02 maio 2012

Atravessando o deserto



De: vania pereira
 


 Atravessando o deserto


Desertos a serem vencidos.

Muitos de nós temos momentos em que estamos abatidos, atravessando lutas e adversidades. Fases da vida que nos fazem duvidar da bondade de Deus. Mas o porque essa situação? O que me leva a estar nela? Quais são os ensinos que a dor e  o sofrimento podem trazer?

Não é precisamos ir ao Saara ou Atacama para entender sua magnitude e quanto desafiadores e também assustadores os desertos podem ser. Relatos da temperatura extremamente quente durante o dia e extremamente fria durante as noites. Animais selvagens, como escorpiões e cobras (não da pra suportar nem ver pela TV que dirá ao vivo). Solo seco, tempestades de areias, ah haja coragem e espírito de aventura. O pior é quando temos que enfrentá-lo e ainda por cima sozinhos, ai encaramos mesmo todos os nossos medos, traumas, dramas, conflitos...

Talvez você esteja vivendo em um deserto, como um casamento em dificuldades, um lar destruído, uma vida em que tudo parece ter dado errado até agora, um diagnóstico adverso, depressão, morte e sem pedir ou esperar você se encontra no temível deserto. Em uma luta desleal visto que somos nós contra ele e o deserto é tão mais forte que nós.

O povo de Israel também viveu algo parecido. Haviam sido libertos de um opressor implacável a terra do Egito. Atravessado o mar Vermelho em terra seca, visto seus inimigos se afogarem e literalmente serem tragados pelas águas. Que livramentos maravilhosos tinham experimentados e agora estavam rumando a promessa. A terra prometida lhes aguardava mas existia um deserto, um deserto a atravessar.

Moisés ficou no deserto quarenta anos junto ao povo.Um caminho que levaria naturalmente bem menos tempo mas o povo murmurou. Qual sua atitude em meio ao deserto? Tem murmurado? Grande erro, Deus estava com eles, lhes enviava maná (comida dos céus). Mesmo assim eles foram mal agradecidos achando que a escravidão do Egito era melhor que atravessar o deserto. Deserto é lugar de provisão de Deus, é onde não há recursos e o único recurso é confiar na provisão do Senhor.

Não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto. Hebreus 3:8

Deus também não os abandonara uma vez que seus sapatos e roupas não se gastavam, durante o dia um nuvem apaziguava o calor escaldante e a noite uma coluna de fogo iluminava seu caminho. Você pode perceber o cuidado de Deus em meio ao deserto? Sim, ele não nos abandona e ainda por cima cuida de nós. Podemos achar que ele nos deixou mas permanece conosco nos incentivando e torcendo por nós.

Se você está em um deserto, lembre-se que desertos são transitórios. Sei que quando estamos nele parece que nunca mais vamos superá-lo. Vencê-lo é algo que demanda paciência e persistência. É seguir olhando para Canaã mesmo quando a terra prometida parece inatingível. Desertos são mesmo para serem vencidos.

Desertos são escolas, e precisamos aprender com eles para crescermos espiritualmente. Todos nós enfrentamos algum tipo de deserto, porém não permaneceremos nEle.

Assim como cessou o deserto na vida do povo de Israel, assim acontecerá em sua vida, você atravessará o deserto e chegará a terra que mana leite e mel para a Glória do nome do Nosso Senhor.

Desertos muitas vezes são inevitáveis, o próprio Senhor Jesus enfrentou um deserto durante 40 dias, e após este períodos anjos vieram e o serviram.

Meu amado, o deserto em sua vida, vai passar. E o Senhor providenciará anjos para lhe servir, apenas creia, confie, tenha paciência, perseverança e então glorificará a Deus quando olhar para traz e ver que sequidão lá ficou e diante de ti, estará a benção do Senhor.

Que o Senhor abençoe sua vida em meio a qualquer dificuldade que possa haver.


Forte abraço em Cristo.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Queridos irmaos, encontrei teu site hoje e estava procurando algo sobre atravessar um deserto. Pois sinto que deus está me levando ao deserto porque quer me moldar, quer falar comigo, quer que eu realize os seus planos. Hoje me sentia angustiada, meu espirito estava dando lugar pro inimigo. Estava com medo e tinha duvidas. Entao abri este blog e o devocional de hoje já me encheu novamente de força e esperança. Sei que meu deus amado estará comigo. Só peço senhor por humildade e sabedoria para atravessar este deserto. Estou a ponto de perder minha familia que amo tanto. Mas a confianca no deus vivo é maior que tudo....obrigada queridos irmaos pelo blog. Quando precisei de um reforço deus me mostrou este blog. Deus abencoe voces....deus dê mais sabedoria e capacite-os para prosseguir este trabalho tao maravilhoso. Capaz de atravessar fronteiras pois eu estou lhes escrevendo aqui do outro lado do oceano, mais precisamente da alemanha. Incrivel né ? Nosso deus é incrivel...nosso deus é a melhor coisa que podemos ter na vida. Fiquem bem queridos. Deus os abençoe.

      Excluir
    2. Celina, boa tarde.
      Como está você hoje, depois de se passado mais de 1 ano enfrentando o seu deserto?

      Excluir
  2. Esse texto apareceu na hora certa, muito obrigado pela mensagem.
    Tem que se manter firme pra atravessar o deserto, que tudo dê certo, em nome de Jesus.
    Fiquem na paz.

    ResponderExcluir