23 abril 2012

Intimidade


Intimidade


"Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim." (Gênesis 3:8 ARA)

Há poucos dias fui convidado a ministrar sobre intimidade com Deus. No meio do processo de preparar a palavra que ia compartilhar, algo me chamou a atenção neste texto tão conhecido. Era Deus quem visitava o homem no final do dia e não o homem que buscava a Deus, o que não é nenhuma novidade. Mas é interessante pensar o seguinte: não havia mais pessoas na Terra, o que Deus ficava fazendo o restante do tempo?

A idéia de uma visita é justamente de alguém que não vive junto, portanto parece que Deus tinha para onde ir e voltava para ver seus filhos no jardim. Sendo eles os únicos criados até então, eram os mais íntimos seres humanos do mundo inteiro, tanto o casal entre si como eles com Deus. Não havia outro para compartilhar, imagine o grau de atenção que receberam. Imagine as conversas sem fofoca, sem notícia ruim, sem necessidade de perdão por que não havia pecado.

Ainda assim, meu querido, o homem pecou. Nós tantas vezes alegamos que nossa falta de intimidade com Deus é por causa do ambiente em que vivemos, é por causa das pessoas ao nosso redor, é pelas tentações que não nos largam, é pelo assédio das coisas deste mundo. Tudo isso é verdade e realmente atrapalha, creia-me, eu sei o quanto. Tudo isso nos leva para longe do propósito de Deus, sem sombra de dúvida. Mas não é isso que nos faz pecar, pois do contrário Adão e Eva não teriam caído. Precisamos separar o que é a essência do que é um agravante. Fato: somos pecadores em nossa essência. Fato: os agravantes favorecem o pecado.

Na nossa vida prática cotidiana, isso deve nos ajudar a olhar para as situações com sobriedade e nos levar a assumir nossos erros como tal, não colocando a culpa nas situações como que buscando um pretexto, mas aprendendo e convivendo. Se olharmos como quem quer aprender a resistir e vencer, teremos feito bastante. O que não podemos é nos conformar e dizer que é assim mesmo, pois não é.

"Senhor, eu quero ser um ser humano melhor diante de Ti, mesmo sabendo que sempre serei falho. Não quero me conformar com minhas falhas mas quero melhorar e crescer. Ajuda-me, por favor."

Mário Fernandez

Deixe o seu comentário no site: http://www.ichtus.com.br/dev/2012/04/19/intimidade/




Nenhum comentário:

Postar um comentário