.

Messias Anacleto Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário