18 junho 2012

Honrar



Honrar

"Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei." (1 Pedro 2:17 ARA)
É duro de admitir, mas é mais fácil honrar a Deus do que às pessoas ao nosso redor. Precisamos aprender mais sobre honra e aprender a identificar ao nosso redor quem são as pessoas a quem devemos honrar.
Honrar, no conceito de um de meus mestres, é a soma de reconhecimento + investimento. Certamente não é a única definição possível, mas me agrada pensar que tenha dois ingredientes tão importantes e tão profundos compondo algo dado para nossa edificação. É claro, não podemos nos furtar de comentar que honra pressupõe algum mérito, o que talvez explique nossa dificuldade em honrar às pessoas - temos dificuldade de ver nelas o que merece ser honrado.
Reconhecimento é verbalizar a gratidão, a valorização, a consideração e o respeito por algo que alguém é ou fez. Tem porções de elogio, de incentivo, de movitação, mas principalmente de exposição - no sentido de deixar público e claro que foi percebido o fator reconhecido. Isso já é um desafio para nós, pois a bem de não bajularmos às pessoas nem inflarmos indevidamente os seus egos, acabamos exagerando e nos tonando meio secos. Eu preciso melhorar nisso, creio não ser o único.
A essência deste ensino é profunda demais para uma devocional como esta, mas levanta um questionamento interessante: será que não estamos murmurando demais e por isso mesmo não honramos os que estão ao nosso redor? Será que não estamos deixando passar despercebido algo que para nós é sem importância mas que para quem fez ou tornou-se é grande?
E agora, será que ao deixar de honrar as pessoas sou desobediente, negligente? Será que por causa disso honro menos a Deus, que os criou?
"Pai, nem tudo é facil para eu entender e a Tua sabendoria me faz falta. Ensina-me a ser, fazer e dizer que é necessário para honrar as pessoas ao meu redor, em obediência a Ti."
Mário Fernandez

Nenhum comentário:

Postar um comentário