30 junho 2012

O Poder da Mulher que Ora- A verdadeira confissão

A verdadeira confissão

Não pense que não tem nenhum pecado a confessar, só porque não é uma
assassina nem nunca roubou um banco. Não pense que, por estar caminhando
com o Senhor há alguns anos e freqüentar a escola dominical e estudo
bíblico durante a semana, bem como todas as reuniões de oração entre uma
coisa e outra, não tenha nada de que se arrepender. O pecado não precisa
ser óbvio, com luzes piscando ao redor, para ser pecado. Por exemplo,
você alguma vez já duvidou de que Deus pode fazer aquilo que ele promete
em sua Palavra? A incre­dulidade é pecado. Você já fez um comentário
sobre outra pessoa que não foi exatamente lisonjeiro? A fofoca é pecado.
Você já evitou al­guém temendo que essa pessoa fosse pedir algo que você
não gostaria de dar? O egoísmo é pecado. Você já teve uma atitude de
desamor para com outra pessoa? Aquilo que não vem do amor é pecado.

É difícil evitar o pecado o tempo todo. E por isso que a confissão é tão
essencial. Quando não confessamos nossos pecados, falhas ou erros, eles
nos separam de Deus. Então, nossas orações não são res­pondidas. "As
vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos
pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça" (Is 59:2).

Quando não confessamos nossos pecados, acabamos tentando nos esconder de
Deus. Como Adão e Eva no jardim, sentimos que não podemos encará-lo.
Contudo o problema relativo a tentar esconder-se de Deus é a
impossibilidade. A Bíblia diz que tudo o que fazemos será revelado. Até
mesmo as coisas que dissemos e pensamos em segredo. "Nada há encoberto
que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido.
Porque tudo o que dissestes às es­curas será ouvido em plena luz; e o
que dissestes aos ouvidos no interior da casa será proclamado dos
eirados" (Lc 12-.2,3). "E não há criatura que não seja manifesta na sua
presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes
aos olhos daquele a quem te­mos de prestar contas" (Hb 4:13).

Que idéia mais assustadora! Se cada uma de nós terá de prestar contas,
quanto antes acertarmos as coisas com Deus, melhor. Na verdade, quanto
antes tratarmos dos pecados que /podemos /ver, mais rápido Deus nos
revelará os que /não podemos /enxergar. E só Deus sabe quantos desses
estão habitando em cada uma de nós.

Todo pecado tem uma conseqüência. O rei Davi descreveu isso muito bem
quando falou de seu próprio pecado não confessado: "Enquanto calei os
meus pecados, envelheceram os meus ossos pe­los meus constantes gemidos
todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor
se tornou em sequidão de estio" (Sl 32:3,4).

Lembro-me de ter ressentimentos para com meu marido por pa­lavras que
ele me disse e que me magoaram profundamente. En­quanto me agarrei
àquela mágoa e ressentimento, senti-me fisica­mente enferma. Não queria
confessá-los, pois considerava meus sen­timentos justificados e /ele /o
errado. No entanto, finalmente percebi que todo pecado é pecado, então
confessei meu ressentimento a Deus como pecado - e no momento que o fiz,
a sensação de enfermidade em meu corpo se foi. "Não há parte sã na minha
carne, por causa da tua indignação; não há saúde nos meus ossos, por
causa do meu pecado. Pois já se elevam acima de minha cabeça as minhas
iniqüidades; como fardos pesados, excedem as minhas forças. Tornam-se
infectas e purulentas as minhas chagas, por causa da minha loucura" (Sl
38:3-5). A vida já é bastante difícil sem termos de carregar de um lado
para o outro ossos velhos, secos, doentes e fracos.

Não há nada mais pesado do que o pecado. Não percebemos quan­to ele é
pesado até que sintamos seu peso esmagador trazendo morte para nossa
alma. Não sentimos quanto ele é destrutivo até que de­mos de cara com o
muro que se ergueu entre nós e Deus por causa do pecado. Por isso é
melhor confessar cada pecado assim que nos da­mos conta dele e deixar
nosso coração puro e reto imediatamente. A confissão mostra abertamente
nosso pecado para Deus. Quando você confessa seu pecado, não está
informando Deus de algo que ele não sabe. Ele já sabe. Ele quer ser
informado de que /você /sabe.

Confessar, porém, é mais do que só pedir desculpas. Qualquer um pode
fazer isso. Todas nós conhecemos pessoas que têm um talento especial
para pedir desculpas. O motivo pelo qual elas fa­zem isso tão bem é
porque praticam o tempo todo. Precisam dizer "desculpe-me"
repetidamente, pois nunca mudam suas atitudes. Na verdade, algumas vezes
dizem "desculpe-me" sem nem ao me­nos admitirem que erraram. São os
profissionais das desculpas. Suas confissões não significam nada. A
/verdadeira /confissão, porém, sig­nifica admitir em detalhes o que você
fez e então /arrepender-se /com­pletamente daquilo.



Michelle Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário