06 julho 2012

Basta



Basta


"Porque basta o tempo decorrido para terdes executado a vontade dos gentios, tendo andado em dissoluções, concupiscências, borracheiras, orgias, bebedices e em detestáveis idolatrias." (1 Pedro 4:3 ARA)

Curiosamente, em meio a uma leitura meditativa das Escrituras uma palavra ou outra salta aos olhos da gente de maneira única. Neste caso, como estou lendo as cartas de Pedro, foi aquele "basta".

Basta significa que chega, que foi o suficiente, que não precisa mais, que está lotado ou completo. Num certo sentido é o fim de algo, por vezes, literalmente. Neste texto em particular eu vejo muito fortemente o sentido de que chegou o tempo de mudar, não se admite mais continuar como estava. Esse tempo passado teve sua vez e acabou, passou, foi suficiente, "basta". Será que compreendemos isso aplicado ao nosso cotidiano? Será que entendemos que é o Senhor quem nos sustenta mesmo que tenhamos um trabalho ou fonte de renda "comum"? Será que está claro para nós que estamos falando de modo de vida e não de religião?

É preciso entender que o cristão não é caracterizado por frequentar uma igreja, ou por dar dízimo, ou fazer orações e nem mesmo por tê-las atendidas. Um cristão é marcado por nascer de novo e viver uma vida imitando a Cristo. Afinal, cristão = imitador de Cristo. Portanto, como disse o apóstolo Pedro, precisamos tomar consciência de que basta a velha vida e seus maneirismos.

Provavelmente muitos responderão dizendo que nasceram de novo e o importante é a essência e o ser interior, com o que obviamente concordo. Mas note que o texto desta carta fala de atitudes práticas que devem evidenciar esse ser interior renovado, ou na retórica de Pedro, as que evidenciam sua falta e devem ser evitadas. Nosso desafio é viver de modo que mostremos o que somos por dentro sem precisar de visão de Raio-X.

"Pai, obrigado por me ensinar nesta carta que eu preciso renovar minhas atitudes para evidenciar minha vida renovada. Te agradeço por tanta riqueza numa carta tão simples."


Nenhum comentário:

Postar um comentário