13 junho 2012

Analisando o Salmos 23 (Parte II):


Analisando o Salmos 23 (Parte II):



Antes mesmo de continuar a minha reflexão, permitam-me fazer um breve resumo da Parte I. Da meditação de ontem, direi: Porque tenho o Senhor Jesus como o meu pastor, nada me faltará, absolutamente nada. se eu temer e obedecer a Deus, não me faltarão coisas boas. E, se eu não temer a Deus e não obedecê-Lo, não me faltarão coisas más. A boa nova trazida pelo apóstolo Paulo em Romanos 8: 28 é que "Tudo conspira para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são eleitos segundo os seus propósitos." Quer dizer, até as tais coisas más, nos servirão para correcção e aperfeiçoamento e no final, acabarão contribuindo para o nosso bem.


"Em verdes pastos me faz descansar, conduz-me mansamente a águas tranquilas." (vers. 2)

Para analisar o versículo de hoje, precisamos nos lembrar de o que é um pasto. Um pasto é o "alimento para o gado". Também podemos definir como "terra cuja vegetação é aproveitada como alimento por bois, cavalos, ovelhas e outros animais". Interessa-nos reter que, para o assunto em análise, pasto será neste caso, o alimento das ovelhas (que somos nós), ou seja, o nosso alimento. Pastos verdes ou verdejantes como algumas bíblias dizem, seriam então pastos novos e frescos. Quer dizer, o nosso Senhor, que é o nosso pastor, nos dá alimento novo e fresco todos os dias tanto para o nosso corpo como para o nosso espírito.

 A Sua Palavra esclarece quais são os alimentos que Ele nos dá. Em Mateus 4: 4, a bíblia diz: "Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus." Então o alimento das ovelhas de Deus são 'pão' que alimenta a "carne" e 'palavra que sai da boca de Deus' que alimenta o nosso 'espírito'. Logo, quando temos o Senhor Jesus como nosso Pastor, Ele provê alimento para nós, tanto alimento para o nosso corpo, como alimento para o nosso espírito. As ovelhas saem para as pastagens diariamente, o que quer dizer que Ele provê o pão nosso de cada dia, ou seja, alimento completo para nós todos os dias. Não só provê o meu alimento, como essa provisão nos faz descansar nela. Ora, se eu descanso na provisão diária do Senhor, que é meu Pastor, eu não tenho preocupações: essa provisão me trás paz!

Ao referir que o Senhor conduz-me mansamente a águas tranquilas, o Salmista compara o nosso bom Pastor a um rio. Um rio que corre e nos indica o seu percurso com o qual o nosso deverá estar alinhado até que desaguemos no nosso destino: a vida eterna. Jesus é a rocha onde nascem as correntes ou rios de águas vivas. Ele diz em alta voz: "Se alguém tiver sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim... do seu interior correrão rios de água viva". Aleluia.

Se aceitamos a Cristo e abrimos as portas da nossa vida para Ele e Ele faz morada em nossos corações. Como Ele é a rocha de onde desabrocham correntes de águas vivas, elas passam a correr também em nós, ou seja em nossos corações. Em Isaías 55: 1-3, a bíblia diz: "Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. Por que gastais dinheiro naquilo que não é pão? e o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a sua gordura. Inclinai os vossos ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá..." Em João 4: 10 e 14, Jesus explicando a mulher samaritana disse: "...Se tú conheceras o dom de Deus, e quem é que te diz - Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna."

Água viva é aquela nos leva a vida eterna. Jesus é a rocha onde tem a fonte de água viva e ao mesmo tempo é o rio que percorrem tais águas para nos dar a vida eterna. A sua presença nas nossas vidas irá nos conduzir cheios de paz e tranquilidade à vida eterna. Em João 14: 27 Ele diz: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo dá. Não se turbe o vosso coração nem se atemorize."

Concluindo, a presença do nosso Pastor em nossas vidas nos trás certezas, como por exemplo, a certeza da providência divina; a certeza da vida eterna. Isso nos dá a paz, a paz que precisamos para permanecer nEle até o fim.



Deus abençoe!

Sandra Magaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário