29 julho 2012

LIDERANÇA


LIDERANÇA

"Davi retirou-se dali e se refugiou na caverna de Adulão; quando ouviram isso seus irmãos e toda a casa de seu pai, desceram ali para ter com ele." (1 Samuel 22:1 ARA)
Um líder é uma pessoa que tem algo diferente em si mesmo, algo que não é fácil de explicar nem de copiar. Davi se refugiou, fugiu, se escondeu numa caverna. Não panfletou na esquina, não divulgou, não fez propaganda, estava foragido. Ainda assim foi reconhecido como líder e muitos o seguiram, tanto que nos próximos versículos vemos algumas centenas de homens se juntando a ele. Certamente não eram os nobres da sociedade, mas ali estavam e o seguiram, voluntariamente.
Isso talvez seja algo que mereceria mais de nossa atenção, pois temos visto e ouvido tantos que lideram pela força, pela imposição, pela autoridade delegada e não pelo carisma, pela liderança inata. No seio da igreja local despertam líderes diariamente, alguns que prosperarão e outros que serão sufocados ao longo do tempo. Imagine se nós tivéssemos mais discernimento e mais motivação para treinar estes líderes e fazer deles os influenciadores da nossa geração, o impacto que isso traria.
Mas, o que mais chama a minha atenção nesse episódio é o fato de que Davi era, sim, um homem comum, cheio de erros e pecados, cheio de limitações, como eu e você. Mesmo assim ele tinha essa característica de atrair para si liderados, com certa naturalidade.
Isso me ensina diretamente duas coisas: primeiro, não sãos as qualidades de um homem que atraem seguidores, do contrário Davi jamais teria um time de futebol. Segundo, nós é que decidimos o uso que damos para o carisma que temos, seja para amontoar gente ou para tirar proveito pessoal disso.
Que isso nos ajude a discernir os verdadeiros líderes, a liderar com excelência sem se vangloriar disso, e também a servir a Deus com o que temos, afinal foi Ele que nos deu. Davi com todos os defeitos que tinha fez coisas grandiosas para Deus.
"Pai, muito obrigado porque a Bíblia me mostra que é possível fazer tantas coisas boas mesmo sendo tão limitado. Ajuda-me a servir a Ti e a Teu povo de maneira justa e correta."
Mário Fernandez

Nenhum comentário:

Postar um comentário