30 julho 2012

DETERMINAÇÃO

DETERMINAÇÃO

“ Venham, fiquemos de joelhos e adoremos o SENHOR. Vamos nos ajoelhar diante do nosso Criador. Ele é o nosso Deus; nós somos o povo que ele guia, somos o rebanho do qual ele cuida” (Salmo 95:6-7) 
Nós devemos sempre estar buscando e adorando a Deus, somos Seus servos, Seu povo e queremos agradá-Lo. Jesus falou sobre seus seguidores: “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem crê em mim fará as coisas que eu faço e até maiores do que estas, pois eu vou para o meu Pai.
 E tudo o que vocês pedirem em meu nome eu farei, a fim de que o Filho revele a natureza gloriosa do Pai. Eu farei qualquer coisa que vocês me pedirem em meu nome.” (João 14:12-13) Jesus deixou bem claro que seus seguidores fariam as mesmas obras que ele e até mais.
 Deus, ao criar os seres humanos, disse que todas as coisas visíveis estariam sujeitas aos seres humanos “Aí ele disse: —Agora vamos fazer os seres humanos, que serão como nós, que se parecerão conosco. Eles terão poder sobre os peixes, sobre as aves, sobre os animais domésticos e selvagens e sobre os animais que se arrastam pelo chão.” (Gênesis 1:26) O apóstolo Paulo também disse que com a força de Deus ele conseguia enfrentar e vencer todas as adversidades. “Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação.” (Filipenses 4:13) 
Vamos ver exemplos de pessoas que falaram com determinação e foram bem sucedidos.
 1 – Josué Em determinada batalha para conquistar a terra de Canaã Josué mandou o sol e a lua ficarem parados. “E o SENHOR Deus fez com que os inimigos ficassem apavorados quando viram os exércitos de Israel. Assim os israelitas os derrotaram completamente em Gibeão e os perseguiram na descida de Bete-Horom, combatendo até Azeca e Maquedá. E, enquanto eles fugiam dos israelitas, correndo na descida de Bete-Horom até Azeca, o SENHOR jogou do céu grandes pedras de gelo sobre os inimigos, e eles foram mortos. E morreram mais pessoas com essa chuva de pedras do que no combate com os israelitas. No dia em que o SENHOR deu a vitória aos israelitas na luta contra os amorreus, Josué falou com ele. E, na presença dos israelitas, disse: “Sol, fique parado sobre Gibeão! Lua, pare sobre o vale de Aijalom! ” O sol ficou parado, e a lua também parou, até que o povo se vingou dos seus inimigos. Estas palavras estão escritas no Livro do Justo. O sol ficou parado no meio do céu e atrasou a sua descida por quase um dia inteiro. Nunca tinha havido e nunca mais houve um dia como este, um dia em que o SENHOR obedeceu à voz de um homem. Isso aconteceu porque o SENHOR combatia a favor de Israel. Depois disso Josué e o seu exército voltaram ao acampamento de Gilgal.” (Josué 10:10-15) Josué não orou a Deus pedindo que o sol e a lua ficassem parados, ele mandou o sol e a lua pararem! 


2 – Jesus Em certa ocasião, quando Jesus atravessa o mar da galiléia com os discípulos sobreveio uma tempestade tão forte que os discípulos temeram por suas vidas. “Jesus subiu num barco, e os seus discípulos foram com ele. De repente, uma grande tempestade agitou o lago, de tal maneira que as ondas começaram a cobrir o barco. E Jesus estava dormindo. Os discípulos chegaram perto dele e o acordaram, dizendo: —Socorro, Senhor! Nós vamos morrer! —Por que é que vocês são assim tão medrosos? —respondeu Jesus. —Como é pequena a fé que vocês têm! Ele se levantou, falou duro com o vento e com as ondas, e tudo ficou calmo. Então todos ficaram admirados e disseram: —Que homem é este que manda até no vento e nas ondas?!” (Mateus 8:23-27) Jesus não orou a Deus pedindo para acalmar a tempestade, ele acalmou a tempestade. 


3 – Pedro e João Pedro e João, movidos por compaixão, curaram milagrosamente um coxo de nascença. “Certo dia de tarde, Pedro e João estavam indo ao Templo para a oração das três horas. Estava ali um homem que tinha nascido coxo. Todos os dias ele era levado para um dos portões do Templo, chamado “Portão Formoso”, a fim de pedir esmolas às pessoas que entravam no pátio do Templo. Quando o coxo viu Pedro e João entrando, pediu uma esmola. Eles olharam firmemente para ele, e Pedro disse: —Olhe para nós! O homem olhou para eles, esperando receber alguma coisa. Então Pedro disse: —Não tenho nenhum dinheiro, mas o que tenho eu lhe dou: pelo poder do nome de Jesus Cristo, de Nazaré, levante-se e ande. Em seguida Pedro pegou a mão direita do homem e o ajudou a se levantar. No mesmo instante os pés e os tornozelos dele ficaram firmes. Então ele deu um pulo, ficou de pé e começou a andar. Depois entrou no pátio do Templo com eles, andando, pulando e agradecendo a Deus. Toda a multidão viu o homem pulando e louvando a Deus... Foi o poder do nome de Jesus que deu forças a este homem. O que vocês estão vendo e sabendo foi feito pela fé no seu nome, pois foi a fé em Jesus que curou este homem em frente de todos vocês.” (Atos 3:1-9,16) O relato não diz que eles oraram pedindo para Deus ter misericórdia e curar aquele coxo, eles simplesmente disseram: “pelo poder do nome de Jesus Cristo, de Nazaré, levante-se e ande”.


 4 – Paulo Durante uma viagem missionária, enquanto pregava na cidade de Listra, Paulo curou um aleijado. “Na cidade de Listra havia um homem que estava sempre sentado porque era aleijado dos pés. Ele havia nascido aleijado e nunca tinha andado. Esse homem ouviu as palavras de Paulo, e Paulo viu que ele cria que podia ser curado. Então olhou firmemente para ele e disse em voz alta: —Levante-se e fique de pé! O homem pulou de pé e começou a andar.” (Atos 14:8-10) Paulo, ao perceber que o aleijado tinha fé para ser curado, não orou a Deus pedindo que ele fosse curado, mas disse: “Levante-se e fique de pé”. Estes exemplos nos mostram que nós não temos o que temer, apenas devemos exercer fé em Deus. Assim como Jesus disse a Jairo, ele também diz a nós hoje: “Não tenha medo; tenha fé” (Lucas 8:50) Todos eles nunca disseram a Deus que tinham algum problema, mas mostravam que os problemas são vencidos quando confiamos em Deus. Não diga a Deus que você tem problemas, mas diga aos problemas que você tem Deus. Jesus, ao enviar os apóstolos, mandou eles anunciarem o evangelho a todas as pessoas, mas também disse do poder que os que aceitassem o evangelho teriam: “Aos que crerem será dado o poder de fazer estes milagres: expulsar demônios pelo poder do meu nome e falar novas línguas se pegarem em cobras ou beberem algum veneno, não sofrerão nenhum mal; e, quando puserem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados.” (Marcos 16:15-18) Jesus nos mandou, em primeiro lugar, para pregar o evangelho, mas também para realizar grandes obras. Jesus deixou bem claro neste texto que os que fariam sinais e milagres não seriam apenas pastores, diáconos ou determinadas pessoas, mas todos aqueles que cressem: eu, você, todos. Depois destas instruções, Jesus subiu aos céus, mas depois que os discípulos começaram a pregar, Jesus demonstrava por meio de milagres que a mensagem era verdadeira. (Marcos 16:19-20) Que tenhamos sempre a mesma determinação de Josué que disse aos israelitas: “Porém eu e a minha família serviremos a Deus, o SENHOR.” (Josué 24:15) 
Fonte: Pregação do pastor Carlos da Igreja Cristã Rei de Israel - Rio Claro - SP 29/07/2012
-- 

Nenhum comentário:

Postar um comentário