13 junho 2012

O CULTO RACIONAL


O Culto Racional
Por Eduardo G. Mateus

Romanos 12:1-2 "Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."
Como se perdeu o significado do "culto" nos dias de hoje, ou o que seria o culto racional? Para uns é uma obrigação, para outros é um entretenimento, para outros ainda é a busca de solução para os problemas pessoais, ou uma tradição de família.
Fico pensando como era o culto da Igreja Primitiva, pelos relatos dos Apóstolos, as cartas de Paulo as Igrejas...Eram cheios de vida, sinceridade, amor cheios da manifestação da Glória de DEUS, conversão de almas, milagres e prodígios, e principalmente a PERSENÇA de DEUS. Você pode achar estranho eu falar que havia a Presença de Deus, mas a Igreja Primitiva e os Verdadeiros Adoradores prezam a PRESENÇA DELE, pois o culto é para ELE.
Com o passar dos anos e dos tempos racionalizamos com nossas mentes, liturgias, formas e fôrmas como padrão de culto. A religiosidade tomou conta das igrejas, cultuamos a DEUS somente com a nossa mente, pois foi essa a formação que tivemos. É incrível como nós não somos acostumados com a PRESENÇA e a GLÓRIA DE DEUS, realmente não somos acostumados com o sobrenatural de DEUS. Fui grandemente impactado com essa verdade. E diante desses fatos temos mudado nossas ministrações, o Culto é para DEUS e não para os homens.
Já ouvi absurdos dentro das igrejas como: "Sabe, orei e Não é que Deus respondeu!", como estamos acostumados com as migalhas que caem da mesa onde está o banquete em que DEUS nos convida. Devemos parar de racionalizar as coisas de DEUS... Vejam Bem não sou extremista, vamos fazer com ordem e decência e com equilíbrio. Mas não impedimos a manifestação de DEUS.
Quero analisar esses versículos com vocês (Romanos 12:1-2)
Sacrifício vivo = Entregar a vida inteiramente a DEUS. Em nossa língua a palavra sacrifício significa oferecer, abrir mão de desprezar uma coisa para dar realce a outra, dedicar-se, renúncia.
Santo e Agradável a DEUS = Estilo de vida - O cultuar em coletivo deve ser a expressão e conseqüência de sua vida cotidiana.
Que é o vosso culto racional = (transformai-vos pela renovação de vossa mente) para experimentar, se quisermos experimentar, qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de DEUS.
O que é então esse culto racional? Vamos analisar sob duas óticas:
Para os homens
a) É aquele que usa a razão ou faz conforme ela (razão é a faculdade de avalizar e julgar)
I Coríntios 2:13-14 "as quais também falamos, não com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais. Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente".
Para DEUS
a) É loucura para os homens (orarmos, ajoelharmos, aplaudirmos, dançarmos).
I Coríntios 1:18-25 "Pois a palavra da cruz é loucura para os que perecem, mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios; aniquilarei a inteligência dos inteligentes. Onde está o sábio? Onde o escriba? Onde o inquiridor deste século? Não tornou Deus loucura a sabedoria deste mundo? Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não conheceu a Deus por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação. Os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria, mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, e loucura para os gregos. Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus. Pois a loucura de Deus é mais sábia do que os homens, e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. "
b) É feito com a sabedoria que vem do alto.
I Coríntios 2:6-7 "Na verdade, entre os perfeitos falamos sabedoria, não porém a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que estão sendo reduzidos a nada; mas falamos a sabedoria de Deus em ministério, que esteve oculta, a qual Deus preordenou antes dos séculos para nossa glória".
c) É nos fazermos de loucos para os homens, nos entregando ao controle do Espírito Santo.
I Coríntios 3:18-20 "Ninguém se engane a si mesmo: se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para se tornar sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia; e outra vez: O Senhor conhece as cogitações dos sábios, que são vãs".
d) É nos lançarmos na Graça Divina, Mergulhando na Presença de DEUS.
Romanos 5:2 "Por quem obtivemos também nosso acesso pela fé e a esta Graça, na qual estamos firmes, e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus."
Efésios 1:6 "Para o louvor da glória de sua Graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado."
Salmos 86:15 "Mas tu, Senhor, és um Deus compassivo e benigno, longânimo, e abundante em Graça e em fidelidade."
II Coríntios 1:12 "Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que em santidade e sinceridade de Deus, não em sabedoria carnal, mas na graça de Deus, temos vivido no mundo..."
Conclusão:
Isaías 55:8-9 "Porque os meus pensamentos não são os seus pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vosso caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos."
DEUS está à procura de adoradores, pessoas que O adorem verdadeiramente, com intimidade e entregando-se ao Espírito Santo, independentemente do que para nós possa parecer loucura. O Verdadeiro Culto Racional é dirigido por DEUS. Vamos quebrar as tradições, vamos louvar a Deus com nossa mente, mas também com nosso espírito, cantarmos com nossa mente, mas também com nosso espírito, já disse o apóstolo Paulo. Vamos experimentar as Maravilhas que Deus tem reservado pela Sua Presença e Glória, reveladas a nós através de um CULTO RACIONAL .
Que DEUS te abençoe,
Eduardo G. Mateus Ministro de Louvor Igreja Batista Betel de Agudos-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário