28 julho 2012

A Benção de Deus Pode Estar Numa Tempestade




A Benção de Deus Pode Estar Numa Tempestade

2 Reis:2.11

I. Introdução
Neste verso lemos isto: “…e Elias foi levado aos céus num redemoinho". É impressionante esta revelação pois nos mostra que Elias foi levado aos céus, algo que é bom e desejado por todos nós, quando estava num redemoinho.”

Um Redemoinho chega a ser definido nos dicionários de língua portuguesa como uma tempestade de vento em forma de espiral. Estar num redemoinho, pode não ser uma experiência muita boa, pois seu movimento é rápido, causado pelo cruzamento de ventos agitados. Mas, foi num redemoinho que Elias foi conduzido a Deus.

Mas o que me chama atenção é que Deus usou um elemento da natureza, uma tempestade com ventos fortes e agitados para conduzir Elias até o céu. Creio eu que o profeta chegou ao céu sem nenhum arranhão ou trauma.


Como Deus é tremendo! …aquilo que é perigoso, que possui poder destrutivo… é domado por Deus… é subjugado, dominado por Ele. E Pode ser usado por Ele ser usado por Ele a nosso favor.

Podemos pensar neste redemoinho como os momentos difíceis da nossa vida, as tempestades que chegam, os problemas que surgem.

Fiquei pensando nisto e reparei que redemoinhos representam tempos de tensão em nossas vidas, que o Senhor Deus Todo-Poderoso usa para falar conosco, ou nos aproximar mais dEle.

Redemoinhos são compostos por ventos de forças contrárias, são ventos contrários. Porém Deus fez Elias subir ao céu em meio a estas forças contrárias.

Amado: se você está passando por um período de tensão em sua vida, se você está envolvido por uma tempestade de ventos contrários… ouça: Deus domina redemoinhos! Deus aplaca a fúria dos ventos fortes… Deus abranda o poder destrutivo do mal, porque Ele mesmo, é o Deus criador e Todo-Poderoso! Ele é Senhor absoluto sobre nossas lutas e aflições. Aleluia!

Você está tenso com alguma coisa? …Confia em Deus, e Ele usará o redemoinho para fazê-lo você subir mais alto! Amém?


II. Há algumas verdades que quero desejo te mostrar nesta ocasião:
1) A primeira é essa: DEUS FALA NO MEIO DO REDEMOINHO
Deus fala no meio do redemoinho!

Esta lição aprendemos pela experiência de Jó. No final de seu livro, cap 38.1 lemos isto: "Então o Senhor respondeu a Jó do meio da tempestade…". Redemoinho é uma forma de tempestade, tempestade de ondas de ventos contrários, que se chocam.

Deus fala em meio a tormenta… A Bíblia diz que a voz de Deus troveja maravilhosamente (Jó 37.5); é voz como a voz da trombeta em Apocalipse (1.4)! …nem o vento mais forte, nem o tornado mais violento, abafa a voz de El-Shadai, a voz do Deus Todo Poderoso! Aleluia!

Jó atravessava um período de grande tensão… ele passava por uma tempestade violenta em sua vida… ele estava agitado… Mas o que fez Deus ao seu servo? …Deus usou a tensão para falar com ele!

É conhecida aquela parte do livro de Jó, onde ele diz: “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem” (Jó 42:5)… Jó estava declarando que a tensão, o redemoinho, é que permitiu que seus olhos pudessem ver a Deus.

Quantas vezes a tensão, o problema, a dificuldade que surgiu, não nos permite ouvir a Deus, não nos permite escutar o maravilhoso som da Sua voz… Mas irmão, irmã, Deus falou a Jó do meio da tempestade… tempestades não abafam a voz de Deus… Então, é também completamente possível, que Deus esteja lhe falando no redemoinho – na tensão que você esteja vivendo!

Aquiete-se e você escutará o som da Sua voz! …aquiete-se e você ouvirá o que lhe diz o Senhor!

2) Uma outra verdade é esta: O SENHOR SE MANIFESTA NO REDEMOINHO
Lemos no livro do profeta Zacarias: "o SENHOR, tocará a trombeta e marchará em meio às tempestades do sul"; outra versão traz assim: "o SENHOR Deus fará soar a trombeta e irá com os redemoinhos do Sul" (Zc 9.14).

Amado, a Bíblia está mostrando: O Senhor pode se manifestar no redemoinho! O profeta Zacarias falou que o Senhor "marchará em meio às tempestades". Ele é o Rei Soberano… e marchará em meio às tempestades.

Ouça: o caos é matéria prima para Deus se manifestar com sua glória! …lembra de como a Bíblia conta a história da criação? Diz a Bíblia que a terra era sem forma e vazia. No entanto, Deus criou a luz, os mares, a terra seca, as plantas e os peixes e os animais, o homem e a mulher…

A verdade então é esta: Na tempestade violenta, na tensão mais forte, Deus mostra a Sua majestade, marchando, manifestando a Sua presença!

Irmão, irmã, num redemoinho Ele levou Elias ao céu… Ele falou à Jó… Deus transforma tragédia em bênção!


3) Ouça mais esta verdade: O SENHOR NOS QUEBRANTA NO REDEMOINHO
Quando estamos em meio as aflições é que descobrimos nossas fraquezas e incapacidades. Na tensão, nos momentos difíceis da vida, nos momentos de dor, de lágrimas, é que melhor, aprendemos a confiar em Deus e saber que sem Ele nós nada podemos fazer.

Quando Jó experimentou uma redemoinho sobre sua vida, Ele pode conhecer melhor a Deus, ele mesmo disse: "[Senhor] Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram"… Jó estava dizendo: "Somente agora eu conheço o Senhor de verdade! Antes eu só O conhecia de ouvir falar".

No livro de Jó, lemos que ele respondeu ao Senhor: "Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado"… Jó disse isto quebrantado diante de Deus.

Também é muito interessante ler o que Jó declarou em seguida a isto, lemos em 42.6: "menosprezo a mim mesmo e me arrependo no pó e na cinza" (Jó 42.6)… Com estas palavras Jó estava dizendo: "…eu me arrependo do meu orgulho e me cubro de terra e de cinza para mostrar minha tristeza".

Veja o que faz o redemoinho, quando Deus o permite na vida de alguém que O serve: esta experiência quebranta o coração, esmaga o orgulho, deixando a pessoa completamente entregue a Deus, dependente dEle.

Marcos Witt, em seu livro adoremos, diz que "Quando Deus nos quebranta, seu objetivo não é nos destruir. Ele quer destruir as atitudes incorretas que há em nós, para que assim a sua glória possa refletir-se por nosso intermédio".

Tenho aprendido que quebrantamento leva ao arrependimento, e arrependimento leva perdão; o perdão leva à liberdade e a liberdade nos proporciona uma maior capacidade de amar; e o amor sempre nos leva de volta para a verdadeira adoração a Deus e o sentimento de zelos nossos irmãos.


III. Conclusão
Os redemoinhos da nossa vida tem um propósito: Produzir transformação.

Veja este exemplo:

A transformação do milho duro em pipoca macia é símbolo da grande transformação por que devem passar os homens para que eles venham a ser o que devem ser. O milho de pipoca não é o que deve ser. Ele deve ser aquilo que acontece depois do estouro. Mas a transformação só acontece pelo poder do fogo. Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca, para sempre. Assim acontece com gente.

As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito, a vida inteira.

Piruá é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente se recusam a mudar. E você o que é? Uma pipoca estourada ou um piruá?

Sempre surgirão alguns redomoinhos em nossas vidas: falta de dinheiro, falta de companheirismo… problemas familiares, desavenças, perseguições, enfermidade, etc…

Mas nunca esqueça que Deus usa redemoinhos, para falar, se manifestar e nos quebrantar de modo que poderemos subir às alturas.

Esta é a promessa: “…Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.” Isaías 40.31

| Autor: Pastor Josias Moura | Divulgação: estudosgospel.com.br |

Nenhum comentário:

Postar um comentário