13 junho 2012

Analisando o Salmos 23 (Parte I):


Analisando o Salmos 23 (Parte I):


"O Senhor é o meu pastor: nada me faltará." (vers. 1)

Para apoiar a minha breve reflexão, preciso fazer pelo menos 3 (três) perguntas:

  1. Porquê lhe chamo Senhor?
  2. O que é que significa ter o Senhor como meu pastor?
  3. Qual é o alcance da expressão 'nada me faltará'?

Porquê Lhe chamo Senhor?

Lhe chamo Senhor porque Ele é o meu Deus, o Todo-Poderoso, uma autoridade diante de mim e eu a reconheço. Então, em reverência ao que Ele é, eu o chamo Senhor. E porque Ele é o Senhor da minha vida? Porque não há outro que governa a minha vida senão Ele. Ele é quem me guia em tudo o que faço, estou em total dependência dEle e da sua vontade que é suprema a todas as outras, inclusive a minha.


O que é que significa ter o Senhor como meu pastor?

Antes de mais, sgnifica que sou uma ovelha do seu rebanho, que deve se submeter, ou ser pastoreada, ou seguir as orientações dEle sobre o caminho a seguir. Ele diz em João 14: 6 "Eu Sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por Mim." Ou seja, Ele não só é o pastor que nos orienta sobre o caminho a seguir, como Ele mesmo é o caminho. Temos de seguir em nossos passos através dEle Deus, e andar com Ele, e andar nEle. (Poderoso isso, não?)

Em sua Palavra, em João 10: 1-5; 9-11 "Na verdade, na verdade vos digo que, aquele que não entra pela porta, no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. Aquele, porém, que entra pela porta, é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as trás para fora. E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz; Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz de estranhos. Eu sou a porta: se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir: eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. Eu sou o bom Pastor: o bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas." (Poderosíssimo, quão bom é o nosso Deus!)

Irmãos, somos ovelhas do bom pastor! E por isso, abrimos as portas da nossa vida, do nosso coração (através da confissão, Romanos10: 8-9) para Jesus agir. Quem é a porta? Ele mesmo, Jesus. E quem é o porteiro? O Espírito Santo. Qual é, ou pelo menos, qual deve ser o nosso comportamento como ovelhas de Jesus? Ouvir o Seu chamado e obedecer, pois Ele nos chama pelo nosso nome; Ouvir apenas a Sua voz e conhecer somente a ela, não dando ouvido a vozes do ladrão, demoníacas, satánicas ou diabólicas que só matam e destróem; Deixar que Ele e nenhum outro além dEle, nos oriente, nos guie, vá adiante de nós para nos mostrar o caminho. E, como Ele mesmo é o caminho, precisamos estar focalizados nEle. Só assim alcancaremos salvação, só assim acharemos pastagens. Como ovelhas, só comemos capim fresco. O que quer dizer que só assim encontraremos boas pastagens, frescas e verdejantes. Isto acontece porque o nosso Deus é um Deus de coisas frescas, de coisas novas. Então, estas pastagens nos revigorarão e nos renovarão todos os dias.


O que quer dizer que "nada me faltará"?

Esta expressão é literal, não há o que inventar, a bíblia não diz 'não te faltarão algumas coisas', diz clara e abertamente 'nada', absolutamente 'nada' me faltará! Quer dizer, este Deus que me pastorea, também provê para mim todas as coisas, ou seja, todas as minhas necessidades. Este Deus não quer que nada me falte! Uma vez tendo Ele como meu pastor, nada me pode faltar: Ele quer provêr para mim o novo, o fresco, o abundante, todos os dias... (Poderoso isto!) Quer dizer, não me faltará unção para usar na obra do Senhor, não me faltarão bênçãos (saúde; dinheiro e riquezas; paz e amor; felicidade e alegria; sucesso e promoção, etc), não me faltará graça, não me faltará justiça... E todas estas coisas as terei em abundância. Enfim, brilharei no mundo, como uma verdadeira luz do mundo. Farei diferença onde estiver e saberão que sou ovelha do Seu rebanho. Aleluia!


,

Deus abençoe!

Sandra Magaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário