24 maio 2012

A Bíblia proíbe o uso de jóias e adornos?


A Bíblia proíbe o uso de jóias e adornos?

Em Gênesis 24:47 está escrito: “Daí lhe perguntei: De quem és filha? Ela respondeu: Filha de Betuel, filho de Naor e Milca. Então lhe pus o pendente no nariz e as pulseiras nas mãos”. No versículo acima, vemos que Rebeca recebeu, dentre outras coisas, um pendente (brinco) no nariz. Isso parece estranho nos dias atuais; no entanto, nos tempos antigos, as mulheres usavam brincos tanto nas orelhas como no nariz. Rebeca, que mais tarde viria se tornar a esposa de Isaque, era uma mulher de Deus e, no entanto, ela usou jóias (brincos e pulseiras). Então, a Bíblia proíbe o uso de jóias? A resposta é NÃO.
Em Gênesis 24:53 está escrito: “E tirou o servo jóias de prata e jóias de ouro, e vestidos, e deu-os a Rebeca; também deu coisas preciosas a seu irmão e à sua mãe”. Atentem para o seguinte fato: Rebeca recebeu jóias de prata e jóias de ouro, além de vestidos, é claro. Então, a Bíblia proíbe o uso de jóias? Mais uma vez: NÃO.
Em Gênesis 41:42 está escrito: “ E tirou Faraó o anel de sua mão e o pôs na mão de José, e o fez vestir de vestidos de linho fino, e pôs um colar de ouro no seu pescoço”. José, filho preferido de Jacó, era um homem de Deus? Sem dúvida alguma e, no entanto, ele usou jóias (anel e colar). Então, a Bíblia proíbe o uso de jóias? É claro que NÃO.
Em Números 31:50 está escrito: “Pelo que trouxemos uma oferta ao Senhor, cada um o que achou, vasos de ouro, cadeias, braceletes, anéis, arrecadas e colares, para fazer propiciação pelas nossas almas perante o Senhor”. Neste versículo foram trazidos jóias como ofertas para o Senhor: braceletes, anéis e colares. Se o uso de jóias fosse pecado, Deus não teria aceitado os braceletes, anéis e colares como ofertas a Ele. Então, a Bíblia proíbe o uso de jóias? Absolutamente NÃO.
Em Êxodo 35:22 está escrito: “ E assim vieram homens e mulheres, todos dispostos de coração; trouxeram fivelas, e pendentes, e anéis, e braceletes, todo o vaso de ouro; e todo homem oferecia oferta de ouro ao Senhor”. Neste versículo, vemos que foram oferecidos, dentre outras coisas, pendentes (brincos), anéis e braceletes, como ofertas para a construção do Tabernáculo. Se estas jóias fossem algo de natureza pecaminosa, Deus não os teria aceitado e não permitiria que eles fossem utilizados para a construção de algo tão santo quanto o Tabernáculo. Então, a Bíblia proíbe o uso de jóias? Sem dúvida alguma: NÃO.
Como pudemos ver acima, a Bíblia não vê o uso de jóias como algo pecaminoso; pelo contrário, o próprio Deus aceitou jóias como ofertas para a construção do Tabernáculo. E por que Deus não considera o uso de jóias como pecado? Porque adornos, modas, usos e costumes não constituem valores espirituais em si mesmos, mas devem ser concebidos como valores culturais. Cultura é algo que muda com o tempo; os hábitos e costumes adotados pelos membros de uma sociedade (cultura) variam com o passar do tempo e por este motivo, não podem ser tomados como valores espirituais.
Infelizmente, há uma cultura de proibições no meio evangélico. E o pior de tudo, é que muitas destas proibições não estão fundamentadas nas Escrituras Sagradas. O Cristianismo não pode ser reduzido a um sistema de “não manuseies isto, não proves aquilo”, segundo o preceito e doutrinas de homens. Devemos aceitar somente o que está de acordo com as Escrituras Sagradas e se a Bíblia não proíbe o uso de jóias, então não tem motivo para proibi-las.
Os defensores da proibição do uso de jóias se utilizam de algumas passagens bíblicas, que na realidade, não estão proibindo coisa alguma. Senão vejamos:
Em 1 Pedro 3:3 está escrito: “O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura de vestidos”. Este versículo faz objeção contra o excesso do uso de jóias e não proíbe o uso completo delas. Para demonstrar mais claramente o que estou afirmando, eu irei citar 1 Timóteo 2:9-10, que diz: “Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje decente, com pudor e modéstia, não com tranças ou com ouro, ou pérolas ou vestidos preciosos, mas (como convém a mulheres que professam ser piedosas) com boas obras”. A palavra “traje” usada neste versículo, vem do grego “Kastolé”, que refere-se ao comportamento em geral, e não somente às vestes. A palavra “decente”, vem do grego “Kosmios”, que tem o sentido de “em ordem”. A idéia dominante da frase inteira é de que as mulheres precisam ter bom senso, e evitar os excessos. O apóstolo Paulo está condenando a extravagância, não os ornamentos. Através deste versículo, o apóstolo Paulo está demonstrando que a verdadeira beleza não pode ficar resumida somente ao exterior, devendo sim, sempre estar em companhia com o crescimento espiritual. Em outras palavras, ele não está condenando o uso de jóias, mas a falta de bom senso no uso delas. Como pudemos comprovar acima, o uso de jóias não é proibido nas Escrituras Sagradas e o uso delas não constitui pecado, desde que haja moderação e bom senso, é claro. Espero que tenham gostado deste texto e até o próximo estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário