26 julho 2012

Liderar, Ser Líder, Exercer Liderança


Liderar, Ser Líder, Exercer Liderança





"Não julgue cada dia pela colheita que você obtém, mas sim pelas sementes que você planta." Robert Louis Stevenson.



Liderança é o ato de influenciar pessoas de forma coerente a construir e desenvolver objetivos comuns, fazendo com que elas dêem o seu melhor.

Para exercer a liderança é necessário ser diferente para ser igual, ou seja, temos que ser diferentes para conseguir ser igual com todos é ter flexibilidade na diversidade; isso é `liderar`


Liderar é a capacidade de inspirar seus liderados mesmo nas tarefas mais difíceis e diante das maiores adversidades; obtendo um resultado bom para todos;


Para exercer uma liderança eficaz é necessário comunicar-se na linguagem de quem houve; é fazer uma gestão de expectativas (tanto o líder como o liderado), é preciso conhecer a equipe e saber o que buscam; identificação de cada liderado.


A liderança se caracteriza por ter foco no alvo – tirar um tempo para cada coisa: ouvir, concentrar-se, prestar atenção. Segundo pesquisas o tempo deve ser distribuído da seguinte forma: 20% relacionamento e 80% trabalho. A liderança se caracteriza pela criatividade para que assim seja possível atingir os objetivos mais rapidamente.


Conceitos:


- Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas (gestão de pessoas) transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização. Liderar não é uma tarefa simples, pelo contrario exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso, pois a organização é um ser vivo, dotado de colaboradores dos mais diferentes tipos. Liderar, de uma forma bem clara, pode ser entendido como a gestão eficaz e eficiente das pessoas de uma equipe, para que se atinja os objetivos propostos pela organização.


- Características da Liderança: Integração de grupos; Envolvimento e compromisso do grupo; Compromisso com as metas da organização; Desenvolvimento de habilidades interpessoais (assertividade, empatia, feedback, coaching, etc; Parceria com profissionais competentes; Comemoração de resultados; Análise de novos ângulos; Instigar a criatividade; Preocupação com qualidade de vida; Estimular o trabalho em equipe e Desenvolvimento de potenciais e talentos.


- Desafios e um Líder: Encorajar a cooperação sem, contudo, sufocar o empenho competitivo; Facilitar a tomada de decisão em grupo sem ser indeciso e Encorajar a participação de todos os membros da equipe sem sacrificar a qualidade das decisões.


- Habilidades de um Lider: saber selecionar pessoas; ser criativo; desenvolver pessoas; delegar; administrar conflitos; dar feedbacks; tomar decisões, identificar talentos e adaptar-se a mudanças.


- O Lado Pessoal da Liderança: Fale regularmente com um confidente seu; Se você não tem um mentor, consiga um; Encontre um santuário; Aproveite eventos profissionais e Lembre-se Delegar não é fraqueza.


- Os 9 C´s que um líder deve ter: Curiosidade, Criatividade, Comunicação, Caráter, Coragem, Convicção, Carisma, Competência e Common Sense (senso comum.).


- Frases de Lideres:


* “O maior líder é aquele que reconhece sua pequenez, extrai força de sua humildade e experiência da sua fragilidade.” (Augusto Cury)


* “A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns.” (Abraham Lincoln)


* “Um líder é alguém que sabe o que quer alcançar e consegue comunicá-lo.” (Margareth Thatcher)


* “Ser líder é com ser uma dama: se você tem que provar que é, então você não é.” (Margareth Thatcher)


* “A função da liderança é produzir mais lideres, não mais seguidores.” (Ralph Nade)


* “Quem não escolhe o árduo caminho da liderança deve ser sábio para escolher a que lider seguir.” (Alfredo Martini Junior)


* "Para um líder, subir em um palco e ser aplaudido não é tão gratificante quanto estar na platéia, aplaudindo as pessoas que ele desenvolveu para estarem lá.” (Alfredo Martini Júnior)


* “Meu alvo não é formar seguidores que resultem em uma multidão. Meu alvo é desenvolver lideres que se transformem em um movimento.” (John C. Maxwell)


* "O líder Nato aprende a ouvir para auxiliar, sem a presunção de resolver.” (Lourdes Catherine)


* “A primeira pessoa que você lidera é a si próprio.” (Jonh C. Maxwell)


Texto extraído de uma oficina de aprendizado da FGV (adaptado pela autora)
http://intimidadedeus.blogspot.com.br/2012/07/liderar-ser-lider-exercer-lideranca.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário