17 maio 2012

Fé Verdadeira, Resultados Verdadeiros


Devocionais Diários

Devocionais Diários


Fé Verdadeira, Resultados Verdadeiros


"Mas alguém dirá: 'Você tem fé; eu tenho obras'. Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras." (Tiago 2:18)

Se você estivesse em um barco a remo e quisesse seguir em frente, o que seria melhor: usar o remo direito ou o remo esquerdo? Você precisa de ambos, porque se você usar apenas um remo, você vai andar em círculos. Mas quando os dois remos trabalham juntos, em harmonia, eles vão levá-lo até a costa.

O mesmo se aplica à fé e às obras. Fé em Deus que resulte em obras dará como resultado uma vida cristã equilibrada. Elas são essencialmente inseparáveis. O apóstolo Paulo nos mostrou isso quando disse: "Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie." (Efésios 2:8-9). Então ele continuou: "Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras [...]" (verso 10). Paulo estava dizendo que se você realmente tem fé, então isso resultará em obras em sua vida.

Em sua epístola, Tiago escolheu dois exemplos bem diferentes para ilustrar o tipo de fé que Deus deseja: Abraão e Raabe (ver Tiago 2:21–25). Ele não poderia ter escolhido duas pessoas tão diferentes em caráter e origem. Mas ele o fez para ilustrar claramente que ninguém, seja qual for sua condição, país ou classe social, jamais teve fé verdadeira sem resultados.

Abraão é conhecido como o pai da fé e da nação Judaica. Raabe, por outro lado, era gentia e pecadora. Mesmo assim, os dois tiveram fé que produziu resultados em suas vidas. Se você tiver fé genuína, então ela vai se revelar em obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário