29 julho 2012

ABRINDO OS OLHOS ESPIRITUAIS


II Re 6:17

Nesse texto vemos que Israel estava correndo perigo por causa do rei da Siria.
No antigo testamento sabemos que o Espírito Santo somente vinha sobre o profeta, sacerdote e rei. Elizeu era um profeta que tinha visões dadas por Deus através do Espírito Santo. Logo, o que nos leva a ver o sobrenatural é o Espírito Santo.
Deus mostrava a Elizeu os planos do rei da Siria e este informava a Israel, que se precavia.
O moço de Elizeu, o homem de Deus, avistou o exército inimigo, pq estava visível, fazia parte do mundo natural. Com medo informou a Elizeu q permanecia calmo. Por que Elizeu permanecia calmo? Porque ele ja havia visto o Exército dos anjos de Deus.
Elizeu não queria q o moço tivesse medo, por isso, intercedeu a Deus para que abrisse os olhos do moço, a fim de q ele também visse o que estava acontecendo no mundo invisível, no âmbito espiritual. E Deus ouviu e o moço então pôde contemplar a imensidão de guerreiros que defendia o homem de Deus.
Essa passagem nos mostra algumas coisas:
- Nem todos tinham a visão do mundo espiritual porque o Espírito Santo pousava sobre aquele q tinha unção, profeta, sacerdote e rei. Mas quando Jesus subiu aos céus, enviou seu Espírito, que desceu com poder sobre a Igreja e permanece aqui na terra até a volta de Cristo. Hoje podemos ter o Espírito em nós e ter a visão do mundo espiritual.
- Elizeu pediu que o seu moço também visse o que estava invisível e ele viu. Isso significa que Deus quer q todos vejam o que acontece no sobrenatural.
- O número de anjos que lutam a nosso favor é incomparavelmente maior do que o numero de anjos que lutam contra nós, e Deus quer que vejamos isso.
- Quando o moço teve seus olhos abertos e pôde contemplar os anjos de Deus ao redor dos seus inimigos, pôde então ficar calmo e não temer. Deus quer que tenhamos a visão espiritual, dada pelo Espírito Santo, de que Deus é por nós, para podermos descansar nEle, confiarmos nele e, sem muito esforço, sairmos vitoriosos.

Precisamos abrir nossos olhos para vermos o sobrenatural à nossa volta, mas isso só é possível ser dado por Deus, através do Seu Espírito. Não precisamos mais ser profetas, sacerdotes e reis para termos a visão do mundo espiritual. E ainda que não vejamos nada, o Espírito de Deus testifica com o nosso que somos filhos dele, e, como filhos, somos guardados e protegidos por Ele.

A bíblia diz que o Espírito nos guia a toda verdade, nos revela as coisas que vêm do coração de Deus. Tudo que precisamos fazer é ter uma vida de intimidade com Ele. Deus nos revela seus mistérios, seus propósitos, seus planos como fez com Elizeu.
E nós, os que temos visão das coisas, podemos interceder por aqueles que não conseguem enxergar. Podemos pedir para que Deus abra seus olhos.
O sobrenatural de Deus não deveria nos surpreender. Deveria sim, ser tão natural quanto o natural. Estamos muito pouco acostumados a ver as coisas do mundo espiritual, a ação de Deus. Queremos sempre crer naquilo que vemos. Mas é exatamente aquilo que não vemos no mundo fisico, que nos sustenta, nos defende, nos alimenta.
Nossos olhos são abertos porque o Espírito Santo, revelador, habita em nós. Quando inimigos se aproximam, o Espírito nos alerta. Quando pecamos, o Espírito nos alerta. Quando precisamos de ajuda, o Espírito Santo nos socorre e nos mostra que maior é o que está em nós do que o que está no mundo.

Josi

Um comentário:

  1. realmente é o mundo verdadeiro eterno e imutavel, poderoso e que predomina para sempre. é ele que rege nosso mundo, por isso temos que estar com DEUS para não sermos derrotados pelo inimigo.esse mundo espiritual age sutilmente em silencio,sem que nós percebamos.quando caminhamos com CRISTO temos a proteção dos seus anjos.

    ResponderExcluir