13 junho 2012

Verdadeiros e falsos profetas - 2ª Parte



Verdadeiros e falsos profetas - 2ª Parte

Por Daniel Souza


Leia a seguir a continuação da palavra de Daniel Souza a respeito da diferença entre o verdadeiro e o falso profeta:
Jr.2. 8 Os sacerdotes não disseram: Onde está o Senhor? E os que tratavam da lei não me conheceram, os pastores prevaricaram contra mim, os profetas profetizaram por Baal e andaram atrás de coisas de nenhum proveito.
O verdadeiro profeta está totalmente debaixo da influência de Deus. O falso profeta é dominado e influenciado por ídolos e se torna reprovável em suas motivações e interesses.
Jr.5. 30 Coisa espantosa e horrenda se anda fazendo na terra: 31 os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam de mãos dadas com eles; e é o que deseja o meu povo. Porém que fareis quando estas coisas chegarem ao seu fim?
O verdadeiro profeta honra seu compromisso com Deus e com aqueles que temem ao Senhor. O falso profeta está envolvido e comprometido em más alianças.
Jr.6. 13 porque desde o menor deles até ao maior, cada um se dá à ganância, e tanto o profeta como o sacerdote usam de falsidade. 14 Curam superficialmente a ferida do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz. 15 Serão envergonhados, porque cometem abominação sem sentir por isso vergonha; nem sabem que coisa é envergonhar-se. Portanto, cairão com os que caem; quando eu os castigar, tropeçarão, diz o Senhor.
O verdadeiro profeta é útil e necessário para cooperar com o Senhor em benefício do seu povo. O falso profeta é inútil e danoso; representa um desastre para o povo.
Jr.14. 13 Então, disse eu: Ah! Senhor Deus, eis que os profetas lhes dizem: Não vereis espada, nem tereis fome; mas vos darei verdadeira paz neste lugar. 14 Disse-me o Senhor: Os profetas profetizam mentiras em meu nome, nunca os enviei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei; visão falsa, adivinhação, vaidade e o engano do seu íntimo são o que eles vos profetizam. 15 Portanto, assim diz o Senhor acerca dos profetas que, profetizando em meu nome, sem que eu os tenha mandado, dizem que nem espada, nem fome haverá nesta terra: À espada e à fome serão consumidos esses profetas.
O verdadeiro profeta só age em total dependência de Deus. O falso profeta é independente, age por conta própria.
Jr.23. 13 Nos profetas de Samaria bem vi eu loucura; profetizavam da parte de Baal e faziam errar o meu povo de Israel.
O verdadeiro profeta conduz o povo no caminho do Senhor. O falso profeta faz errar o povo do Senhor.
Jr.23. 14 Mas nos profetas de Jerusalém vejo coisa horrenda; cometem adultérios, andam com falsidade e fortalecem as mãos dos malfeitores, para que não se convertam cada um da sua maldade; todos eles se tornaram para mim como Sodoma, e os moradores de Jerusalém, como Gomorra.
Os verdadeiros profetas vivem em santidade e são aprovados por Deus. Os falsos profetas vivem em pecado e são reprovados por Deus.
Jr.23. 16 Assim diz o Senhor dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas que entre vós profetizam e vos enchem de vãs esperanças; falam as visões do seu coração, não o que vem da boca do Senhor.
O verdadeiro profeta comunica a esperança que vem da palavra do Senhor. O falso profeta ilude o povo com vãs esperanças, falando das visões de seus corações.
Jr.23. 21 Não mandei esses profetas; todavia, eles foram correndo; não lhes falei a eles; contudo, profetizaram.
O verdadeiro profeta é paciente e espera no Senhor. O falso profeta é precipitado e independente.
Jr.23. 25 Tenho ouvido o que dizem aqueles profetas, proclamando mentiras em meu nome, dizendo: Sonhei, sonhei. 26 Até quando sucederá isso no coração dos profetas que proclamam mentiras, que proclamam só o engano do próprio coração?
O verdadeiro profeta é quebrantado. O falso profeta é obstinado e não se arrepende.
Jr.23. 28 O profeta que tem sonho conte-o como apenas sonho; mas aquele em quem está a minha palavra fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? - diz o Senhor. 29 Não é a minha palavra fogo, diz o Senhor, e martelo que esmiúça a penha? 30 Portanto, eis que eu sou contra esses profetas, diz o Senhor, que furtam as minhas palavras, cada um ao seu companheiro. 31 Eis que eu sou contra esses profetas, diz o Senhor, que pregam a sua própria palavra e afirmam: Ele disse. 32 Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o Senhor, e os contam, e com as suas mentiras e leviandades fazem errar o meu povo; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e também proveito nenhum trouxeram a este povo, diz o Senhor.
O verdadeiro profeta cumpre seu ministério com discernimento. O falso profeta não discerne entre seus sonhos e a palavra do Senhor; entre a palha e o trigo.
Jr.26. 7 Os sacerdotes, os profetas e todo o povo ouviram a Jeremias, quando proferia estas palavras na Casa do Senhor. 8 Tendo Jeremias acabado de falar tudo quanto o Senhor lhe havia ordenado que dissesse a todo o povo, lançaram mão dele os sacerdotes, os profetas e todo o povo, dizendo: Serás morto. 9 Por que profetizas em nome do Senhor, dizendo: Será como Siló esta casa, e esta cidade, desolada e sem habitantes? E ajuntou-se todo o povo contra Jeremias, na Casa do Senhor.
O verdadeiro profeta nem sempre é estimado e compreendido por todos. O falso profeta tende sempre a ser ovacionado e louvado por todos.

No amor de Jesus, Daniel Souza
Fonte: www.danielsouza.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário