18 abril 2012

Desgaste

DESGASTE

"Eu de boa vontade me gastarei e ainda me deixarei gastar em prol da vossa alma. Se mais vos amo, serei menos amado?" (2 Coríntios 12:15 ARA)
A maioria das pessoas evita ou foge de desgastes, inclusive este que vos fala. Uma situação desgastante é desagradável, não é o objeto de desejo nem o sonho de ninguém. Podemos nos desgastar emocionalmente, fisicamente, financeiramente, e também relacionalmente. Muitos casamentos acabam quando o desgaste chega a níveis intoleráveis.
O que acontece, então, com pessoas que gastam sua vida pela alma de outras, como menciona aqui o apóstolo Paulo? Como podemos encarar isso, como doença/distúrbio? Não creio. Para mim é um ato de amor, doando o que se tem de mais precioso que é a própria vida. Olhada para o exemplo de Jesus, nosso autor e consumador da fé, fica patente que Ele não precisava se desgastar, mas decidiu aceitar isso para que se cumprisse o propósito de Sua existência.
Assim também nós devemos agir em prol do Reino de Deus. Devemos entender que fomos comprados por um preço "irreal", muito acima do valor devido, pois não éramos mais do que pecadores condenados à morte, trapo imundo comparado com a Santidade de Deus. Ainda assim fomos comprados pelo preço mais caro que se poderia imaginar. É insano pensar em comprar uma montanha de lixo pelo preço de um palácio, ou um vulcão pelo preço de uma ilha paradisíaca, mas foi isso que Deus fez. Em troca disso, temos de entender que qualquer desgaste em nós será um preço pequeno como retribuição simbólica à nossa salvação.
Vivemos um tempo, no grupo onde congrego, em que estamos tão focados em ganhar almas e cuidar bem delas, discipular pessoas, tanto recém-chegadas como experientes, alinhar a visão e o entendimento das pessoas... que tem dias que esqueço dos meus próprios problemas, não tenho tempo de ficar deprimido ou apavorado, pois tenho vidas para edificar. Escolhi me deixar gastar. Note: me gastarei é ativo, me deixarei gastar é passivo.
O mais interessante é que não apenas estou vivendo melhor, como tudo se resolve mais fácil. Deus cuida de mim...
"Pai, quero aprender a me deixar gastar pela alma daqueles a quem o Senhor me confiar para cuidar. Assim como alguém sofreu por mim e me trouxe para o Reino, quero Te servir atendendo a outros."
Mário Fernandez
Deixe o seu comentário no site:http://www.ichtus.com.br/dev/2012/04/17/desgaste/

Nenhum comentário:

Postar um comentário