13 junho 2012

Desperdício







Desperdício


"Estando ele em Betânia, reclinado à mesa, em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher trazendo um vaso de alabastro com preciosíssimo perfume de nardo puro; e, quebrando o alabastro, derramou o bálsamo sobre a cabeça de Jesus." (Marcos 14:3 ARA)

Fico curioso com algumas coisas. Os versículos seguintes descrevem a murmuração de alguns dos presentes com o desperdício de um perfume caro. Mas ninguém se dispôs a dar nada aos pobres para "ensinar uma lição" àquela mulher. Para falar havia disposição, para fazer nem tanto.

Perguntemo-nos o seguinte: essa mulher era rica? Será que vendeu seu patrimônio para comprar o perfume? Ou era uma herança? Ou ela era perfumista? No texto paralelo de Lucas 7 diz que ela era "pecadora" e os murmuradores de plantão questionaram inclusive que se Jesus fosse profeta saberia de sua vida. Olhando para o contexto da época, isso me cheira a prostituição. Será que no fundo aqueles homens não estavam com inveja, por ela ter acesso a um perfume tão caro? Ou será que eram "clientes" do estabelecimento onde esta pecadora prestava seus "serviços"?

Tudo isso é conjectura, mas há algo de real e muito sério nisso: é mais fácil chamar de desperdício do que admirar. É mais fácil murmurar do que incentivar. É mais fácil criticar do que dar exemplo. Penso que a repreensão do Senhor para aqueles homens vale para nossos dias, quando olhamos para algo que nos parece desperdício mas que na verdade não é da nossa conta. Os mega-templos, os pastores com jatos particulares, as excursões caras e dispendiosas, enfim tudo que não é problema meu, prefiro não comentar. Basta não participar, não é necessário censurar.

Temos a tendência de olhar como quem foi chamado para juiz, mas não somos juízes. O maior castigo dos safados é o anonimato em solidão. Desperdício realmente é perder tempo reparando nas obras alheias com gente indo pro inferno tão perto de nós. Eu quero mudar de atitude e te convido a vir comigo.

"Pai, não quero ser o crítico de plantão e muito menos murmurador da turma. Se algo está errado não quero participar, mas por outro lado, quer ser exemplo e referência. Ajuda-me a ser correto."

Mário Fernandez


Nenhum comentário:

Postar um comentário