10 março 2012

OS 5 PILARES DE UM VERDADEIRO CRISTÃO



OS 5 PILARES DE UM VERDADEIRO CRISTÃO
Por Pr Dr Jurandir Argôlo

É comum ouvirmos nos dias atuais, irmãos de fé se dizendo evangélicos quando na realidade o desejo de nosso Senhor Deus PAI é que sejamos verdadeiramente cristãos, a partir de tudo quanto feito por Ele, Deus, ao enviar o próprio filho Jesus Cristo para nos ensinar e exemplificar a Sua vontade, sendo o Verbo, e pela entrega voluntária ao sacrifício na cruz do calvário em nome de um Amor imensurável para resgatar toda uma criação da condenação por conta dos pecados.
Observamos que os ensinamentos que vêm sendo ministrados fogem da verdadeira essência da Palavra ensinada onde o deturpar acaba por descaracterizar e deformar tudo aquilo que foi feito até então como sacrifício de sangue pelo filho de Deus que se fez carne e por nós morreu levando sobre si todas as nossas iniqüidades, pecados e tudo mais que é imundo e do mundo.
Para muitos, suficiente é que se tenha o domínio ( conhecimento ) das passagens bíblicas, gravando livros, capítulos, versículos, etc, aliado ao ato de se ir a igreja calcada numa denominação, e numa doutrina muitas das vezes humana, com visão humana e vontade humana, onde o principal que é o Evangelho de Cristo é deixado meio que de lado em detrimento de inflamadas pregações do Velho Testamento.
Que se esclareça, pois, que o verdadeiro caminho, verdade e vida é Jesus Cristo, e tudo passa primeiramente por Ele e por tudo quanto Ele, Jesus, representa a partir do sacrifício feito em nome de um amor Ágape advindo do único Deus Criador a ponto de enviar o próprio filho para pagar o preço impagável por toda uma criação.
Como verdadeiros cristãos, temos que ter a consciência plena de que pertencemos a Jesus Cristo pelo simples fato de termos sido comprados pelo sangue dEle e a Ele devemos ser submissos.
Como verdadeiros cristãos, temos que buscar a Sua semelhança em tudo quanto se puder fazer ou falar, pois, Ele é o referencial de verdadeira vida a ser buscado para honra e glória de nosso Senhor Deus Pai e Criador.
Como verdadeiros cristãos, devemos observar os preceitos e os exemplos que nos foram dados a partir de uma conduta em que o próprio Jesus se colocou, submetendo-se às esfera terrena e carnal dando o caminho a ser trilhado para todos aqueles que realmente buscam pela salvação espiritual plena.
Como verdadeiros cristãos, não basta dizermos apenas que somos meramente evangélicos se sabemos o custo da nossa presença aqui neste mundo.
Como verdadeiros cristãos, não podemos tolerar a idéia de estarmos no mundo e por este fato sermos do mundo, pelo contrário, estamos no mundo, mas, não pertencemos a ele, porque a carne não nos comanda, mas, sim o espírito para que em comunhão com o Espírito Santo de Deus estejamos engajados na verdadeira obra divina buscando o engrandecer do Santo Reino de Deus.
Como verdadeiros cristãos, temos que ser o diferencial, não para nossa honra e glória, mas, para honra e glória de Deus Pai e do filho que é nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo.
Para tal, o entendimento deve se dar a partir dos cinco pilares que verdadeiramente sustentam a condição do homem como verdadeiro cristão diante da face de nosso Senhor, pilares estes que se vislumbram a partir do espalmar da mão que nos mostra em cada dedo o patamar de importância de cada coluna de sustentação daquele que busca a semelhança e a presença constante de Jesus Cristo na própria vida.
Devemos assumir as condições obrigatórias de FÉ; PERSEVERANÇA; ATITUDE; COMPROMISSO E PROPÓSITO, sem os quais ou na ausência de qualquer um desses pilares não há verdadeiramente o ser cristão e como uma forma de auxiliar na memorização desses cinco pilares de sustentação cristã, usa-se a mão estampada onde a partir do polegar vislumbramos o caminho que norteia o verdadeiro seguidor de Jesus Cristo.

O Polegar – o dedo da identidade – indicativo de a quem se pertence - FÉ
O Indicador – o dedo do poder – indicativo de força - PERSEVERANÇA
O Médio – o dedo das responsabilidades – indicativo de certeza - ATITUDE
O Anelar - o dedo do anel – indicativo de ligação e fidelidade - COMPROMISSO
O Mínimo – o dedo da capacidade – indicativo de conhecimento - PROPÓSITO

Como cristãos verdadeiros, devemos ter e guardar a FÉ mesmo não tendo visto ou participado de eventos miraculosos e/ ou tendo sido testemunha ocular, pois a palavra diz que a fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus; devemos ter PERSEVERANÇA, atentando para o seguir o que nos ensina a Palavra Sagrada ( o Evangelho ), buscando seguir os preceitos e as doutrinas fundamentadas pelo nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo; devemos ter ATITUDE, relembrando o que nos foi deixado como exemplos praticados por Jesus Cristo tendo atitudes simples, corretas e retas diante de nosso Senhor; devemos ter COMPROMISSO com o cumprimento fiel das Escrituras Sagradas constantes no Evangelho, mantendo um laço estreito com tudo quanto nos foi revelado, mantendo viva a chama, a essência da Palavra ensinada e exemplificada através das gerações; e finalmente PROPÓSITO em ser diante de nosso Senhor Deus PAI e filho e nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, verdadeiros instrumentos e servos sempre prontos a atuar em prol da causa e da obra de nosso Senhor Deus e de Seu Santo Reino, mantendo o desejo ímpar de defender custe o que custar os desígnios do PAI frente às necessidades surgentes no dia a dia, num vislumbrar de fazer crescer a obra do Santíssimo neste mundo que em mais necessita de auxílio espiritual.
Como se observa, cabem na mão espalmada as verdadeiras virtudes de um fiel seguidor da Palavra ensinada por Jesus Cristo onde os cinco pilares identificam o verdadeiro cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário